Notícias



Proposta de tratamento de lixo é apresentada na Câmara Municipal

Hortas experimentais de São Carlos mostraram resultados positivos

306


A Câmara Municipal recebeu na tarde da quarta-feira (25), convidado pelo vereador Elias Chediek (PMDB), o empresário e pesquisador Márcio Borali, representante da empresa Aliança Orgânica, que apresentou um projeto de compostagem de lixo orgânico.

O processo mostrado pelo empresário e biólogo pós-graduado em engenharia ambiental tem algumas diferenças do método tradicional, pois possui três fatores relevantes: o sistema de controle, trituração do material e a ação de microorganismos.

De acordo com o pesquisador, usando um mix de micro-organismos que acelera o processo de biodegradação do lixo orgânico, “o processo de compostagem, elimina o chorume tóxico ou qualquer odor, além de gerar um material que chamamos de fertilizante orgânico”, explicou.

Além de obter um produto final padronizado e homogêneo, sem gerar novos passivos ambientais como chorume e rejeitos, o método apresentado por Borali, reduz o volume em até dois terços e o lixo orgânico é transformado em adubo num período entre 45 e 65 dias. No método tradicional, esse processo leva no mínimo, 90 dias.

Outro ponto positivo é a utilização de uma área coberta e pavimentada, diferente do tradicional, que envolve a montagem de leiras em céu aberto, sujeita ao tempo.

Ao final da reunião, o Vereador sugeriu a elaboração de um pré-projeto de intenções para que seja submetido à análise de viabilidade financeira e jurídica por parte dos setores competentes. “Assim que o documento ficar pronto, em cerca de 15 dias, marcaremos um segundo encontro para avançarmos nas negociações”, afirmou.

“O lixo é um problema em Araraquara, pois estamos pagando pelo transbordo para outra cidade. Por isso estamos à busca de outras soluções”, concluiu.   Estiveram presentes os representantes das secretarias do Meio Ambiente, da Agricultura, além do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).

 

O projeto

O método da compostagem controlada começou em 2008 e foi até 2011, por meio de um projeto piloto feito em parceria com a Embrapa e a Prefeitura de São Carlos. Agora ele pretende fazer o mesmo em Araraquara.


Publicado em: 26 de junho de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 12/09

12 de setembro de 2025

Música Em “O Repente em Performance”, Edmilson Ferreira e Antonio Alencar explicam modalidades da Cantoria de Repente enquanto as demonstram com participação do público. Nesta sexta-feira (12), às...



Agenda Esportiva – 12/09

12 de setembro de 2025

Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta o Taubaté no Ginásio da CTI, casa das adversárias, nesta sexta-feira (12), às 19 horas. As araraquarenses estão na 6ª colocação, com 2 v...



Memória da cidade

12 de setembro de 2025

Para manter viva a memória da cidade, a Prefeitura disponibilizou em seu site material para que todos interessados usem e compartilhem as imagens reunidas pelo escritor Eduardo Luiz Veiga: Pinacote...



Educação Infantil (12/09)

12 de setembro de 2025

Estão abertas as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026, destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o prazo...



Indicação sugere retorno de vigilantes ao Parque Pinheirinho

12 de setembro de 2025

A Indicação nº 4250/2025, de autoria do vereador Michel Kary (PL), sugere a atuação de vigilantes em espaços públicos onde animais estejam sob a guarda da Prefeitura, como o Parque Pinheirinho....



USF do Adalberto Roxo tem irregularidades nas instalações, farmácia fechada e equipamentos sem uso

12 de setembro de 2025

Irregularidades na estrutura da Unidade de Saúde (USF) do bairro Adalberto Roxo motivaram o Requerimento nº 1420/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT).   “Durante vistori...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!