Notícias



Secretaria de Educação não planeja implantar período noturno em CERs

Setor esclarece dúvidas do vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

357


Em outubro, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) protocolou requerimento, solicitando informações a respeito da demanda de vagas para Centros de Educação e Recreação (CERs) no período noturno.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação informou que não recebe e que não há registros de solicitações de vagas noturnas nos CERs da cidade. Sendo assim, o setor entende que essa não é uma demanda da população.

"Não realizamos nenhum tipo de estudo sobre implementação de CER noturno, pois esse atendimento não é de competência da Secretaria Municipal de Educação, cujo atendimento educacional se ancora na legislação e documentação oficial da área", completa.

O órgão explica ainda que, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a educação infantil é oferecida em creches e pré-escolas públicas ou privadas, que cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.

"Ou seja, considerando a legislação e a literatura sobre Educação Infantil, não é possível conceber o funcionamento de uma creche noturna no âmbito da Secretaria Municipal de Educação; o atendimento desta etapa da Educação Básica é diurno", afirma.

A Secretaria argumenta que estudos da área da educação demonstram que as experiências de funcionamento de creches noturnas têm práticas restritas a ações de cuidado, não realizando nenhuma atividade educativa e que, mesmo sendo ações importantes, não são do âmbito de competência da educação, se aproximam dos serviços prestados pela Assistência e Serviço Social.

"Atualmente a Secretaria Municipal de Educação oferece atendimento de creche e pré-escola, em período parcial de quatro horas diárias, sendo das 7h30 às 11h30 ou das 13 às 17 horas, e integral de nove horas e 30 minutos, sendo das 7h30 às 17h, ou seja, ultrapassa a quantidade mínima de horas para oferta de atendimento integral prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a saber sete horas diárias", finaliza o setor.


Publicado em: 30 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência aborda conquistas e desafios das políticas para pessoas com deficiência

21 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...



Câmara aprova regras para cavalgadas, orçamento 2025 e outros projetos

19 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...



Alerta de golpe

19 de novembro de 2024

A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...



Proposta de fim da jornada de trabalho 6x1 será debatida em audiência na Câmara

19 de novembro de 2024

Uma Audiência Pública agendada pela vereadora Filipa Brunelli (PT) irá debater o tema “Pelo fim da escala 6x1”. O evento será no dia 21 de novembro, uma quarta-feira, às 18h30h, no Plenário da Câma...



Câmara vota orçamento 2025, cavalgadas, ajuda financeira a entidades e outros projetos

18 de novembro de 2024

Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas e outras propostas compõem a pauta de votação dos vereadores em duas s...



Refis 2024

18 de novembro de 2024

O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Araraquara (Refis) 2024 segue aberto até dia 30 de novembro. Por meio do Refis, os contribuintes que possuem impostos, taxas, m...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!