Notícias



Retomada de obras da Associação Atlética Ferroviária depende de regularização de documentos

Informação foi passada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos em resposta aos questionamentos do vereador Paulo Landim (PT) sobre suspensão da reforma

Publicado por: Foto: Tetê Viviani

729


Suspensas pela Prefeitura desde janeiro de 2025, as obras de revitalização da Associação Atlética Ferroviária dependem da apresentação de documentos técnicos para serem retomadas. A informação é da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, em resposta aos questionamentos feitos pelo vereador Paulo Landim (PT).

 

O assunto já havia sido abordado em outro requerimento enviado ao Executivo em fevereiro e voltou à pauta recentemente, após o parlamentar receber relatos de abandono e da presença de moradores em situação de rua no local.

 

“As obras foram paralisadas no dia 20 de janeiro e ainda não foram retomadas. Já se passaram mais de seis meses. O abandono de espaços públicos e a falta de transparência na gestão de contrapartidas não pode ser naturalizado”, declarou Landim.

 

As melhorias, anunciadas pela Administração Pública em julho de 2024, com investimentos previstos em mais de R$ 3 milhões, contemplariam diversos serviços que seriam realizados na forma de contrapartida pela construção do loteamento “Residencial Monte Lupo”, de responsabilidade da empresa CRAP & BADF Construções SPE Ltda.

 

Embargo

Segundo relatado pelo Município, “a obra foi iniciada sem a devida liberação desta Prefeitura, tendo sido embargada após constatação de irregularidade em vistoria técnica”. Entre os problemas detectados em fiscalização feita pelo Executivo, estão a ausência de entrega do projeto executivo e da respectiva planilha orçamentária.

 

Após essas constatações, os responsáveis pelo empreendimento foram notificados e encaminharam, por duas vezes, projetos e documentações complementares, consideradas insuficientes para corrigir as irregularidades apontadas. Assim sendo, as reformas, que tinham prazo inicial de 180 dias para conclusão, contados a partir da publicação do decreto de aprovação do loteamento, terão um novo cronograma estabelecido depois que a regularização estiver finalizada e deferida.

 

Segurança

A respeito da segurança do espaço, que estaria sendo usado de forma inadequada e exposto à ação do tempo, a Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana explica que “o local se encontra inserido no cronograma de patrulhamento modular, na modalidade de patrulhamentos com paradas, executado pela Guarda Civil Municipal. No momento, não há postos fixos de vigilância ou segurança previstos para o referido espaço”.

 

Já no que se refere à área desportiva, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer informa que ainda aguarda a liberação da obra para retomar a gestão plena do estádio, o que acontecerá somente depois da conclusão e entrega da revitalização, que se encontra suspensa.

 

“A continuidade desta obra é fundamental, não apenas pelo valor financeiro significativo que representa, mas principalmente pelo impacto direto que tem na oferta de lazer, esporte e inclusão social à população da região da Vila Xavier e de toda a cidade”, enfatiza o vereador.

 

A Associação Atlética Ferroviária

A Associação Atlética Ferroviária surgiu em 1927, como o primeiro clube da cidade, mas passou a existir oficialmente somente em 1945, com sede na Vila Xavier. Em 27 de junho de 2001, recebeu o nome de “Estádio Municipal Adair Pavanelli”, em homenagem a um de seus ex-presidentes. Prestes a completar 80 anos de existência, o local faz parte da história de Araraquara, especialmente pelas competições de futebol amador.


Publicado em: 08 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Críticas a encerramento do ensino integral de escolas e mobilização por reversão marcam Audiência Pública

19 de novembro de 2025

  A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...



Programa ‘Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos’ é aprovado na Câmara

19 de novembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...



Agenda Cultural – 19/11

19 de novembro de 2025

Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...



Agenda Esportiva – 19/11

19 de novembro de 2025

Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...



USF do Parque das Laranjeiras necessita de reforma emergencial

19 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...



Vereadores sugerem campanha municipal de conscientização sobre a ludopatia

19 de novembro de 2025

A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!