311
Pensando na integração escola e família, o vereador João Clemente (PSDB) enviou, em 14 de setembro, um requerimento à Prefeitura, buscando informações sobre a participação das famílias araraquarenses na convivência escolar.
No último dia 11, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que as ações que envolvam a participação das famílias no âmbito da escola são previstas na legislação educacional, a qual define como incumbência dos estabelecimentos de ensino ''articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola".
A gestora também explicou que “as escolas municipais realizam uma multiplicidade de ações com o objetivo de cumprir as determinações legais, promovendo ações diversificadas, como representação nos órgãos colegiados, como o Conselho e Escola/Associação de Pais e Mestres (APM), a participação na elaboração, monitoramento e avaliação do Projeto Político Pedagógico da escola, e também participam do processo educacional escolar, não como mero expectador, mas de modo atuante”.
De acordo com o documento, essa participação se materializa, conforme os calendários e características particulares de cada unidade, podendo ser no engajamento em projetos escolares; na realização de apresentações culturais; na produção de trabalhos e mostras; na organização de eventos como festas, celebrações a datas comemorativas e formaturas; e na disputa em torneios esportivos e gincanas.
Em relação a um planejamento para implementação de atividades que promovam a convivência família-escola, os 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e os valores pertinentes às Cidades Sustentáveis e Inteligentes, foi informado que, “para além das ações desenvolvidas pelas escolas, a Secretaria Municipal de Educação tem em curso a implantação do Projeto Contínuo de Atenção Individualizada - Comunidades Educadoras, o qual visa, dentre outros objetivos, efetivar o conceito de Comunidade Educadora, desenvolvendo práticas pedagógicas assentadas no conceito de território, fortalecendo as relações escola-comunidade e a perspectiva de redes de proteção e de políticas públicas intersetoriais”.
Clélia concluiu ressaltando que “a escola possui atribuições e responsabilidades precisas quanto ao cumprimento de carga horária, de dias letivos e do currículo, responsabilidades intensificadas em razão dos prejuízos advindos da pandemia”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 24 vagas de emprego abertas para os níveis fundamental, médio e técnico. Para conferir as oportunidades, consulte o Facebook do PA...
O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Araraquara (Refis) 2024 foi prorrogado até dia 17 de janeiro. Por meio do Refis, os contribuintes que possuem impostos, taxas,...
Começa no dia 15 de janeiro a inscrição online para obtenção do passe escolar, fornecido pelo Programa Municipal de Transporte Escolar, da Secretaria Municipal da Educação, da Prefeitura do Municíp...
No dia 13 (segunda-feira), a partir das 15 horas, acontece a divulgação da lista de classificação geral dos cursos oferecidos pelas escolas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. C...
Faleceu na madrugada desta sexta-feira (3), aos 90 anos de idade, o ex-vereador José Wellington Pinto. Atuando em diversos segmentos da sociedade, e principalmente na Câmara Municipal de Araraquara...
No 1º dia do ano, em Sessão Solene de Posse, realizada no auditório do Distrito Revee (antigo Cear), Rafael de Angeli (Republicanos) – presidente, Emanoel Sponton (Progressistas) – vice-presidente,...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.