Notícias



Secretaria de Obras responde sobre serviços asfálticos de baixa qualidade

Informações foram prestadas após requerimento do vereador Edson Hel (Cidadania)

481


No dia 9 de junho, o vereador Edson Hel (Cidadania) protocolou o Requerimento nº 539/2021, solicitando ao Executivo informações documentadas sobre os serviços asfálticos prestados ao município, considerando a “má qualidade dos serviços asfálticos realizados pelas prestadoras terceirizadas no município de Araraquara”.

O parlamentar questionou o que a Prefeitura pode fazer para amenizar os problemas decorrentes dessa situação; se estão sendo realizadas autuações a essas empresas; qual a duração mínima dos serviços de recape feitos pelas terceirizadas; qual a diretriz adotada pela Prefeitura para que esses impasses sejam resolvidos sem que os contribuintes tenham que pagar em redundância por esses serviços; se o Executivo tem uma estimativa de quantos recapeamentos apresentaram problemas e, se sim, quanto tempo se passou desde a entrega da obra até o aparecimento das primeiras reclamações; quantos e em quais locais esses serviços de recape precisaram ser refeitos.

“O município já contava com um baixo investimento nesse setor e agora está quase paralisado em decorrência dos problemas na economia causados pela pandemia. Porém, há muitos investimentos nesse setor advindos de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais, buscadas por vereadores, que também são cobrados pela sua base de origem. Por isso, precisamos entender essa questão a fundo e cobrar providências”, frisava Hel no documento.

O vereador também afirmou que havia diversos bairros na cidade onde o asfalto foi feito há pouco mais de um ano e já estaria deteriorado, “o que justifica a propositura, a fim de investigar o motivo desses problemas e de encontrar uma solução para a situação”.

Em resposta, o gerente de Obras Viárias e Drenagem, Daniel Siqueira, explicou que, quando da má prestação de serviços terceirizados é possível acionar a garantia dos serviços executados. “Sempre que são constatados serviços mal executados, as empresas executoras são notificadas imediatamente.”

Sobre a capa asfáltica, ele detalha que a duração média é de 8 a 12 anos com os esforços normais de tráfego. “O que pode abreviar essa vida útil é a situação da drenagem urbana na via. Quando há grande precipitação e o sistema de drenagem urbana não é capaz de captar a vazão gerada, esse excedente que escoa na camada de rolamento abrevia sua durabilidade.”

De acordo com o gerente, quando há má execução de serviços por terceirizadas, a Secretaria de Obras aciona a empresa para que o serviço seja refeito e os contribuintes não paguem em redundância. “Não temos registros de recapeamentos mal feitos no município e não foram refeitos serviços recentemente”, diz, finalizando os questionamentos de Hel.


Publicado em: 21 de julho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Tarifa zero no transporte público será debatida em Sessão Extraordinária nesta quinta (24)

23 de abril de 2025

A instituição do Programa Tarifa Zero para o transporte público coletivo em Araraquara será um dos assuntos debatidos e votados em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira (24),...



Aplicação da lei do Instituto do Abandono é alvo de fiscalização

23 de abril de 2025

A fim de obter informações atualizadas sobre a aplicação da Lei Municipal nº 7.733/2012 – Instituto do Abandono de Araraquara, que permite à Prefeitura declarar a perda da propriedade de imóveis ab...



Saúde do Trabalhador

23 de abril de 2025

A Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Nilo Rodrigues da Silva”, localizada em Bueno de Andrada, promove na sexta-feira (25), às 8h30, uma palestra seguida de bate-papo sobre segurança no trabalh...



Documento pede informações sobre contratos e efetivação de professores da educação especial

23 de abril de 2025

A quantidade de contratos ativos de professores da educação especial e a previsão de efetivação via concurso público motivaram o presidente da Câmara, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a...



Alterações no orçamento da Prefeitura são aprovadas pela Câmara

22 de abril de 2025

  A Sessão Ordinária desta terça-feira (22) teve início com uma proposta em pauta, o Projeto de Lei nº 106/2025, de iniciativa da Prefeitura, tratando de alterações na Lei 10.340/2021, que estabel...



Programa Casa Paulista

22 de abril de 2025

O Programa Casa Paulista prevê a construção de 448 unidades habitacionais no Residencial Acapulco, sendo 201 apartamentos destinados a famílias com renda de até três salários mínimos a preços socia...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!