Notícias



Secretarias detalham atividades realizadas pela Prefeitura na Praça do Carmo

Informações foram passadas em resposta ao requerimento do vereador Gerson da Farmácia (MDB)

280


No início de março, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) enviou ao Executivo um requerimento pedindo ao Município informações sobre a manutenção, limpeza, segurança e a situação das pessoas em situação de rua que vivem na Praça do Carmo.

Entendendo a complexidade do problema, que envolve desde a segurança do comércio e residências da região até mesmo o bem-estar da população abrigada em condições precárias naquele local, o parlamentar levantou questões envolvendo zeladoria, assistência social e segurança pública. Várias secretarias se envolveram na resposta ao documento.

A Guarda Civil Municipal informou que faz rondas regulares no entorno da praça nos períodos diurno e noturno. “Quando se trata de pessoa em atitude suspeita, é realizada abordagem conforme o protocolo e, dentro da legalidade, é conduzido de acordo com a demanda da ocorrência”, afirma Juliana Zaccaro, comandante do efetivo.

Sobre a situação e a garantia de direitos básicos das pessoas instaladas naquele espaço público, Juliana ressalta que elas recebem acompanhamento do serviço de abordagem social e do programa “Consultório na Rua”.

Continuando no mesmo tema, a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, confirma que a Praça do Jardim do Carmo está entre as áreas que estão no cronograma de abordagem regular, sistemática e planejada do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas). Isso permite que aconteçam as ações sociais da equipe de abordagem e de busca ativa, reconhecendo, assim, situações de risco pessoal e social.

Ela acrescenta que o Seas atua em parceria com o Consultório na Rua, que atende queixas no campo da saúde, oferecendo atendimento inicial in loco, e em articulação com os demais serviços da rede pública, quando as pessoas demandam intervenções de maior complexidade, inclusive, no âmbito da saúde mental.

A titular da pasta ainda relata que, em 16 de abril, foi realizada uma reunião com a participação de diversas secretarias, para planejar estratégias de atendimento aos moradores da praça. No encontro foi acordado que a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria do Meio Ambiente seriam responsáveis pela limpeza da área, com eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e retirada dos galhos das árvores na parte de trás da igreja, melhorando a iluminação durante a noite. Jacqueline também afirma que existem planejamentos, em curto prazo, para implantação de atividades de ocupação do espaço, contemplando oficinas esportivas, de cultura e lazer.

Sobre o questionamento do vereador sobre o número de pessoas em situação de rua no município, se há identificação desses indivíduos e se existe um plano da Secretaria Municipal de Assistência Social e de outros órgãos para remanejar a população para seus municípios de origem, a secretária salienta que a aceitação ao processo de saída de rua perpassa o direito de escolha do indivíduo e, por esse motivo, a equipe técnica nunca se utiliza de mecanismos coercitivos ou forçosos para obter a concordância da pessoa.

José Carlos Porsani, secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, esclarece que os serviços de limpeza, como varrição e recolhimento nas lixeiras, são realizados diariamente e que a manutenção geral dos jardins, roçagem dos gramados e outras tarefas relacionadas em contrato, são efetuadas mensalmente.

Porsani finaliza enfatizando que a remoção de materiais inservíveis, tais como entulhos, móveis e outros resíduos, é de atribuição da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, pois não está contemplada nos acordos vigentes firmados entre a Prefeitura e as empresas terceirizadas.


Publicado em: 11 de junho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/07

26 de julho de 2024

Música Fuz Aka traz ao público uma apresentação musical unindo programações eletrônicas, percussões e rabeca. Com um repertório dançante, o duo insere em suas performances personagens, símbolos e...



Agenda Esportiva – 26/07

26 de julho de 2024

Capoeira Seis atletas da equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara disputarão no domingo (28), em Piracicaba, a Copa Interior de Capoeira, realizada pela VMB (Volta do Mundo Bambas), entidade qu...



Vacinação – dengue (26/07)

26 de julho de 2024

Araraquara conta com a vacinação contra a dengue de crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos. O município recebeu, neste primeiro lote, 3.491 doses que serão aplicadas nas unidades de saúde do Iedd...



Vagas gratuitas para cursos

26 de julho de 2024

O Senac Araraquara, por meio do Programa Senac de Gratuidade, disponibilizará mais de 1,5 mil vagas 100% gratuitas, entre julho e dezembro de 2024, para quem deseja se desenvolver profissionalmente...



Doação de sangue

26 de julho de 2024

O Hemonúcleo Regional de Araraquara está com estoque baixo de sangue. Interessados podem agendar a doação pelo telefone (16) 3301-6102.  O Banco de sangue do Hemonúcleo Regional de Araraquara está...



Concurso de contos (26/07)

26 de julho de 2024

Nesta sexta-feira (26), é o último dia para se inscrever na 16ª edição do Concurso Nacional de Contos de Araraquara – Prêmio Ignácio de Loyola Brandão. A organização do concurso entende como “conto...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!