Notícias



Resumo da 59ª Sessão Ordinária



2295


Na 59ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na terça-feira (10), os vereadores aprovaram, em segunda discussão e votação, o projeto de lei vomplementar, de autoria do vereador e presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico, que trata da inserção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no perímetro urbano do município e estabelece o seu zoneamento, de forma a corrigir antigas remissões legislativas.

 

Na Sessão, também foram aprovados tanto o projeto do vereador e segundo secretário, Edson Hel, que denomina Praça Luiz Silencio logradouro público da cidade, quanto a proposta do vereador Roger Mendes, que denomina Rodrigo Torres Valério Troca o dispositivo viário localizado na confluência das avenidas São João, Doutor Albert Einsten e Gervásio Brito Francisco.

 

Os vereadores acolheram a iniciativa do parlamentar Lucas Grecco, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia do Street Life”, a ser comemorado anualmente no quarto sábado do mês de agosto, com ações voluntárias nas áreas de assistência médica, jurídica e estética aos mais necessitados.

 

De autoria da Prefeitura, foram aprovados outros dois projetos. Em segunda discussão e votação, o projeto aprovado prevê hipótese de isenção e remissão de créditos tributários atinentes ao imóvel cuja titularidade não seja da entidade assistencial, desde que seu uso esteja afeto às finalidades assistenciais. O outro projeto extingue o cargo de “Assistente de Gabinete” e aumenta em três vagas o cargo em comissão de “Gestor de Projetos”.

 

Requerimentos

No final da Sessão, foram ainda aprovados seis requerimentos, com pedidos de informações ou encaminhamento de questões. O vereador Elton Negrini fez dois pedidos de informação à Prefeitura. Um deles sobre a situação do transporte escolar no município e outro sobre a arrecadação e a destinação da receita da Praça de Pedágio Municipal na estrada que liga Araraquara a Matão.

 

Já a vereadora Thainara Faria solicitou a constituição de Câmara Técnica a fim de discutir a possibilidade de alteração do Código de Posturas do Município.

 

O vereador e primeiro secretário, Edio Lopes (PT), requisitou a publicidade dos nomes e valores dos devedores da Prefeitura com débitos acima de R$ 100 mil.

 

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico, e o vereador José Carlos Porsani protocolizaram requerimento pedindo informações sobre a Reforma Administrativa promovida pelo Executivo, que eliminou diversas secretarias municipais.

 

O vereador Rafael de Angeli elaborou Moção de Repúdio endereçada à ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, contra a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 293, que questiona a obrigatoriedade de diploma ou de certificado de capacitação para registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício das profissões de artista e técnico em espetáculos de diversões.

 

Arquivo Histórico

Foi contemplado o pedido do vereador Elias Chediek para que a matéria publicada no jornal “O Imparcial”, em sua edição Cartaz, de 2 de março de 2018, sob o título “CTA: 60 anos de história”, passasse a fazer parte do Arquivo Histórico da Câmara.

 

Tribuna Popular

Dois inscritos participaram da Tribuna Popular. Marcos Antônio de Oliveira Filho, credenciado por grupo de 30 cidadãos eleitores no município, abordou o tema “Regulamentação do transporte privado individual de passageiros em Araraquara”.

 

Já Walter Miranda de Almeida, credenciado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo (Sinsprev), tratou do assunto “Resoluções do XIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo (Consinsprev) e análise da conjuntura política nacional”.


Publicado em: 10 de abril de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara abre inscrições para primeira Sessão Cidadã do ano

09 de janeiro de 2026

A primeira Sessão Cidadã do ano acontece no dia 29 de janeiro, às 15 horas, no Plenário da Câmara.   A iniciativa permite que pessoas com domicílio eleitoral em Araraquara apresentem sugestões e...



Reformas estruturais em escola infantil do Valle Verde são solicitadas à Prefeitura

09 de janeiro de 2026

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Michel Kary (PL), pede para a Prefeitura adotar “providências urgentes” para a realização de melhorias estruturais no Centro de Educação e Recreaçã...



Requerimento solicita informações sobre execução do Programa de Incentivo à Inclusão Social

09 de janeiro de 2026

A execução do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) é tema de Requerimento enviado pela vereadora Fabi Virgílio (PT) à Prefeitura.   Instituído pela Lei nº 8.998, de 2017, o PIIS é coord...



Documento pede regulamentação de lei que reconhece profissionais da educação infantil

09 de janeiro de 2026

O vereador Aluisio Boi (MDB) apresentou Indicação à Prefeitura, solicitando o encaminhamento à Câmara Municipal da regulamentação necessária para garantir a aplicação da Lei nº 15.326/2026 aos prof...



Agenda Cultural – 09/01

09 de janeiro de 2026

Feiras Reggae e viola caipira estão na programação da feira Aqa Criativa, realizada na Praça das Bandeiras, no Centro, nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), das 18 às 22 horas.   Nesta sexta-f...



Agenda Esportiva – 09/01

09 de janeiro de 2026

Copinha Pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, a já classificada Ferroviária enfrenta no sábado (10), às 15 horas, na Fonte Luminosa, o Cuiabá-MT, pelo grupo 15 da competição. A equipe grená lider...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!