722
Com participação decisiva da Câmara na elaboração de ajustes no texto do projeto, a reforma administrativa da Prefeitura de Araraquara foi aprovada na Sessão Ordinária da última terça-feira (4), após debate que durou mais de duas horas.
A reforma apresenta a organização da estrutura administrativa e da hierarquia do Executivo para a gestão do prefeito Dr. Lapena (PL), de 2025 a 2028.
Na mesma sessão, também foi discutido e aprovado o relatório final da Comissão Especial de Estudos formada pela Câmara para avaliar o projeto e sugerir alterações na reforma. Fizeram parte da comissão o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), como presidente, e a vereadora Fabi Virgílio (PT) e o vereador Enfermeiro Delmiran (PL), como membros.
Em razão das sucessivas mudanças no texto, a reforma administrativa aprovada foi a 8ª versão do documento (o 7º substitutivo enviado pela Prefeitura) — o projeto original havia sido protocolado no Legislativo em 16 de janeiro.
Destaques
Depois do projeto principal, os vereadores também debateram detalhes específicos da reforma. Utilizando o artigo nº 262 do Regimento Interno, que permite a análise isolada de determinadas partes de uma proposição, dois destaques do projeto foram votados: os artigos nº 48 e nº 91.
O artigo nº 48 tratava das atribuições da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que está sendo criada pela atual gestão. Depois do debate, o artigo foi mantido pelos parlamentares.
Em seguida, o artigo nº 91 foi analisado na sessão. O trecho autorizava o Executivo a “complementar e desenvolver por decreto ou através de regimento interno as estruturas das secretarias municipais e demais unidades organizativas”. A votação foi prejudicada (sem votos suficientes para aprovação ou rejeição) e, por isso, o artigo foi retirado da reforma.
Emendas
Por meio de três emendas, outras mudanças pontuais na redação do projeto foram debatidas e aprovadas pelos vereadores.
A emenda nº 1 retirou as palavras “conselho”, “colegiado” e “colegiados semelhantes” do artigo nº 16, que previa quais órgãos poderiam ser criados pelo prefeito “por ato administrativo próprio”. Na justificativa, houve a argumentação de que a criação de conselhos municipais deve passar pela Câmara.
A emenda nº 2 alterou a descrição das funções do novo cargo de Mediador Municipal, atendendo recomendações da Comissão Especial de Estudos que analisou a reforma administrativa.
Já a emenda nº 3 criou a Divisão de Vigilância Epidemiológica e Enfrentamento às IST/HIV/AIDS dentro da estrutura da Secretaria Municipal da Saúde.
Depois de todas as alterações no texto, a versão definitiva do projeto da reforma também foi analisada e aprovada.
Estrutura
A Prefeitura de Araraquara passa a ter 16 secretarias após a adoção da reforma administrativa:
- Secretaria Municipal de Governo;
- Secretaria Municipal de Comunicação;
- Secretaria Municipal de Administração;
- Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento;
- Secretaria Municipal da Saúde;
- Secretaria Municipal da Educação;
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social;
- Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania;
- Secretaria Municipal da Cultura;
- Secretaria Municipal de Esporte e Lazer;
- Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana;
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;
- Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento;
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano;
- Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Além das secretarias, que abrigam subsecretarias e divisões, também compõem a gestão:
- Gabinetes do prefeito e do vice-prefeito;
- Procuradoria Geral do Município;
- Controladoria Geral do Município;
- Fundações (Fungota, Fundart e Fundesport);
- Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae);
- Fundo Social de Solidariedade;
- Junta de Alistamento Militar;
- Morada do Sol Participações S/A;
- Conselhos e fundos municipais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Com carreira consolidada nacional e internacionalmente, Laylah Arruda, que também é fundadora do coletivo Feminine Hi-Fi, apresenta um repertório autoral com músicas históricas de sua carre...
Futebol No sábado (15), às 19 horas, na Fonte Luminosa, a Ferroviária recebe o Ituano pelo primeiro jogo das quartas de finais da Série A2 do Campeonato Paulista. A equipe grená terminou a primeir...
Em indicação enviada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede o serviço de repintura de toda a sinalização horizontal de trânsito na Avenida La Salle, no trecho em frente à Agência...
A necessidade da criação de um link para denúncias de maus-tratos a animais no site da Prefeitura de Araraquara motivou o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a...
Estão abertas até o dia 31 deste mês as inscrições para a segunda Sessão Cidadã de 2025, agendada para o dia 3 de abril, às 15 horas, no Plenário da Câmara. A Sessão Cidadã é uma iniciativa que...
Um galpão desativado na Avenida Professor Francisco Degni tem sido motivo de preocupação de moradores vizinhos ao imóvel, no bairro Quitandinha, próximo ao Instituto de Química (IQ) da Unesp e ao S...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.