Publicado por: Foto: Alesp
1947
Informações sobre vagas disponíveis na rede de educação infantil de Araraquara são tema de requerimento encaminhado para a Prefeitura. O documento é de autoria do vereador Lineu Carlos de Assis (Novo).
É possível encontrar no site da Prefeitura a relação mensal de crianças que aguardam vaga para educação infantil em cada Centro de Educação e Recreação (CER) — no último mês de maio constavam 217 crianças.
A Lei Municipal nº 9.132, de 2017, constitui como informação de interesse coletivo ou geral a lista de espera para vagas nas creches e escolas de educação infantil no município.
Questionamentos
O parlamentar menciona uma resposta recebida em um requerimento de 2022, na qual o Município afirmava que previa o atendimento de todos os alunos inscritos para 2023. Porém, no final do ano passado, a lista de espera era de 251 crianças. Assis, então, pergunta quais questões levaram à não regularização completa da demanda de vagas conforme planejado.
O vereador questiona se houve contratações de professores e educadores infantis para o aumento da oferta de vagas, quantos foram admitidos em 2023 e quantos ainda precisariam ser contratados.
Também é perguntado ao Município qual o número total de vagas em creches disponibilizado atualmente e qual o número total do cadastro de solicitação de vagas; se há unidades educacionais com demanda maior de procura e o que está sendo pensado para aumentar a oferta nesses locais; quais unidades de ensino infantil passaram por obras e melhorias nos últimos anos; e quais medidas têm sido ou serão adotadas para ampliar a oferta de educação infantil em creches da cidade.
De acordo com o parlamentar, esse é o seu segundo requerimento sobre o tema, “visto que o assunto é de grande importância e essa não regularização da demanda por vagas em creches não é um problema recente em nossa cidade”.
“Foi dito que essa lista de excedentes seria zerada, mas até o momento isso não ocorreu. O município precisar estar suficientemente aparelhado para dar conta da crescente procura de vagas, visto que essa situação impacta diretamente a renda das famílias, pois, frente à inexistência de local adequado para a permanência da criança, muitas vezes, um dos membros da família fica impossibilitado de voltar a exercer suas atividades profissionais”, completou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.