Notícias



Secretarias detalham atividades realizadas pela Prefeitura na Praça do Carmo

Informações foram passadas em resposta ao requerimento do vereador Gerson da Farmácia (MDB)

142


No início de março, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) enviou ao Executivo um requerimento pedindo ao Município informações sobre a manutenção, limpeza, segurança e a situação das pessoas em situação de rua que vivem na Praça do Carmo.

Entendendo a complexidade do problema, que envolve desde a segurança do comércio e residências da região até mesmo o bem-estar da população abrigada em condições precárias naquele local, o parlamentar levantou questões envolvendo zeladoria, assistência social e segurança pública. Várias secretarias se envolveram na resposta ao documento.

A Guarda Civil Municipal informou que faz rondas regulares no entorno da praça nos períodos diurno e noturno. “Quando se trata de pessoa em atitude suspeita, é realizada abordagem conforme o protocolo e, dentro da legalidade, é conduzido de acordo com a demanda da ocorrência”, afirma Juliana Zaccaro, comandante do efetivo.

Sobre a situação e a garantia de direitos básicos das pessoas instaladas naquele espaço público, Juliana ressalta que elas recebem acompanhamento do serviço de abordagem social e do programa “Consultório na Rua”.

Continuando no mesmo tema, a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, confirma que a Praça do Jardim do Carmo está entre as áreas que estão no cronograma de abordagem regular, sistemática e planejada do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas). Isso permite que aconteçam as ações sociais da equipe de abordagem e de busca ativa, reconhecendo, assim, situações de risco pessoal e social.

Ela acrescenta que o Seas atua em parceria com o Consultório na Rua, que atende queixas no campo da saúde, oferecendo atendimento inicial in loco, e em articulação com os demais serviços da rede pública, quando as pessoas demandam intervenções de maior complexidade, inclusive, no âmbito da saúde mental.

A titular da pasta ainda relata que, em 16 de abril, foi realizada uma reunião com a participação de diversas secretarias, para planejar estratégias de atendimento aos moradores da praça. No encontro foi acordado que a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria do Meio Ambiente seriam responsáveis pela limpeza da área, com eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e retirada dos galhos das árvores na parte de trás da igreja, melhorando a iluminação durante a noite. Jacqueline também afirma que existem planejamentos, em curto prazo, para implantação de atividades de ocupação do espaço, contemplando oficinas esportivas, de cultura e lazer.

Sobre o questionamento do vereador sobre o número de pessoas em situação de rua no município, se há identificação desses indivíduos e se existe um plano da Secretaria Municipal de Assistência Social e de outros órgãos para remanejar a população para seus municípios de origem, a secretária salienta que a aceitação ao processo de saída de rua perpassa o direito de escolha do indivíduo e, por esse motivo, a equipe técnica nunca se utiliza de mecanismos coercitivos ou forçosos para obter a concordância da pessoa.

José Carlos Porsani, secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, esclarece que os serviços de limpeza, como varrição e recolhimento nas lixeiras, são realizados diariamente e que a manutenção geral dos jardins, roçagem dos gramados e outras tarefas relacionadas em contrato, são efetuadas mensalmente.

Porsani finaliza enfatizando que a remoção de materiais inservíveis, tais como entulhos, móveis e outros resíduos, é de atribuição da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, pois não está contemplada nos acordos vigentes firmados entre a Prefeitura e as empresas terceirizadas.


Publicado em: 11 de junho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 21/06

21 de junho de 2024

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa Nesta sexta-feira (21), às 19h30, dentro da programação da 36ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (Slamc), tem a intervenção “Diálogos Absurdos”, com a 21ª Tur...



Agenda Esportiva – 21/06

21 de junho de 2024

Basquete feminino O Sesi Araraquara volta à quadra nesta sexta-feira (21), às 21 horas, pelo segundo jogo das quartas de finais da Liga de Basquete Feminino (LBF) contra Blumenau-SC, no Gigantão....



ADBA é reconhecida publicamente em Sessão Solene realizada na Câmara

21 de junho de 2024

Estabelecida na cidade há 85 anos, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém Araraquara (ADBA) foi homenageada com o Diploma de Reconhecimento Público na Câmara Municipal, em solenida...



Audiência Pública apresenta situação de imigrantes e refugiados em Araraquara

21 de junho de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde da quinta-feira (20), a Audiência Pública “Imigrantes e Refugiados – um novo florescer na Morada do Sol”, convocada pela vereadora Fab...



Documento pergunta sobre vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

21 de junho de 2024

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do total de vagas de estacionamento, 2% devem ser destinadas a pessoas com deficiência e 5% a idosos. No entanto, o vereador Rafael de Angel...



Prêmio 'Dra. Rita de Cássia'

21 de junho de 2024

O Prêmio "Doutora Rita de Cássia Corrêa Ferreira", organizado pela Prefeitura, segue com inscrições abertas até as 18 horas do dia 1º de julho. As inscrições podem ser feitas de modo online pelo em...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!