Notícias



Quatro unidades escolares contam com serviço terceirizado de alimentação em Araraquara

Informações são da Secretaria de Educação em resposta ao vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

1008


Em agosto, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou um requerimento, solicitando informações sobre serviços de alimentação escolar e aquisição de estocáveis diversos para atendimento nas unidades escolares.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação informou que as escolas que obtêm os serviços de alimentação terceirizada são os Centros de Educação e Recreação (CERs) Prefeito Clodoaldo Medina, Professor José Ênio Casalecchi e Professora Lourdes Apparecida Carvalho Prado, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Edmilson de Nola Sá.

O setor acrescenta que 64 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino recebem estocáveis, carnes e insumos diversos, e não possuem contratos terceirizados para o preparo e distribuição das refeições.

Sobre a preparação e distribuição dos alimentos, o órgão esclarece que não há contratos terceirizados de mão de obra para a alimentação nas unidades escolares da cidade.

Por fim, a Secretaria justifica a contratação com o intuito de implantar uma nova experiência do modelo da alimentação escolar do município nas quatro unidades citadas. "Nos baseamos nos princípios preconizados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional, que objetiva a garantia do acesso a uma alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente para suprir as necessidades dos assistidos pela Rede Municipal de Ensino.”

Concluindo, o setor afirma que a contratação tem como princípio a eficiência, para tornar mais eficaz os serviços de alimentação, uma vez que agiliza a aquisição de gêneros, elimina o excesso de processos licitatórios, reduz custos públicos com compra e manutenção de veículos, utensílios e equipamentos, e acelera a manutenção e reposição de mão de obra especializada.

De acordo com o vereador, o que motivou o requerimento foi a observação de que haviam contratos firmados com empresas terceirizadas que forneciam mão de obra e todos os insumos e estocáveis para a preparação e distribuição das refeições nas unidades escolares, assim como também haviam contratos firmados com empresas somente para o fornecimento de insumos. “Por isso, acho muito importante sabermos quantas e quais unidades escolares possuem refeições totalmente terceirizadas e quais não possuem, para podermos acompanhar essas licitações e contratações”, completa.


Publicado em: 11 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Atenção, motoristas! (até 19/12)

12 de dezembro de 2025

Até o dia 19 de dezembro, o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, ficará interditado, para a execução de obras de infra...



PAT (12/12)

12 de dezembro de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anunciou, nesta sexta-feira (12), 25 vagas de emprego distribuídas em diversas áreas profissionais. As oportunidades incluem funções como a...



Até outubro, 31% do previsto na LOA 2025 foi repassado à Fundesport

12 de dezembro de 2025

No final de novembro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou um Requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a execução orçamentária da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de...



Agora é Lei: projeto que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha tem aprovação na Câmara

12 de dezembro de 2025

O Projeto de Lei que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha em Araraquara foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (09). A proposta é de autoria do Exe...



Comunicador Alceu Patrício é homenageado com Título de Cidadão Araraquarense

11 de dezembro de 2025

Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos.   A homenagem foi proposta...



Concurso Daae

11 de dezembro de 2025

O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!