737
Em novembro do ano passado, a vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou um requerimento à Prefeitura, buscando informações sobre a instalação de lixeiras na extensão das ruas Nove de Julho (2) e São Bento (3) e avenidas e ruas adjacentes.
“A ausência de lixeiras nesses trechos tem resultado em uma considerável quantidade de resíduos descartados de forma incorreta e, consequentemente, ocasionado o entupimento das bocas de lobo”, argumentou a parlamentar no documento.
Filipa perguntou em que estágio se encontrava a licitação mencionada na resposta emitida pela Prefeitura referente à Indicação nº 178/2021, que pedia a instalação de lixeiras, quais medidas estariam sendo ou foram tomadas nesse período para solucionar a problemática do descarte irregular de resíduos sólidos, e quais providências estariam sendo ou foram tomadas em relação ao entupimento das bocas de lobo da região.
Em resposta enviada recentemente pelo Executivo, a coordenadora executiva de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch, informou que, considerando o estudo/análise da alteração no termo de referência, para incluir a possibilidade de parcerias e propagandas, entre outras medidas, o processo mencionado foi suspenso. “Após sua conclusão, será iniciado novo processo para a aquisição dos mobiliários. A licitação está prevista para este exercício, porém sem data firmada”, detalhou.
Segundo a diretora de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Simone Oliveira, ocorre diariamente a varrição de toda a região central, cobrindo totalmente o setor que compreende as vias mencionadas.
Já o coordenador executivo de Obras Públicas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Ernesto Vellosa, explica que o Município conta com equipe própria para a manutenção dos bueiros e bocas de lobo, todavia a administração firmou parceria com o sistema penitenciário (reclusos e reeducandos) para a ampliação dessas equipes. “A manutenção é efetuada durante todo o ano e intensificada a partir de outubro, visando à retirada de folhas e materiais que possam reduzir a capacidade de drenagem do sistema durante o período de chuvas, que ocorre de dezembro a março.”
Ele pontua que o sistema de drenagens compreende mais do que as bocas de lobo, por isso os serviços de manutenção envolvem limpeza e desobstrução da rede de galerias, troca e reposição de tampas de caixas de drenagem, reposição de grades dos bueiros, remodelação das sarjetas, implantação, remodelação e desobstrução de sarjetões.
“Os serviços são realizados através do monitoramento dos bueiros e bocas de lobo e a manutenção preventiva é realizada conforme o comportamento do sistema e ocorrências averiguadas. Por se tratar de atividade extremamente dinâmica, com diversas ocorrências de furtos recorrentes das grades e depredação das tampas, as demandas são analisadas diariamente e atendidas conforme a gravidade/risco à população”, completa.
O coordenador enfatiza que, usualmente, são realizadas campanhas pelo Daae e pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, tal como o programa “O rio começa aqui”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Após o anúncio da Prefeitura sobre o reajuste de 4% na taxa de coleta de lixo, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou a Indicação nº 2438/2025, solicitando a suspensão do aumento e da cobrança da...
Após receber denúncias de moradores e comerciantes sobre o aumento de furtos e delitos na região da Rua Itália e Rua Carlos Gomes, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Djalma Dutra, o Presi...
O vereador Coronel Prado (Novo) protocolou na Câmara Municipal a Indicação nº 2476/2025, solicitando a transferência da sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Valle Ver...
Condições de trabalho inadequadas, unidades de saúde da rede municipal sucateadas, falta de profissionais nas equipes, reversão dos descontos por faltas abonadas e incorporação de benefícios financ...
A possibilidade de abertura de uma Comissão Processante para apurar com mais detalhes uma denúncia envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) é um dos assuntos da Sessão Ordinária des...
Os direitos das gestantes e dos bebês serão tema de uma Audiência Pública que acontecerá na quinta-feira (15), às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, promovida pelas vereadoras Fabi Virg...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.