1546
Em outubro, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) protocolou requerimento, solicitando informações a respeito da demanda de vagas para Centros de Educação e Recreação (CERs) no período noturno.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação informou que não recebe e que não há registros de solicitações de vagas noturnas nos CERs da cidade. Sendo assim, o setor entende que essa não é uma demanda da população.
"Não realizamos nenhum tipo de estudo sobre implementação de CER noturno, pois esse atendimento não é de competência da Secretaria Municipal de Educação, cujo atendimento educacional se ancora na legislação e documentação oficial da área", completa.
O órgão explica ainda que, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a educação infantil é oferecida em creches e pré-escolas públicas ou privadas, que cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.
"Ou seja, considerando a legislação e a literatura sobre Educação Infantil, não é possível conceber o funcionamento de uma creche noturna no âmbito da Secretaria Municipal de Educação; o atendimento desta etapa da Educação Básica é diurno", afirma.
A Secretaria argumenta que estudos da área da educação demonstram que as experiências de funcionamento de creches noturnas têm práticas restritas a ações de cuidado, não realizando nenhuma atividade educativa e que, mesmo sendo ações importantes, não são do âmbito de competência da educação, se aproximam dos serviços prestados pela Assistência e Serviço Social.
"Atualmente a Secretaria Municipal de Educação oferece atendimento de creche e pré-escola, em período parcial de quatro horas diárias, sendo das 7h30 às 11h30 ou das 13 às 17 horas, e integral de nove horas e 30 minutos, sendo das 7h30 às 17h, ou seja, ultrapassa a quantidade mínima de horas para oferta de atendimento integral prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a saber sete horas diárias", finaliza o setor.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na noite desta segunda-feira (15), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao ex-jogador, técnico e empresário de futebol Sérgio Clérice, o ‘El Gringo’. A honraria foi...
O Recesso Parlamentar da Câmara Municipal de Araraquara começou em 11 de dezembro e vai até 15 de janeiro. A próxima Sessão Ordinária será no dia 20 de janeiro. Até lá, a Câmara continua co...
A Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” chega à sua 4ª edição e está com inscrições abertas até 13 de fevereiro de 2026. A iniciativa, instituída por...
A equipe de Ginástica Artística Feminina da Fundesport Araraquara conquistou o 3º lugar na classificação geral por equipes nos Jogos Abertos do Interior 2025, realizados em Ribeirão Preto. A compet...
Diversos espaços públicos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, estarão temporariamente fechados ao longo de dezembro para...
No fim de novembro deste ano, o vereador João Clemente (Progressistas) requisitou à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 1803/2025, informações detalhadas sobre afastamentos por doenças registra...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.