761
“Quem tem fome tem pressa”, a frase do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançada em 1993, ressoa com propriedade nos tempos atuais e vai ao encontro do tema “Não deixar ninguém para trás: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”, da 5ª Semana da Alimentação Saudável, que integra o Calendário Oficial de Eventos de Araraquara.
A programação, que se encerra amanhã (22), reforça a importância do assunto e abriu o leque de discussões durante a palestra “As diversas faces da segurança alimentar e nutricional”, proferida nesta sexta-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal, pela professora da Uniara e doutora em Alimentos e Nutrição pela Unesp, Rita de Cássia Garcia Pereira.
Na ocasião, participaram do evento a vereadora Luna Meyer (PDT), que é membro da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, e a coordenadora Executiva de Segurança Alimentar, Silvani Silva.
“Temos muitos problemas de ordem estrutural em Araraquara, mas a insegurança alimentar não é um deles, embora vivenciamos isso no nosso país. Sou procurada em meu gabinete para doação de cesta básica e sempre houve um bom diálogo da Câmara com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social”, enalteceu Luna.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, afirmou que o assunto merece toda a atenção especial, uma vez que o direito à alimentação é levado a sério em Araraquara: “De acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, ligada à FAO, existem hoje 33 milhões de brasileiros em situação de fome e outros 65 milhões que estão em situação de insegurança alimentar, ou seja, não conseguem garantir todas as refeições ao longo do dia”.
Ainda segundo Jacqueline Barbosa, “a Câmara sempre foi sensível à política pública de segurança alimentar, inclusive foi nessa Casa que, em 2017, aprovamos a lei que instituiu a Semana da Alimentação Saudável, que integra o Calendário Oficial de Eventos de Araraquara (por meio de da Lei Municipal nº 9.024/2017, de autoria do então vereador Roger Mendes, da 17ª Legislatura)”.
“Recebemos uma Menção Especial na Categoria Governança do 8º Fórum Global do Pacto de Milão, no Rio de Janeiro, pela estratégia ‘Araraquara sem fome’, que mostra nossa estrutura organizacional alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável no combate à fome e à pobreza. ‘O Araraquara sem Fome’ tem como seus pilares segurança alimentar, assistência social, agricultura, economia criativa e solidária, Fundo Social e Rede de Solidariedade, portanto é muita gente envolvida, mas temos mais para mostrar para o mundo”, esclareceu a coordenadora executiva de Segurança Alimentar, Silvani Silva.
Durante a explanação, a professora Rita de Cássia informou que o tema segurança alimentar nutricional é amplo e por isso congrega várias dimensões, sendo as principais delas a segurança alimentar e nutricional e a segurança dos alimentos. Ela destacou durante a palestra que a questão nutricional, que se relaciona ao alimento, à saúde das pessoas e à qualidade sanitária, têm que andar juntas para garantir dentro das políticas públicas o direito humano à alimentação adequada, “o que implica a distribuição de alimentos de qualidade, livres de contaminantes e no prato das pessoas, tendo ainda como condicionantes o controle higiênico, sanitário e nutricional”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Em “O Repente em Performance”, Edmilson Ferreira e Antonio Alencar explicam modalidades da Cantoria de Repente enquanto as demonstram com participação do público. Nesta sexta-feira (12), às...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta o Taubaté no Ginásio da CTI, casa das adversárias, nesta sexta-feira (12), às 19 horas. As araraquarenses estão na 6ª colocação, com 2 v...
Para manter viva a memória da cidade, a Prefeitura disponibilizou em seu site material para que todos interessados usem e compartilhem as imagens reunidas pelo escritor Eduardo Luiz Veiga: Pinacote...
Estão abertas as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026, destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o prazo...
A Indicação nº 4250/2025, de autoria do vereador Michel Kary (PL), sugere a atuação de vigilantes em espaços públicos onde animais estejam sob a guarda da Prefeitura, como o Parque Pinheirinho....
Irregularidades na estrutura da Unidade de Saúde (USF) do bairro Adalberto Roxo motivaram o Requerimento nº 1420/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). “Durante vistori...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.