1254
Com um olhar para o futuro, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) apresentou aos seus pares, na Câmara Municipal de Araraquara, o Projeto de Lei Complementar nº 28/2021, sobre a obrigatoriedade de implantação do dispositivo “bueiro ecológico” em novos loteamentos e condomínios no município de Araraquara.
Em seu artigo 1º, o projeto determina que ficam obrigados a implantarem o dispositivo, em conformidade com os requisitos técnicos de dimensionamento visando ao escoamento, todos os novos loteamentos e condomínios, ainda não implementados no município de Araraquara.
O documento aponta que o “bueiro ecológico” é composto por uma grade coletora instalada no interior dos bueiros, que somente permite a passagem de água, retendo os resíduos sólidos e impedindo que os detritos cheguem aos rios ou fiquem acumulados, provocando entupimentos. O objetivo é prevenir os impactos causados pela chuva.
Sponton argumenta que “o Brasil é o quarto pais do mundo que mais gera lixo plástico, reciclando apenas 1% disso. A situação se agrava ainda mais quando fazemos uma projeção para o futuro, afinal, se nenhuma mudança acontecer nos próximos anos, até 2030 teremos, aproximadamente, uma média 104 milhões de toneladas de plástico poluindo todo o ecossistema”.
O “bueiro ecológico” possui caimento para escoamento da água por gravidade e conta com uma gaiola de retenção, que torna o ambiente mais limpo e seguro. Devido ao seu formato, ele reduz a ocorrência de inundação causada pelo entupimento das galerias pluviais, minimizando, consideravelmente, a poluição do ecossistema.
O parlamentar justifica que o sistema pode ser desenvolvido sob medida para cada área específica, ou seja, com o tamanho adequado para o local, e que algumas cidades do Brasil já estão implantando esse projeto, como é o caso de São Paulo, Arujá e Santos, em São Paulo e Blumenau, em Santa Catarina, por exemplo.
“Está na hora de promovermos soluções que auxiliem efetivamente a mudança ambiental, que influenciem e impactem positiva e diretamente toda sociedade. Chegou a hora de nos conectarmos com um novo tempo e esse novo tempo tem nome, sustentabilidade”, finalizou Sponton.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal recebeu, na tarde desta quarta-feira (14), o secretário de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, Robson Douglas de Souza, coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de...
Diploma de Reconhecimento Público foi entregue ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Araraquara na tarde desta quarta-feira (14). A honraria foi concedida em 2024, por iniciati...
A necessidade de ampliar a frota que atende a linha Valle Verde/Via Roxo, que passa pelo Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo, é tema da Indicação nº 300/2025, enviada pelo vereador Alcindo...
A implantação de medidas administrativas para o pagamento retroativo aos servidores públicos municipais que tiveram benefícios congelados durante o estado de calamidade pública da Covid-19 foi suge...
A Tarifa Residencial Social do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (Daae) concede desconto de até 50% na conta de água para famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita de...
Estão abertas, até 26 de janeiro, as inscrições para o 3º Concurso de Marchinhas “Oswaldo da Silva, o Seu Bogé”, que será realizado no dia 8 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Praça das Bandei...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.