1795
No final de março, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) fez um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre o programa “Saúde em Casa” e também referentes a farmácias que atendem a 34 unidades de saúde do município.
No documento, o parlamentar lembrou que o “Saúde em Casa” foi lançado em 2018 e questionou o Executivo sobre o funcionamento do programa: “O ‘Saúde em Casa’ iria realizar a entrega de medicamentos nas residências e propiciar assistência, onde o farmacêutico iria acompanhar e prestar orientação ao paciente”.
Angeli pontuou que nem todas as unidades de saúde contam com sua própria farmácia. “Recebo muitas reclamações de pacientes que precisam se deslocar para unidades de saúde de outros bairros para retirar os medicamentos.”
O vereador questionou também sobre a possibilidade de cada unidade contar com sua própria farmácia. “Toda praticidade para a população, que tem vivido em um mundo cada vez mais difícil, é bem-vinda”, pontua.
Em resposta, a gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde, Silvana Lee, informou que o programa está ativo na cidade e tem atendido uma média de 2.620 pessoas por mês.
Ela detalha que, atualmente, na Atenção Básica e na Farmácia Central são 27 farmacêuticos. Sobre a possibilidade de todas as unidades de saúde contarem com sua própria farmácia, a gerente explica que, no momento, não é possível, pois “temos unidades de saúde sem área física para instalação de farmácia”.
"É fundamental que sejam feitas melhorias contínuas para atender às necessidades da nossa população. Ficamos satisfeitos com o funcionamento do programa 'Saúde em Casa', beneficiando quase 2.700 pessoas por mês. No entanto, ainda há unidades de saúde sem farmácia, o que gera inconveniência para os pacientes. A Prefeitura precisa buscar soluções para proporcionar praticidade e comodidade, garantindo que todas as unidades possam contar com sua própria farmácia. Só assim poderá oferecer um serviço de qualidade e acessível para todos", explica e conclui Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Prefeitura de Araraquara tem previsão de reformar a estrutura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) “Farmacêutico Cristóvão Colombo”, do Jardim Cruzeiro do Sul. A informação foi enviada em resp...
Em documento encaminhado à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pediu detalhes à Prefeitura de Araraquara sobre a falta de medicamentos de uso comum e contínuo na rede pública municipa...
Dentro das atividades da Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras “Valentina Vieira Fasanella”, o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebe a Audiência Pública...
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.