Notícias



Secretarias detalham atividades realizadas pela Prefeitura na Praça do Carmo

Informações foram passadas em resposta ao requerimento do vereador Gerson da Farmácia (MDB)

1585


No início de março, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) enviou ao Executivo um requerimento pedindo ao Município informações sobre a manutenção, limpeza, segurança e a situação das pessoas em situação de rua que vivem na Praça do Carmo.

Entendendo a complexidade do problema, que envolve desde a segurança do comércio e residências da região até mesmo o bem-estar da população abrigada em condições precárias naquele local, o parlamentar levantou questões envolvendo zeladoria, assistência social e segurança pública. Várias secretarias se envolveram na resposta ao documento.

A Guarda Civil Municipal informou que faz rondas regulares no entorno da praça nos períodos diurno e noturno. “Quando se trata de pessoa em atitude suspeita, é realizada abordagem conforme o protocolo e, dentro da legalidade, é conduzido de acordo com a demanda da ocorrência”, afirma Juliana Zaccaro, comandante do efetivo.

Sobre a situação e a garantia de direitos básicos das pessoas instaladas naquele espaço público, Juliana ressalta que elas recebem acompanhamento do serviço de abordagem social e do programa “Consultório na Rua”.

Continuando no mesmo tema, a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, confirma que a Praça do Jardim do Carmo está entre as áreas que estão no cronograma de abordagem regular, sistemática e planejada do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas). Isso permite que aconteçam as ações sociais da equipe de abordagem e de busca ativa, reconhecendo, assim, situações de risco pessoal e social.

Ela acrescenta que o Seas atua em parceria com o Consultório na Rua, que atende queixas no campo da saúde, oferecendo atendimento inicial in loco, e em articulação com os demais serviços da rede pública, quando as pessoas demandam intervenções de maior complexidade, inclusive, no âmbito da saúde mental.

A titular da pasta ainda relata que, em 16 de abril, foi realizada uma reunião com a participação de diversas secretarias, para planejar estratégias de atendimento aos moradores da praça. No encontro foi acordado que a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria do Meio Ambiente seriam responsáveis pela limpeza da área, com eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e retirada dos galhos das árvores na parte de trás da igreja, melhorando a iluminação durante a noite. Jacqueline também afirma que existem planejamentos, em curto prazo, para implantação de atividades de ocupação do espaço, contemplando oficinas esportivas, de cultura e lazer.

Sobre o questionamento do vereador sobre o número de pessoas em situação de rua no município, se há identificação desses indivíduos e se existe um plano da Secretaria Municipal de Assistência Social e de outros órgãos para remanejar a população para seus municípios de origem, a secretária salienta que a aceitação ao processo de saída de rua perpassa o direito de escolha do indivíduo e, por esse motivo, a equipe técnica nunca se utiliza de mecanismos coercitivos ou forçosos para obter a concordância da pessoa.

José Carlos Porsani, secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, esclarece que os serviços de limpeza, como varrição e recolhimento nas lixeiras, são realizados diariamente e que a manutenção geral dos jardins, roçagem dos gramados e outras tarefas relacionadas em contrato, são efetuadas mensalmente.

Porsani finaliza enfatizando que a remoção de materiais inservíveis, tais como entulhos, móveis e outros resíduos, é de atribuição da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, pois não está contemplada nos acordos vigentes firmados entre a Prefeitura e as empresas terceirizadas.


Publicado em: 11 de junho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!