Notícias



Sessão desta terça-feira (22) vota Semana Preta Gil e Teste do Pezinho ampliado

Dia da Fundação do Baile do Carmo e proibição de nomear condenados por crimes ambientais para cargos comissionados e de confiança também estão na pauta da sessão

758


Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votados. É possível que outros projetos, que ainda estão sendo analisados pelas comissões permanentes, sejam incluídos no decorrer da sessão.

 

O Plenário debaterá e votará a proposta da vereadora Filipa Brunelli (PT) de oficializar a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorretal – “Preta Gil”. O projeto tramita na Casa desde fevereiro e deveria ser votado na semana passada, mas foi retirado da pauta para ajustes na redação.

 

A artista e empresária faleceu no domingo (20) em decorrência de complicações da doença. A semana deve ser marcada por palestras, campanhas de conscientização sobre fatores de risco, além de incentivar a realização de exames como colonoscopia e sangue oculto nas fezes, que são importantes para a prevenção e o diagnóstico precoce.

 

Ainda na área da saúde, a vereadora Fabi Virgílio (PT) propõe a implementação do Teste do Pezinho em modalidade ampliada na rede pública de saúde do município, de acordo com a Lei federal nº 14.154/2021. Atualmente, são seis as doenças rastreadas pelo exame oferecido nas unidades de saúde. A legislação determina que o número de doenças detectadas seja ampliado, chegando a 50, por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).

 

O Teste do Pezinho ampliado ajuda a diagnosticar condições de saúde genéticas, infecciosas e metabólicas em recém-nascidos que, inicialmente, não apresentam sintomas detectáveis, permitindo o diagnóstico precoce e o início do tratamento já nos primeiros dias de vida do bebê. Isso aumenta sua qualidade de vida e as chances de cura.

 

A instituição do Dia de Fundação da Festa Baile do Carmo e seus eventos – 16 de julho de 1888 é a proposta do vereador Aluisio Boi (MDB). A Festa Baile do Carmo é uma forma de resistência, fortalecimento e valorização cultural da comunidade negra araraquarense que reúne todos os anos mais de 30 mil participantes com a programação da “Semana Cultural Festa Baile do Carmo”.

 

Para apoiar a aprovação do Projeto de Lei, a cientista social Alessandra Laurindo ocupará a Tribuna Popular para falar sobre o tema, credenciada pela Associação para Preservação, Resgate e Resistência da Cultura Afro-Brasileira de Araraquara (Apprecaba), da qual é diretora cultural.

 

O vereador Michel Kary (PL) propõe a proibição de nomear pessoas condenadas por crimes contra o meio ambiente para o exercício de cargos em comissão ou funções de confiança pela Prefeitura, fundações e autarquia.

 

A vereadora Filipa Brunelli apresenta ainda o projeto que institui a Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada Frente Parlamentar em Defesa e Proteção dos Animais. O objetivo da Frente Parlamentar é promover debates e propostas legislativas voltadas à defesa, ao bem-estar e à proteção dos animais.

 

Prefeitura

Dois projetos da pauta foram enviados pela Prefeitura. O primeiro trata de alterações na estrutura do Conselho Municipal do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, para adequá-lo à atual estrutura administrativa do Executivo.

 

O segundo autoriza a abertura de um crédito adicional especial no valor de R$ 25.200,00 para despesas da Banda Marcial “Olávio Felippe”. A Prefeitura explica que, na prática, trata-se de um remanejamento de recursos atualmente alocados na Secretaria de Cultura para o orçamento do Fundo Social de Solidariedade, que passará a coordenar as atividades do projeto, dado que a banda, para além da manifestação artística e cultural, é também um instrumento de inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

 

Requerimentos

Três requerimentos serão apreciados para encaminhamento a instituições externas à Prefeitura.

 

Volta a Plenário a Moção de Repúdio à taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil e manifestação de apoio ao Governo Federal e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A propositura, elaborada pelo vereador Alcindo Sabino (PT), teve votação prejudicada na semana passada devido a um empate entre votos a favor e abstenções.

 

Uma Moção de Repúdio à influenciadora Antônia Fontanelle por declarações de cunho racista e transfóbico contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) será apresentada pela vereadora Filipa Brunelli.

 

Por fim, a vereadora Fabi Virgílio e a Comissão Especial de Estudos – Direitos das Mulheres e das Meninas propõem uma Moção de Repúdio à realização da 5ª Conferência Estadual de Mulheres de forma remota.

 

A Sessão Ordinária tem início às 15 horas e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro/NET, YouTube e Facebook.


Publicado em: 21 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

PAT (12/08/25)

12 de agosto de 2025

O PAT Araraquara está com vagas abertas para diferentes áreas, incluindo auxiliar administrativo, auxiliar de refrigeração, auxiliar operacional para jardinagem, babá, cozinheiro(a) PCD para mercad...



Arte & Gastrô (12/08)

12 de agosto de 2025

A 3ª edição da Feira Arte & Gastrô será realizada neste domingo (17), das 15h às 21h, na Praça do Faveral, reunindo mais de 90 expositores de economia criativa com artesanato, brechó, discos de vin...



Pedidos de isenção (12/08)

12 de agosto de 2025

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abre, nesta terça-feira (12), o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026,...



Agosto Lilás 2025 (12/08)

12 de agosto de 2025

Como parte da campanha Agosto Lilás 2025, a Prefeitura de Araraquara realiza uma série de rodas de conversa conduzidas pelas psicólogas do Centro de Referência da Mulher (CRM) com beneficiários do...



Acúmulo de água na Avenida Matão causa transtornos na Vila Xavier

12 de agosto de 2025

Após fiscalizar o cruzamento da Avenida Matão com a Rua Presidente João Belchior Marques Goulart, na Vila Xavier, juntamente com o engenheiro civil e chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viári...



Obras não iniciadas do OP são fiscalizadas por meio de Requerimento

12 de agosto de 2025

Buscando mais transparência sobre políticas de participação popular e realização de obras públicas, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), enviou à Prefeitura u...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!