Notícias



‘Redes Municipais’ visa a ampliar resultados do Ideb e alfabetizar na idade certa, diz Prefeitura

Programa é alvo de questionamentos realizados pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

Publicado por: Foto: Lucas Nogare/Governo do RS

437


O vereador Guilherme Bianco (PCdoB) apresentou Requerimento solicitando informações à Prefeitura sobre a participação do Município no programa “Redes Municipais”, desenvolvido pela organização Parceiros da Educação com o objetivo de oferecer apoio a secretarias de educação, a fim de proporcionar melhorias na rede pública de ensino.

 

Entre os principais pontos levantados pelo parlamentar constam as motivações para a adesão ao programa, o instrumento jurídico utilizado, a preservação da autonomia de diretores e professores, os custos financeiros envolvidos, além dos indicadores e mecanismos de acompanhamento das ações. Bianco ressaltou a importância da transparência e da fiscalização da Câmara Municipal diante de parcerias que envolvem recursos públicos e impactam diretamente a rede de ensino.

 

“Considerando o PL 5607/2023, que busca alterar o §4º do art. 1º da Lei nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004, para acrescentar o inciso IV, proibindo a contratação de parceria público-privada para prestação de serviços, obras públicas, fornecimento e instalação de bens de garantia ao direito fundamental à educação, pontuo nesse documento alguns questionamentos”, afirma Bianco no Requerimento.

 

Objetivo do programa

Conforme resposta da Prefeitura, o interesse do município em participar do “Redes Municipais” está diretamente relacionada à busca por iniciativas capazes de promover melhorias efetivas nos processos de aprendizagem. “O objetivo central é ampliar os resultados relativos ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e garantir alfabetização das crianças na idade certa, em consonância com o que estabelece o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)”.

 

Acordo de Cooperação

Quanto à análise técnica realizada pela Secretaria Municipal de Educação e o instrumento jurídico utilizado para formalização de Araraquara no programa, o Executivo responde que “o órgão possui autonomia legal para instituir ações de formação, aprimoramento e qualificação dos processos de gestão e que a adesão ocorreu por meio de um Acordo de Cooperação, para conjugar esforços entre a SME e a Parceiros da Educação ao longo do período de parceria”.

 

Autonomia

Em resposta ao questionamento do parlamentar sobre a forma que o programa irá assegurar a liderança e a autonomia das diretoras e professoras, a Prefeitura informa que é “necessário evidenciar algumas premissas, ancoradas em estudiosos da área. A autonomia da gestão pública não é absoluta, mas relativa, condicionada por fatores como políticas educacionais, legislação, financiamento e demandas sociais”.

 

Ainda de acordo com a Prefeitura: “O programa não estabelece diretamente a redução da carga de trabalho burocrático das diretoras, embora as ações formativas propostas e a oferta gratuita de plataformas de gerenciamento de dados, como a Herby e a Calvante, repercutirão expressivamente na agilidade e análise dos dados da aprendizagem dos alunos e da organização do dia a dia da gestão”.

 

Atuação

Sobre a atuação da organização Parceiros da Educação, “cumpre enfatizar que a legislação vigente (Lei nº 13.019/2014 e Lei nº 9.790/1999) garante que o papel da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) é de apoio. Essa prerrogativa é reforçada pela análise criteriosa conduzida pela Secretaria de Educação, que estudou a experiência do programa em outras redes municipais para aderir à parceira”.

 

Indicadores

Sobre os indicadores utilizados para aferir o desempenho do programa, a Prefeitura informa que “experiências em outros municípios demonstram avanços concretos nos índices de aprendizagem”.

 

Caráter financeiro

Em relação ao aspecto financeiro e sobre previsão de criação de comitê gestor ou de uma comissão de acompanhamento da parceria, “ressalta-se que a parceria é de caráter não oneroso ao Município, conforme informação presente no edital. Do mesmo modo, não se trata de uma medida para suprir carência de funcionários da rede municipal. A iniciativa tem caráter complementar e estratégico, e não substitutivo. Não há previsão de criação de comitê gestor ou comissão específica, uma vez que a fiscalização se dá em outras instâncias competentes”.

 

O Requerimento e a respectiva resposta podem ser consultados aqui.


Publicado em: 17 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova projeto que torna preferenciais todos os assentos de ônibus em Araraquara

12 de novembro de 2025

A Câmara Municipal aprovou, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 346/2025, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), que destina todos os as...



Programa para instalação de lombadas e lombofaixas em frente a escolas é aprovado na Câmara

12 de novembro de 2025

A criação de um Programa Municipal que estabelece a implantação de faixa elevada e lombadas para travessia de pedestres em vias públicas em frente aos estabelecimentos de ensino regular públicos e...



Tô em Casa (15/11)

12 de novembro de 2025

Neste sábado (15), o Parque Infantil será palco de mais uma Feira “Tô em Casa”. Com entrada gratuita e programação das 10h às 19h, a feira reúne estandes variados, em um espaço aberto e acessível....



Choro das Águas (16/11)

12 de novembro de 2025

Neste domingo (16), a Praça do Daae – Fonte Luminosa será tomada por arte, música e cultura com mais uma edição do Choro das Águas, iniciativa gratuita da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart,...



Cine Sarau (14/11)

12 de novembro de 2025

Nesta sexta-feira (14), das 14h30 às 17h, a Praça das Bandeiras será palco do “Cine Sarau – Neurodivergência, Arte e Cultura”, evento gratuito que celebra as expressões artísticas de pessoas neurod...



Acidentes de trem: Prefeitura afirma que sinalização segue a legislação atual

12 de novembro de 2025

Em Araraquara, as sinalizações de passagens de nível, ou seja, sinais visuais e sonoros que indicam o cruzamento da ferrovia com uma rodovia ou passagem de pedestres, cumprem “o que determina a leg...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!