Notícias



Resumo da 33ª Sessão Ordinária, de 17 de setembro



239


Os estabelecimentos comerciais já existentes na cidade de Araraquara, e os que forem construídos, deverão ter instaladas rampas, elevadores e portas adequadas ao acesso e locomoção de pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida. A norma que determina esta medida foi aprovada na Sessão Ordinária realizada na terça-feira (17), na Câmara Municipal de Araraquara. Falta agora o prefeito sancionar a lei.

Os vereadores aprovaram projeto que denomina Avenida Ásis Mussi, via pública do loteamento Parque Residencial Jardim do Valle.

Foi aprovada a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara da Festa Junina do Assentamento Bela Vista do Chibarro, a ser realizada anualmente, no mês de junho.

Foram aprovados os dois Requerimentos para que matérias publicadas na imprensa da cidade façam parte do Arquivo Histórico da Câmara. Um para a matéria publicada no jornal "O Imparcial", em sua edição de 21 de julho, de autoria da jornalista Célia Pires, sob o título "Alessandra de Cássia Laurindo, a menina do Centro Afro". E outro para o caderno "Tribuna no Bairro", do jornal "Tribuna Impressa", edição do dia 6 de agosto, onde são destacados vários bairros de nossa cidade como Jardim Universal, Morumbi e Parque das Laranjeiras e seus moradores mais antigos.

Projeto aprovado pelos vereadores institui o “Programa de Regulamentação do Transporte de Carroças, de Proteção aos Animais Tracionados e de Prevenção Ambiental”, em Araraquara. São normas de cadastramento e plano de formação permanente da atividade profissional de carroceiros, plano de proteção aos animais de tração, medidas de proteção ambiental no deslocamento e despejo de materiais transportados pelas carroças.

A Prefeitura recebeu dos vereadores aprovação para dois projetos sobre renúncia fiscal, com a redução para a alíquota de alíquota de 2% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para as empresas Andritz Hydro Inepar do Brasil e para a GE Transportes Ferroviários, que realizarão investimentos na cidade. A empresa austríaca Andritz Hidro está mudando sua sede brasileira da cidade de Campinas para Araraquara, onde já funcionava uma subsidiária. Ela é uma das maiores fábricas do mundo de geradores, turbinas hidráulicas, equipamentos hidromecânicos e demais equipamentos associados. Já a GE fará a manutenção de uma frota de 81 locomotivas na cidade, nas oficinas da ALL.

 

Sessão Extra na quinta-feira

Na quinta-feira (19), às 17h30, haverá uma Sessão Extraordinária na Câmara, para a discussão e votação de três matérias enviadas pela Prefeitura. Uma delas trata de um pedido de autorização da Câmara para alteração no Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos Servidores do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), criando os empregos de motorista assistente de serviços de saneamento e de operador de veículos pesados nos serviços de saneamento.

Outro projeto propõe a reformulação do Conselho Municipal dos Direitos dos Animais, atualizado a legislação e realinhando o conselho às novas diretrizes nacionais. E finalmente, o projeto da Prefeitura, que propõe a revisão no campo de atuação e na jornada de trabalho dos integrantes do Magistério Público, alterando artigos da Lei Municipal.

 

Reprise

Nesta quarta-feira, a partir das 9 horas da manhã, ocorre a reprise na íntegra da Sessão Ordinária de terça, pela TV Câmara, canal 2 da NET Digital, canal 98 da NET analógica, e pelo site da Câmara (www.cmararaquara.sp.gov.br).


Publicado em: 19 de setembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Informações sobre Síndrome de Burnout são apresentadas em evento na Câmara

17 de outubro de 2024

  Informações e orientações sobre a Síndrome de Burnout, doença caracterizada pelo esgotamento físico e mental por excesso de trabalho, foram apresentadas na mesa de conversa “Desvendando a Síndro...



“Feira da Mário” (21/10)

17 de outubro de 2024

Na próxima segunda-feira (21), tem início a “Feira da Mário” no piso inferior da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, às 8h15. A feira acontece em comemoração à Semana de Incentivo à Leitura e...



Prazos e recursos para viabilizar Programa Minha Morada são questionados

17 de outubro de 2024

Lançado em 2019, o “Programa Minha Morada” foi criado para diminuir o déficit habitacional de Araraquara. Com diversos adiamentos na entrega dos terrenos, a iniciativa já foi questionada anteriorme...



‘Não houve autorização para retirada de eucaliptos no Salto Grande’, diz secretaria

17 de outubro de 2024

Em agosto deste ano, o vereador Lucas Grecco (PRD) enviou à Prefeitura um requerimento, questionando o órgão sobre a remoção das árvores no passeio público da Rua Lilia Eliza Eberle Lupo, no Salto...



Refis 2024 terá desconto de 100% para pagamento de dívida à vista

16 de outubro de 2024

Os contribuintes de Araraquara que possuem impostos, taxas e multas em atraso com a Prefeitura terão a oportunidade de renegociar suas pendências por meio do Programa de Recuperação Fiscal do Munic...



Secretarias e fundações apresentam orçamento para 2025

16 de outubro de 2024

Na tarde desta quarta-feira (16) teve continuidade, no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de Audiências Públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 (Projeto de Lei nº 322/2024),...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!