Notícias



Semana Municipal discute promoção da Lei Maria da Penha

Atividades do evento serão realizadas nos dias 2, 4 e 7 de agosto, com conversas entre, para e sobre mulheres; abertura terá transmissão ao vivo pela TV Câmara

2250


A 2ª Semana Municipal de Conscientização e Ações Voltadas à Promoção da Lei Maria da Penha de Araraquara será realizada nos dias 2, 3 e 7 de agosto, com atividades organizadas e promovidas por mulheres e para mulheres.

A Semana foi instituída pela Lei nº 10.302/2021, de autoria das vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e da hoje deputada Thainara Faria, todas do PT, além da vereadora Luna Meyer (PDT), e tem a proposta de debater a legislação brasileira de proteção às mulheres, seus reflexos na sociedade nesses 17 anos de existência e analisar o que precisa ser melhorado para a sua efetivação.

Apesar de ser um dos países mais violentos para as mulheres – uma mulher é morta no Brasil a cada 24 horas –, a Lei Maria da Penha é tida como uma das três legislações de gênero mais avançadas do mundo, ficando atrás apenas da Espanha e do Chile, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

“A Lei Maria da Penha é uma das nossas leis mais populares. Precisamos defendê-la e difundi-la mais e mais para que seja o respaldo das nossas mulheres. E, principalmente, observar o que ainda precisa ser feito para que ela seja seguida na totalidade e pensar maneiras de torná-la ainda melhor e mais eficiente”, diz Fabi.

A programação deste ano traz três dias de debates em diferentes espaços públicos em áreas distintas da cidade, para abranger a maior diversidade e número de mulheres.

A abertura será dia 2 de agosto, às 19 horas, na Câmara Municipal, com a roda de conversa “Os avanços da Lei Maria Da Penha”, com as palestrantes Renata Boschiero (advogada e vice-presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção Araraquara) e Meire Silva (advogada e presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção Araraquara).

A segunda atividade será a roda de conversa “O que podemos fazer para romper o ciclo de violência?”, com a estudante de Psicologia Tânia Capel, dia 3 de agosto, às 15 horas, no Quilombo Rosa (Avenida Lázaro Machado, 1150, Valle Verde).

A Semana termina com a roda de conversa “Por que as mulheres negras são as maiores vítimas da violência machista?”, dia 7 de agosto, a partir das 18h30, no Centro Afro (Avenida Mauá, 377, Centro). Comandam o debate Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais e do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, e Grasiela Lima, socióloga, professora universitária, coordenadora executiva de Políticas para Mulheres de Araraquara e feminista do movimento das Promotoras Legais Populares.

Toda a programação é gratuita e aberta à participação de todos. O primeiro dia terá transmissão ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da NET/Claro, no Facebook e no YouTube.

 

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)


Publicado em: 02 de agosto de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Diabetes tipo 1: pacientes terão prioridade em exames que precisem de jejum

10 de setembro de 2025

Em votações unânimes, foram instituídas na cidade a “Política Municipal de Atenção e Apoio Integral à Criança com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1)” e a prioridade de atendimento em exames que precise...



Prefeitura esclarece adesão ao programa Universaliza SP

10 de setembro de 2025

No início de agosto, a bancada de oposição da Câmara de Araraquara, composta pelos vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim...



Câmara aprova criação de protocolo especializado de atendimento a pessoas com autismo na rede pública de saúde

10 de setembro de 2025

O Protocolo Especializado de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) será instituído na rede pública de saúde em Araraquara, conforme projeto de lei aprovado por unanimidade...



Arborização urbana (10/09)

10 de setembro de 2025

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promove, na segunda-feira (15), às 16 horas, palestra com o tema “Poda de árvores em passeios públicos: legislação, técnicas corretas e como solicitar o serv...



Exposição (10/09)

10 de setembro de 2025

A exposição imersiva “Thank you Jane!” está em cartaz na Biblioteca da FCLAr (Faculdade de Ciências e Letras) da Unesp Araraquara, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e sábado, das 9 às 13...



Teatro e exposição (10/09)

10 de setembro de 2025

Atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, estão na agenda de quinta-feira (11). A programação começa às 19 horas, no Palacete das Rosas “Paulo A.C. Silva”, co...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!