292
Em primeira discussão e votação, foi aprovado, na Sessão Ordinária desta terça-feira (29), o Projeto de Lei Complementar, de autoria do vereador Roberval Fraiz, que altera a legislação sobre a proibição do uso de aparelhos de som, portáteis ou instalados em veículos automotores estacionados ou em movimento, nas vias e locais públicos, podendo a multa ser convertida em medida compensatória, com a doação ou plantio de árvores, em quantidade e local indicados pela Secretaria do Meio Ambiente.
A nova redação suplementa a Lei Complementar nº 820 de 9 de setembro de 2011, de autoria do vereador Elias Chediek, aprovada no dia 16 de agosto do mesmo ano, prevendo a proibição de som igual ou superior a 50 decibéis, calculado a dois metros da fonte de emissão e compreendendo a todos os tipos de aparelhos eletroeletrônicos produtores ou transmissores de sons, sejam eles rádio, televisão, vídeo, CD, DVD, MP3, iPod, celulares ou assemelhados.
A infração à lei implica multa no valor de 20 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), que corresponde hoje a R$ 974,20, podendo ser dobrado a cada reincidência.
A lei em vigor ainda prevê a apreensão provisória do aparelho de som ou do veículo no qual ele estiver instalado até o restabelecimento da ordem pública, respondendo o proprietário do aparelho de som ou do veículo pelos eventuais custos de remoção e estacionamento.
De acordo com o vereador Roberval Fraiz, a lei visa a acabar com o problema antigo da falta de fiscalização e, mediante denúncia presencial ou telefônica da arte prejudicada, indo a tempo real flagrar, autuar, multar e até apreender provisoriamente os equipamentos do infrator.
“O modelo atual é burocrático, ineficiente e sem punição justa, necessária e imediata aos infratores. O valor da infração dobra a cada reincidência. Entendendo como crime ambiental, e tendo em vista a grande perda da arborização no município de Araraquara, vimos através desta sugerir uma medida compensatória visando ao replantio de árvores de espécie e em locais determinados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a intenção não só de punir os infratores, mas também de fazer com que nossa cidade volte a ser uma das mais arborizadas do interior”, justifica.
O que mais diz a lei
Entende-se por vias e logradouros públicos toda a área deles, inclusive o leito carroçável, o meio-fio, as calçadas, todas as áreas destinadas a pedestres, a entrada e saída de veículos nas garagens e as áreas particulares de estacionamento direto de veículos através de guia rebaixada.
Ficam incluídos na proibição, nos mesmos locais, instrumentos musicais quando o som emitido também for igual ou superior a 50 decibéis, calculado a dois metros da fonte de emissão.
Fica proibido o uso de aparelhos de som, nos locais mencionados, entre as 22h e 8h, durante todos os dias da semana.
As proibições não se aplicam a aparelhos de som quando utilizados fones de ouvido e sem que haja propagação sonora no meio ambiente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oito projetos foram aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal. O Plenário aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorreta...
O Plenário da Câmara recebe, nesta sexta-feira (25), às 17 horas, uma Audiência Pública da Prefeitura sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara,...
A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades culturais, esportivas e de ext...
Está aberto o período para preenchimento do Questionário do Estudante do Enade 2025, etapa obrigatória que reúne dados socioeconômicos e informações sobre cursos e instituições. Disponível no Siste...
Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de autoria dos ver...
Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.