1296
Dando início à I Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais Pedro Paulo Zavagli “Spiga”, a Mesa Redonda “Como viver de música no interior?” abordou os desafios de se viver de música no interior e na cidade de Araraquara, na noite da segunda-feira (10), no Plenário da Câmara.
A celebração, criada pela Lei nº 10.438/2022, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e da Fundart, por meio de parceria realizada entre as coordenadorias de Cultura e de Patrimônio Histórico, com apoio do Sesc Araraquara. A programação será gratuita e seguirá até o dia 15 de outubro.
“Toda vez que vemos uma fagulha sendo acendida no coração da cidade, que enalteça e honre os seus, mas que também possibilite uma rede de mercado, de como podemos viabilizar um novo marco na cidade, é de um valor inenarrável, pois Araraquara é uma cidade potência das artes, e temos que criar, cada vez mais, políticas públicas que encampem e viabilizem isso”, afirmou Fabi, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação.
Para a secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli, “é um momento de se exteriorizar uma rede de anseios, de necessidades que estão latentes em um campo muito fecundo, que é o da composição em Araraquara, temos grandes compositores, mas também na perspectiva de construir uma rede ampla de interlocução entre as pessoas, dos compositores com a cidade e com o poder público, para que consigamos fortalecer uma área, uma linguagem historicamente muito debilitada”.
O gerente do Sesc Araraquara, Rafael Barcot, entende que a homenagem a Spiga é um movimento muito importante. “Trazer a memória desse artista que contribuiu tanto para a cultura de Araraquara e colocar esse artista em voga, com isso falando da cultura de Araraquara e valorizando-a.”
Os compositores Kris Pires e Teroca enfatizaram a importância da Semana. “Precisamos dessa conversa, principalmente nesse momento. É importante trocarmos figurinhas, voltarmos a esse escambo, a essa troca de experiências e tentarmos montar alguma coisa que ajude a classe artística no geral da cidade, que é uma cidade muito rica culturalmente, tem muitos músicos, muitos artistas, e precisamos ter um diálogo”, disse Kris. “Quando falamos de arte, falamos de educação. Só entendemos arte a partir da educação. E conseguimos confirmar a arte através da educação e vice-versa. Estamos vivendo um momento no Brasil no qual a educação foi para um lado muito complicado em termos de atender o mercado de trabalho. A educação poderia ser muito além disso e a música iria refletir o que a educação está propondo”, completou Teroca.
Edital
Após as discussões, foi lançando um edital para premiar e incentivar compositores locais. Por meio do edital, serão premiados três compositores de Araraquara, resultando em um show a ser realizado posteriormente. O documento na íntegra pode ser conferido no site da Prefeitura.
O evento contou com transmissão ao vivo da TV Câmara de Araraquara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube). Também esteve presente o vereador Paulo Landim (PT).
Spiga
Filho de Ida Zavagli e de José Zavagli, Pedro Paulo Zavagli, conhecido no futebol amador como Zé Palito, o poeta, ganhou o apelido de “Spiga” por gostar de brincar com espigas de milho. Na juventude, chegou a arriscar a sorte na cidade de São Paulo, onde vivenciou a boemia paulistana, em noites de música e poesia ao lado de nomes como Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Jorge Costa, entre outros.
Seus poemas foram musicados por muitos artistas araraquarenses, como Kris Pires, Vinha Haddad e Teroca. Ao lado do parceiro Rogério Nóia, lançou o disco “Poetas das Vilas”, homenagem a José Roberto Terarolli, e também participou, em 2012, do programa Sr. Brasil, apresentado por Rolando Boldrin, na TV Cultura.
Sua música “Poeta Sem Rumo”, escrita com Flávio Mazzaferro da Costa e Vera Cecília de Arantes Fernandes Costa, foi finalista do Festival de Música Autoral de Araraquara (Fema) de 2019. A interpretação ficou a cargo de Maurício Pires.
Pedro foi um sambista e poeta araraquarense, personalidade marcante do bairro da Vila Xavier e figura proeminente na vida boêmia e cultural da cidade. Ao longo de sua carreira, compôs mais de 80 obras e seus poemas foram musicados por diversos artistas. Spiga faleceu no dia 13 de janeiro deste ano.
A programação completa da 1ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Municipais pode ser conferida abaixo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Prefeitura informou, em resposta ao Requerimento nº 891/2025, enviado pela vereadora Maria Paula (PT), que prevê o investimento de R$ 3,7 milhões para iluminação em LED para o está...
Um grupo de vereadores participou na tarde da quinta-feira (24), a convite de técnicos e técnicas de enfermagem da rede do município, de reunião envolvendo representantes dos funcio...
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma Indicação à Prefeitura solicitando a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de ampliar o horário de funcionamento da Farmácia Ce...
A Indicação nº 3368/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), solicita que Prefeitura realize melhorias na sinalização da Alameda Rogerio Pinto Ferraz, na Vila Harmonia, em f...
O tráfego da Rua Caetano Nigro, no bairro Vila Girassol, foi tema da Indicação nº 3332/2025. O documento, de autoria do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), sugere que a Prefeit...
Escolas e centros de educação de Araraquara contam com 1.528 professores e 1.163 agentes educacionais. No entanto, levantamentos internos realizados pela Secretaria Municipal da Educ...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.