Notícias



Segurança Pública dá novas explicações sobre ação solidária do Ceagesp

Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) encaminhou novo requerimento após avaliar resposta como insatisfatória

742


Toneladas de alimentos foram distribuídas, no dia 29 de abril, pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em Araraquara, com o apoio do Exército. A ação reuniu milhares de pessoas e provocou filas de carros, causando pontos de congestionamento. A falta de agentes de trânsito no local foi questionada pelo vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), no Requerimento nº 378/2021, de 30 de abril. No dia 11 de maio, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública se manifestou.

Na resposta, o secretário João Alberto de Nogueira Júnior alegou que a Administração não foi informada pelos responsáveis sobre a organização do evento, nem tampouco “se poderia ensejar impactos na fluidez e segurança do trânsito nas vias públicas municipais”. Nogueira ressaltou ainda que, com base no artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os organizadores deveriam “ter comunicado a Autoridade Municipal de Trânsito com a antecedência adequada e, consequentemente, cumprido com sua obrigação legal de prover os meios necessários para a sinalização do local do evento, o que poderia ter evitado os transtornos à fluidez do trânsito”.

Insatisfeito com a explicação, o parlamentar protocolou, no dia 26 de maio, o Requerimento nº 478/2021, comprovando que os organizadores locais não apenas comunicaram à Prefeitura sobre o evento, mas também frisaram a necessidade de ajuda para organização do trânsito. O pedido data de 27 de abril, com protocolo de recebimento da Prefeitura na mesma data.

“Ademais, o evento foi amplamente divulgado pela mídia, com expectativa de grande público, e cabe à Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública zelar pela segurança dos munícipes e pela fluidez do trânsito, não apenas em eventos em que a Prefeitura está envolvida no planejamento e execução”, frisou Lineu.

Em nova explicação, o secretário reforça que a organização do evento não cumpriu o disposto no artigo 95 da Lei Federal nº 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro) ao programar e iniciar um evento que poderia implicar na perturbação ou interrupção da circulação de pessoas e veículos sem permissão prévia da Autoridade de Trânsito, que detém a circunscrição sobre a via pública.

“O ofício da Lacca não tem essa finalidade e, aliás, não é a organizadora do evento e tampouco traz detalhes e quantidade de pessoas e veículos que poderiam ter a pretensão de se dirigir ao evento”, diz Nogueira.

O secretário ainda afirma que a organização do evento, além de não cumprir a obrigação legal de comunicar a Autoridade de Trânsito, programou o evento em local onde, mesmo com a intervenção do poder público municipal, haveria sérios prejuízos à fluidez do trânsito. “Mesmo assim, os agentes de fiscalização de trânsito se deslocaram até o local e adotaram as medidas necessárias dentro do caos instalado pela desorganização do evento”, finaliza.


Publicado em: 12 de julho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

CEI da Educação apresenta relatório final na sessão desta terça-feira (23)

22 de setembro de 2025

A 34ª Sessão Ordinária da atual legislatura terá início nesta terça-feira (23), às 15 horas, com 11 projetos em pauta – e a possibilidade de inclusão de novos projetos após o início dos debates –,...



Inscrições (22/09)

22 de setembro de 2025

Estão abertas as inscrições para o vestibular do primeiro semestre de 2026 das Fatecs do Estado, que serão realizadas exclusivamente pela Internet: https://vestibular.fatec.sp.gov.br/. O valor da t...



Stand-up

22 de setembro de 2025

Nesta quinta-feira (25), às 19h30, no Teatro Municipal, acontecerá o stand-up “Como Seria Nossa Vida?”, do comediante cearense Waton Filho, primeiro humorista surdo de stand-up do Brasil. O espetác...



Atenção redobrada

22 de setembro de 2025

A Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Defesa Civil, informa que há previsão de ocorrência de granizo, tempestades e ventos que podem superar 50 km/h nesta segunda-feira (22). O órgão reforça o...



Secretaria da Saúde apresenta prestação de contas na segunda-feira (29)

22 de setembro de 2025

Na próxima segunda-feira (29), às 15 horas, a Secretaria da Saúde realiza a segunda prestação de contas do ano.   Em Audiência Pública no Plenário da Câmara, a pasta exibe informações sobre ativi...



Repasses para Fundesport no primeiro semestre correspondem a quase 18% do orçamento previsto

22 de setembro de 2025

Entre fevereiro e junho deste ano, R$ 1.675.000 foram repassados pela Prefeitura para a Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport). A informação foi obtida a partir de re...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!