Notícias



Secretaria esclarece situação de áreas de clubes e associações na Rua José Barbieri Neto

Informações foram apresentadas após questionamentos do vereador Aluisio Boi (MDB)

757


Em Requerimento encaminhado no final de setembro à Prefeitura, o vereador Aluisio Boi (MDB) pediu informações sobre as áreas de clubes e associações localizadas na Rua José Barbieri Neto, no Jardim Botânico.

 

“Várias áreas pertencentes ao Município foram concedidas ou doadas a clubes e associações. Essa prática beneficia um grande número de associados. No entanto, os detentores dessas áreas são obrigados, por lei, a respeitar a finalidade inicial e, por se tratar de um próprio público, uma fiscalização periódica deve ser realizada”, comenta o parlamentar.

 

Por isso, no documento, Boi pediu um levantamento de quais áreas existentes na Rua José Barbieri Neto foram cedidas a clubes e associações. Questionou também sobre as atividades de cada instituição e suas atribuições estabelecidas legalmente; se a finalidade das concessões está sendo cumprida ou se houve algum desvio no período; e como está a situação cadastral de cada área.

 

Em resposta, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico afirmou que foram realizadas vistorias in loco nos imóveis ocupados pelas entidades mencionadas, resultando nas seguintes constatações:

 

Sociedade Araraquarense dos Servidores do Departamento de Água (Sasda)

Parte da área está em mau estado de conservação, com acúmulo de entulhos e piscina abandonada. Há registro de atividades de futebol, embora sem movimentação no momento.

 

Outra parte do imóvel é explorada pela empresa Attivita Esportes Ltda, que realiza atividades de gestão e operação de práticas esportivas.

 

Associação dos Viajantes de Araraquara e Região (Avar)

Clube em bom estado de conservação, utilizado por viajantes e representantes comerciais associados. Realiza eventos esportivos beneficentes, ainda que sem atividades recentes.

 

Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araraquara

Clube em bom estado de conservação, com histórico de eventos culturais tradicionais. Sem atividades no momento de diligência.

 

Telefônica Clube Araraquara

Imóvel em bom estado de conservação, oferecendo diversas atividades esportivas (futebol, futevôlei e beach tênis). O salão de festas é explorado pela empresa Costela Sul Restaurante Ltda, que realiza atividades de restaurante e organização de eventos.

 

Associação dos Funcionários do Banco Nossa Caixa e Banco do Brasil (USCEESP)

Clube em bom estado de conservação, com estrutura esportiva para futebol, futsal e natação. Sem atividades no momento.

 

Centro do Professorado Paulista (CPP)

Clube em bom estado de conservação, com campos, piscinas e sauna. Há secretaria administrativa no local e frequência regular de associados.

 

Associação dos Cronistas Esportivos de Araraquara

Área não é mais ocupada pela entidade. Atualmente, o imóvel está anexado ao CPP e é utilizado pela empresa EcoSystem, prestadora de serviços de conservação e manutenção de áreas verdes, funcionando como escritório administrativo e garagem.

 

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araraquara e Região

Clube em ótimo estado de conservação, com atividades esportivas (futebol, natação, academia e quiosques). Frequentado regularmente.

 

Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (Regional Araraquara)

Clube fechado e em aparente abandono, contando apenas com a presença de um caseiro responsável pela guarda do imóvel.

 

Associação Farmacêutica de Araraquara

Clube fechado, com indícios de exploração por terceiros.

 

Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Clube fechado e em mau estado de conservação. Funcionários informaram que a Fundesport realiza atividades esportivas no local. A cobertura da entrada está danificada, com risco de desabamento.

 

Notificados

A Secretaria informa que as entidades que não apresentavam conformidade com a finalidade pública estabelecida foram notificadas para comprovar a utilização adequada da área municipal.

 

“Foi solicitado ainda que apresentem a documentação comprobatória das atividades desenvolvidos e a regularidade da destinação do imóvel, sob pena de adoção das medidas administrativas cabíveis”, encerra.

 

Entre os anexos do documento de resposta da Secretaria estão fotos e registros de vistorias.


Publicado em: 03 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária: projeto quer obrigar Prefeitura a enviar carta para notificar risco de multas a infratores

09 de fevereiro de 2026

    Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...



Comércio no Carnaval

09 de fevereiro de 2026

O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...



PAT (09/02)

09 de fevereiro de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara divulgou, nesta segunda-feira (9), a oferta de 21 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade. Entre as oportunidades estão: aj...



Oficina de Graffiti

09 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Graffiti para Mulheres, com início marcado para o dia 9 de março, sempre às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Centro Afro, localizado na Avenida Mauá...



Criação de vagas de parada rápida para carros de aplicativo melhoraria o trânsito

09 de fevereiro de 2026

A criação de vagas de parada rápida para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos de transporte individual ajudaria a melhorar o trânsito em Araraquara. A sugestão é do vereador Michel...



Melhor patrulhamento da Guarda Civil Municipal é pedido para a Praça do Carmo

09 de fevereiro de 2026

A intensificação do patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) na Praça do Carmo foi pedida à Prefeitura, após relatos recebidos pelo gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) sobre situações d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!