Publicado por: Foto: Governo do Amapá
694
No fim de setembro deste ano, o vereador João Clemente (Progressistas) pediu informações à Secretaria Municipal da Saúde, por meio de um Requerimento, sobre a vacinação contra a poliomielite no município nos últimos cinco anos. O parlamentar solicitou dados detalhados sobre o número de pessoas vacinadas, as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e as medidas adotadas em casos de baixa cobertura, além de questionar a existência de recusas vacinais ou dificuldades de acesso às unidades de saúde.
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou à Câmara a resposta ao Requerimento apresentado pelo vereador. O levantamento mostra que, entre 2020 e 2025, o número de nascidos vivos na cidade diminuiu, registrando, pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), 2.582 em 2020 e para 2.330 em 2024. No mesmo período, as doses aplicadas em crianças menores de um ano de idade reduziram de 7.324 vacinados em 2020, para 5.341 em 2024. Em relação à mesma faixa etária, em 2025, foram 1.621 nascidos vivos e 4.290 doses da vacina aplicadas.
Entre as crianças maiores de um ano, as aplicações de reforço oscilaram ao longo dos anos, com destaque para 3.825 doses aplicadas em 2025, havendo também um aumento de 2020 para 2024, de 5.144 doses para 6.746.
O documento explica que o número de doses aplicadas em crianças menores de um ano deve corresponder a três nessa faixa etária. Já as doses aplicadas em crianças maiores de um ano (doses de reforço) devem corresponder a 2 doses por criança até setembro de 2024, e a uma dose por criança a partir de novembro de 2024, quando teve início o novo esquema vacinal exclusivo com a vacina inativada.
Novo protocolo
De acordo com o documento do Executivo, o Ministério da Saúde alterou, em 2024, o esquema vacinal contra a poliomielite, substituindo a Vacina Oral Bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, pela Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), aplicada por via injetável.
O novo protocolo da vacinação contra a poliomielite estabelece o uso exclusivo da vacina inativada (VIP) em todas as doses, incluindo o reforço. Desde novembro de 2024, o esquema vacinal passou a ser: 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses, 3ª dose aos 6 meses e um reforço único aos 15 meses de idade. A dose de reforço anteriormente administrada aos 4 anos não é mais necessária.
A Secretaria destacou que o cálculo da cobertura vacinal é feito com base no número de nascidos vivos, já que o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta faixas etárias agregadas. Para alcançar as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, várias ações estratégicas vêm sendo adotadas, como:
O relatório também menciona casos pontuais de recusa vacinal, motivados por desinformação ou medo de reações adversas. Nesses casos, as equipes têm atuado com orientações individualizadas e, quando necessário, com o apoio do Conselho Tutelar para sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância da imunização.
Entenda
A poliomielite está erradicada no Brasil há 31 anos, quando o país recebeu a certificação da eliminação da doença pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A eliminação foi resultado de campanhas de vacinação em massa que alcançaram altas coberturas vacinais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal aprovou, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 346/2025, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), que destina todos os as...
A criação de um Programa Municipal que estabelece a implantação de faixa elevada e lombadas para travessia de pedestres em vias públicas em frente aos estabelecimentos de ensino regular públicos e...
Neste sábado (15), o Parque Infantil será palco de mais uma Feira “Tô em Casa”. Com entrada gratuita e programação das 10h às 19h, a feira reúne estandes variados, em um espaço aberto e acessível....
Neste domingo (16), a Praça do Daae – Fonte Luminosa será tomada por arte, música e cultura com mais uma edição do Choro das Águas, iniciativa gratuita da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart,...
Nesta sexta-feira (14), das 14h30 às 17h, a Praça das Bandeiras será palco do “Cine Sarau – Neurodivergência, Arte e Cultura”, evento gratuito que celebra as expressões artísticas de pessoas neurod...
Em Araraquara, as sinalizações de passagens de nível, ou seja, sinais visuais e sonoros que indicam o cruzamento da ferrovia com uma rodovia ou passagem de pedestres, cumprem “o que determina a leg...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.