2745
Em homenagem ao Mês da Mulher, as vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (PDT) e Thainara Faria (PT) protocolaram quatro projetos e uma indicação como parte da articulação da vereadora Fabi Virgílio com a Agenda Marielle Franco, iniciativa que sistematizou o legado da vereadora carioca em 2020 em um conjunto de pautas e práticas.
O Projeto nº 54/2021 visa instituir no Calendário Oficial de Eventos da cidade o “Dia Marielle Franco - Dia de Luta contra o genocídio da Mulher Negra”, a ser comemorado anualmente no dia 14 de março. A propositura tem como objetivo fortalecer a luta contra a violência e o assassinato de mulheres negras, que têm crescido ao longo dos anos.
O Projeto nº 51/2021 propõe a alteração da Lei nº 7.234, de 2 de abril de 2010, incluindo o Dia da Mulher Negra e o Dia de Tereza de Benguela, nome importante da história nacional, a ser comemorado anualmente no dia 25 de julho.
Já o Projeto de Lei nº 52/2021 almeja criar o Dossiê da Mulher Araraquarense, que consistiria na elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas do município.
Também foi protocolado o Projeto nº 53/2021, intitulado “O assédio não é passageiro”, para criação de campanha permanente de enfrentamento ao assédio e à violência sexual em Araraquara.
Além dos quatro projetos, também foi feita a Indicação nº 1.054/2021 que sugere estudos para adesão ao programa “Espaço Infantil Noturno voltado para a primeira infância”, também chamado de Espaço Coruja, que visa dar suporte a responsáveis por crianças na primeira infância e que necessitam de apoio no horário noturno devido a compromissos profissionais ou acadêmicos.
Essa é a primeira ação conjunta da bancada feminina da Câmara da 18ª Legislatura. “Entendemos a importância e relevância do cenário que vivemos e, neste momento, é preciso a união de todas para superar as desigualdades. Assumi o compromisso com a Agenda Marielle Franco por entender que é preciso defender o legado desta mulher desbravadora que foi brutalmente assassinada”, argumentou Fabi.
Agenda Marielle Franco
A ação faz parte de uma articulação da Agenda Marielle Franco, iniciativa que sistematizou o legado da vereadora em 2020 em um conjunto de pautas e práticas defendidas por Marielle, e foi aderida por mais de 700 candidatas às Câmaras Municipais de mais de 170 cidades.
A Agenda foi produzida pelo Instituto Marielle Franco, organização fundada pela família de Marielle com a intenção de lutar por justiça, defender a memória, multiplicar o legado e regar as sementes da parlamentar.
Após a eleição de 2020, 81 vereadoras eleitas se comprometeram com a Agenda. O Instituto convocou todas as eleitas (e ainda outras parlamentares nas esferas estadual e federal que se alinham à pauta) para protocolarem, juntas, 12 projetos de lei apresentados pela vereadora no Rio de Janeiro e que poderiam ser adaptados a outras localidades no país. Na lista de PLs, estão de fora projetos apresentados coletivamente ou atrelados diretamente à realidade do Rio de Janeiro.
Com informações da assessoria do gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.