Publicado por: Foto: Freepik
1143
No final de setembro, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) foi procurado por uma moradora da cidade, que está em estágio avançado de gravidez e relatou fazer o pré-natal no CMS do Santa Angelina, quando, durante uma consulta, foi orientada pelo médico a realizar exames indicados para o acompanhamento da gestação.
Ela foi encaminhada ao laboratório “São Roque Medicina Diagnóstica”, que é conveniado ao Município para prestar atendimento à população, mas, ao apresentar a guia com os procedimentos solicitados, soube que devia ao estabelecimento o valor de R$ 30,59. O pagamento foi efetuado pela paciente, conforme pode ser comprovado com a apresentação de recibo.
Diante da gravidade da situação, o parlamentar enviou ao Executivo o Requerimento nº 805/2023, pedindo a investigação da denúncia, assim como informações sobre a quantidade de exames feitos por meio desse convênio e se há registro de outras reclamações de cobranças irregulares feitas pelo mesmo laboratório.
O gerente da Unidade de Avaliação e Controle Ambulatorial, Pedro Alves, respondeu ao parlamentar que o Município já havia tomado ciência do caso no início do mês de outubro, quando, provavelmente, a mesma pessoa esteve na Secretaria da Saúde e comunicou o fato, mas sem registrá-lo de maneira formal. Apesar disso, o episódio foi investigado, confirmado e, rapidamente, a pasta tomou medidas para evitar que pudesse acontecer novamente.
“Conversamos com a gerente Valéria e alertamos que nenhum exame deverá ser cobrado e reafirmamos nossos telefones de contato para dirimir dúvidas sobre a tabela e de procedimentos que possam surgir no decorrer da prestação do serviço”, informou Alves.
Para formalizar as orientações passadas anteriormente, pedir explicações sobre a cobrança indevida do atendimento e solicitar o reembolso do valor pago pela paciente, foi emitido um ofício ao laboratório, que também deverá ter fixado em local visível um cartaz que avise sobre a gratuidade dos exames via SUS e os telefones da Ouvidoria da Saúde de Araraquara para eventuais denúncias.
Sobre a quantidade de atendimentos que já teriam sido feitos pelo prestador conveniado, a pasta informa que o contrato está vigente há um mês e ainda não foi fechado o primeiro faturamento, impossibilitando a apuração dos dados que serão divulgados quando estiverem disponíveis.
Além disso, nos registros da ouvidoria não foram encontradas manifestações sobre cobranças de procedimentos clínicos, porém o “São Roque Medicina Diagnóstica” foi notificado a informar se houve algum outro caso semelhante, para que seja identificado e prontamente corrigido.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em votações unânimes, foram instituídas na cidade a “Política Municipal de Atenção e Apoio Integral à Criança com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1)” e a prioridade de atendimento em exames que precise...
No início de agosto, a bancada de oposição da Câmara de Araraquara, composta pelos vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim...
O Protocolo Especializado de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) será instituído na rede pública de saúde em Araraquara, conforme projeto de lei aprovado por unanimidade...
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promove, na segunda-feira (15), às 16 horas, palestra com o tema “Poda de árvores em passeios públicos: legislação, técnicas corretas e como solicitar o serv...
A exposição imersiva “Thank you Jane!” está em cartaz na Biblioteca da FCLAr (Faculdade de Ciências e Letras) da Unesp Araraquara, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e sábado, das 9 às 13...
Atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, estão na agenda de quinta-feira (11). A programação começa às 19 horas, no Palacete das Rosas “Paulo A.C. Silva”, co...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.