Notícias



Reclamações sobre a coleta de lixo doméstico em Araraquara geram questionamentos

Vereador Alcindo Sabino (PT) pediu à Prefeitura informações sobre a situação atual do serviço

Publicado por: Foto: Freepik

908


Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) requisitou informações sobre a situação atual do serviço de coleta de lixo doméstico em Araraquara.

 

No documento, o parlamentar considerou frequentes reclamações da população sobre atrasos e falhas na execução do serviço, que têm provocado acúmulo de lixo nas calçadas, mau cheiro e riscos à saúde pública, como a proliferação de insetos, roedores e doenças.

 

De acordo com Alcindo, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) emitiu uma nota, no dia 16 de abril de 2025, informando que a empresa contratada para a execução do serviço vem apresentando problemas.

 

“Embora todas as obrigações financeiras estejam sendo devidamente cumpridas pela autarquia, também foi informado que a Prefeitura passou a auxiliar a coleta com a inclusão de um caminhão próprio, podendo ampliar essa atuação conforme a necessidade”, pontua Alcindo.

 

O vereador pergunta sobre o valor total gasto até o momento pela Prefeitura com o auxílio à coleta de lixo, incluindo combustível, pessoal e manutenção dos veículos utilizados. “Esses valores estão sendo ou serão descontados dos pagamentos à empresa contratada, uma vez que ela não está cumprindo integralmente suas obrigações contratuais?”, questiona.

 

Ele também quer saber se a empresa responsável pela coleta foi notificada ou multada em razão dos problemas recorrentes no serviço. “Em caso positivo, quais foram as medidas aplicadas e valores? Existe algum estudo técnico ou parecer jurídico que justifique a decisão da Prefeitura de intervir com recursos próprios no serviço ainda sob responsabilidade do Daae e da empresa contratada?”, acrescenta.

 

Por fim, o vereador também pergunta se há previsão de melhoria no serviço antes do início da concessão, marcada para o dia 2 de junho de 2025.


Publicado em: 30 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova Semana Preta Gil, Teste do Pezinho ampliado e proibição de nomear condenados por crimes ambientais

22 de julho de 2025

  Oito projetos foram aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal. O Plenário aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorreta...



Audiência Pública sobre Plano Plurianual acontece nesta sexta-feira (25)

22 de julho de 2025

O Plenário da Câmara recebe, nesta sexta-feira (25), às 17 horas, uma Audiência Pública da Prefeitura sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara,...



USP 60+: vagas gratuitas

22 de julho de 2025

A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades culturais, esportivas e de ext...



Questionário Enade 2025

22 de julho de 2025

Está aberto o período para preenchimento do Questionário do Estudante do Enade 2025, etapa obrigatória que reúne dados socioeconômicos e informações sobre cursos e instituições. Disponível no Siste...



Ajustes no Programa de Feiras de Economia Criativa são propostos à Prefeitura

21 de julho de 2025

Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de autoria dos ver...



Sessão desta terça-feira (22) vota Semana Preta Gil e Teste do Pezinho ampliado

21 de julho de 2025

Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!