Notícias



Reforma do Estádio Municipal é fruto de contrapartida privada

Mais informações constam em resposta da Prefeitura ao Requerimento nº 1050/2025, apresentado pelo vereador Coronel Prado (Novo)

Publicado por: Foto: Reprodução Google Street View

316


Para fiscalizar a legalidade da obra do Estádio Municipal Dr. Cândido de Barros, o “Campo da Atlética”, localizado na Vila Xavier, o vereador Coronel Prado (Novo) enviou o Requerimento nº 1050/2025 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre a reforma, já que, segundo o parlamentar, não havia edital publicado nem informações detalhadas disponíveis no Portal da Transparência.

 

Em resposta, a Administração informou que a reforma não está sendo realizada com recursos públicos e não passou por licitação. A intervenção é resultado de uma contrapartida firmada com a empresa CRAP & BADF Construções SPE Ltda., prevista no contrato nº 02/2023, como substituição à obrigação da empresa de doar uma área institucional ao Município, exigida por lei no processo de aprovação do loteamento fechado “Residencial Monte Lupo”.

 

De acordo com o contrato, a empresa ficou responsável por executar obras de interesse público, avaliadas em R$ 3 milhões, valor correspondente à área que deveria ser doada. Entre os serviços previstos, estão a recuperação do gramado, instalação de sistema de drenagem e irrigação, construção de vestiários, arquibancada para 300 pessoas, reforma dos alambrados e melhorias na área externa do campo. A obra deveria ser concluída em até 180 dias após a aprovação do loteamento.

 

No entanto, a Prefeitura informou que os trabalhos começaram antes da entrega e análise dos projetos técnicos exigidos. Por esse motivo, os serviços foram interrompidos até que a documentação esteja completa e aprovada pelas secretarias responsáveis. A empresa foi notificada a apresentar os documentos complementares, mas, segundo a Prefeitura, o processo está atrasado por demora da própria empresa. A Administração reforçou que nenhuma despesa foi feita com dinheiro público e que, por se tratar de um acordo firmado em contrato, não há repasses ou pagamentos a serem registrados.

 

O contrato estabelece ainda que a Prefeitura acompanhará e fiscalizará toda a execução da obra, e que a empresa só ficará dispensada de doar a área ao Município após a entrega completa do serviço, com aprovação final da Secretaria de Obras. Caso a obra não seja concluída dentro do prazo, a empresa será obrigada a cumprir a exigência original, doando a área equivalente ao poder público, e poderá ser multada.

 

Além da reforma do estádio, o vereador também pediu fiscalização em outros espaços esportivos, como o Estádio Municipal Dr. Luiz Bento Palamone (campo do ACCO), o campo do Jardim Iguatemi e a área de lazer do Jardim América. A resposta da Prefeitura não abordou diretamente esses locais.


Publicado em: 04 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Campanha permanente de prevenção ao câncer ginecológico e de mama ocorrerá em outubro

03 de setembro de 2025

  A Campanha Permanente de Prevenção do Câncer Ginecológico e Mamário será realizada em Araraquara todo mês de outubro, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara na Sessão Ordinária desta terça...



Câmara aprova instituição do selo ‘Empresa Amiga do Cuidado Infantojuvenil’ em Araraquara

03 de setembro de 2025

              O Projeto de Lei nº 146/2025, que institui o selo “Empresa Amiga do Cuidado Infantojuvenil” em Araraquara, foi aprovado em votação simbólica na 31ª Sessão Ordinária da legislatura, r...



Alunos com autismo poderão levar alimentos a unidades de ensino

03 de setembro de 2025

  Estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) poderão ingressar portando alimentos para consumo próprio e utensílios de uso pessoal em estabelecimentos de ensino públicos e privados de Ara...



Câmara abre exposição em homenagem a Américo Borges, entusiasta das artes

03 de setembro de 2025

  Memórias guardadas durante décadas por Américo Borges, economista, músico e entusiasta das artes, estão disponíveis para visitação da população de Araraquara na exposição “Seu Américo Vive – Ace...



Controladoria, Procuradoria e Câmara apresentam planejamentos para os próximos quatro anos

03 de setembro de 2025

Na tarde desta quarta-feira (3), no Plenário da Câmara Municipal, foi a vez de Controladoria-Geral, Procuradoria-Geral e Legislativo apresentarem seus planejamentos para os próximos quatro anos....



Choro das Águas (03/09)

03 de setembro de 2025

No domingo (7) irá retornar a programação cultural do Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. A programação gratuita começa às 16 horas, com a Feira de Artesanato, seguida pela contaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!