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Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, contou, com a participação de 35 escolas e mais de 900 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Durante seis meses, os jovens visitaram a Casa de Leis e acompanharam diversas atividades, como cursos e oficinas, que antecederam a escolha das instituições selecionadas para a etapa final do programa, com 18 escolas. Cada estabelecimento de ensino indicou dois estudantes, que atuaram como vereadores mirins - sendo um titular e outro suplente - apadrinhados ou amadrinhados por um vereador ou vereadora.
A sessão contou com a apresentação de 13 indicações, quatro requerimentos e um Projeto de Lei (veja a lista completa no final da matéria), seguindo os trâmites previstos no Regimento Interno do Legislativo. Todas as proposituras aprovadas pelo PJ serão encaminhadas ao Poder Executivo, por meio da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal.
Os trabalhos foram presididos por Gael Estevão Barbosa Curto, da Escola Estadual “Professor Urias Braga Costa”, escolhido durante os ensaios do projeto, assim como Lorena Vitória de Jesus Barbosa, da Escola Estadual “Professora Maria Isabel Rodrigues Orso”, vice-presidenta; Sophia Gimenes de Oliveira, da Escola Estadual “Professor Antonio dos Santos”, 1ª secretária; e Miguel Rodrigues Alves, da Escola Estadual “Dorival Alves”, 2º secretário.
Presidente mirim por um dia, Gael avalia sua atuação no PJ, assim como a oportunidade de representar sua escola na Casa de Leis. “O Urias ter sido sorteado foi uma coisa muito boa, pois neste ano eu acordei politicamente. Tive a oportunidade de vir aqui, ser o presidente das pessoas que fizeram esses projetos tão legais e revolucionários aqui para a cidade”, comentou.
Paulo Landim (PT), presidente da Câmara Municipal, agradeceu o empenho de toda equipe da EL e reconheceu a importância da iniciativa para a comunidade escolar. “Essa sessão do Parlamento Jovem é mais uma prova de que estamos no caminho certo, pois se trata de um projeto que, há anos, nos enche de orgulho e de esperança, proporcionando aos jovens uma experiência única de formação política”.
“Vocês são as estrelas, a geração do amanhã e, estando aqui hoje, plantarão as sementinhas nos próximos alunos do nono ano e, só assim, poderemos entender melhor o que acontece na política”, afirmou Luna Meyer (MDB), presidenta da Escola do Legislativo, em sua fala de encerramento.
Márcia Maria da Costa, coordenadora executiva de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal da Educação, parabenizou todos os envolvidos, lembrando que “nunca é demais falar do papel importante que cumpre o Parlamento Jovem, que é educar politicamente a juventude, em um tempo tão complexo e difícil”.
Para a professora Carla Cernev Grassi, que representou a Diretoria de Ensino da região de Araraquara, o projeto é um grande motivo de orgulho para a população e que precisa ter continuidade. “Nós desejamos que isso não pare por aqui, que outros sigam nesse caminho, sempre em busca de uma sociedade mais igualitária e para o bem de todos”.
Ao final da sessão, transmitida ao vivo pela TV Câmara no Facebook e YouTube, os alunos ainda receberam um certificado pela participação no projeto. Além dos vereadores oficiais e mirins, estiveram presentes no evento diretores e representantes das escolas, professores e familiares dos estudantes.
Proposituras apresentadas pelos estudantes na sessão do Parlamento Jovem:
Indicações
Emef “Olga Ferreira Campos” (Jardim Universal) – alunas: Yasmmin Andrades Salwaninin e Maria Eduarda Silva Raimundo: averiguação da possibilidade de implementação de um projeto de “Inovação Cultural”.
Emef “Ruth Villaça Correia Leite Cardoso” (Jardim Maria Luiza) – alunos: Emilly Vitória de Lima Ribeiro e José Otávio Zacarias dos Santos: reforma e melhoria da área de lazer localizada na avenida Sargento-Militar Vital Maria Bueno Lopes, nº 2, no bairro Jardim Maria Luiza.
Emef “Professora Gilda Rocha de Mello e Souza” (Jardim Indaiá) – alunos: José Francisco Borges dos Santos e Eduardo Miguel Matos Rufino: inserção do curso de informática básica para os anos finais do Ensino Fundamental nas escolas municipais.
Emef “Waldemar Saffiotti” (Jardim Cruzeiro do Sul) – alunas: Larissa Aparecida da Silva e Isabela Maria Bueno: volta da realização da Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara (Facira).
Emef “Professor Henrique Scabello” (Parque das Hortências) – alunas: Bruna Evellen Lopes de Azevedo e Alana Cristina Américo Queiroz: instalação de placas de aviso, proteção e limpeza na Sapolândia, localizada no Jardim das Hortênsias.
EE “Professor Urias Braga Costa” (Jardim Morumbi) – alunos: Gael Estevão Barbosa Curto e Nicole Vitória Gomes Martello: reflorestamento de áreas recentemente atingidas por queimadas que atingiram escolas e bairros da cidade.
EE “Professora Lysanias de Oliveira Campos” (Vila Xavier) – alunos: Nicolas Emanuel Soares Marques e Karen da Silva Mattos: adição de elementos gráficos (cartoon, histórias em quadrinhos, etc) e vídeos curtos informativos nas redes sociais da Prefeitura, para facilitar o entendimento das informações, principalmente, como são investidos os impostos e taxas recolhidas pelo Município.
EE “Professor Antônio dos Santos” (Jardim das Estações) – alunas: Sophia Gimenes de Oliveira e Sarah Gimenes de Oliveira: revitalização ao longo da rua Rogério Baptista da Cruz, situada na Vila Xavier.
EE “João Manoel do Amaral” (Jardim Primavera) – alunos: Gustavo Felipe Souza Stencel e João Vitor Santagnelo Nogueira: reorganização da sinalização e presença de Guarda Civil em frente à EE “João Manoel do Amaral”.
EE “Dorival Alves” (Vila Xavier) – alunos: Miguel Rodrigues Alves e Giovanni de Oliveira Genúcio: realização de uma feira beneficente em prol das ONGs protetoras dos animais em Araraquara, a ser promovida anualmente/semestralmente, no Parque Infantil.
EE “Professora Maria Isabel Rodrigues Orso” (Adalberto Roxo) – alunas: Lorena Vitória de Jesus Barbosa e Maria Rita Bueno da Silva: instalação de um semáforo em frente à escola.
EE “Professora Ergília Micelli” (Selmi Dei) – alunos: Yann Pereira Gonçalves e Denilson Gabriel Teófilo: construção de rampas de acesso para deficientes físicos e melhorias na sinalização da rua Dr. José de Freitas Madeira.
Colégio Objetivo Araraquara – alunos: Maria Isabella Quintilho Pereira e Gabriela Cortez Braga: instalação, por parte dos imóveis não residenciais, de lixeiras de acesso público aos transeuntes, preferencialmente, no passeio público fronteiro aos seus estabelecimentos.
Requerimentos
Emef “Professor Hermínio Pagotto” (Assentamento Bela Vista) – alunos: Francieli da Costa Silva e Victor Hugo Silva e Silva: solicita informações sobre transporte escolar nos lotes do Assentamento Bela Vista até a Emef do Campo “Hermínio Pagotto”.
Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) “Irmã Edith” – alunas: Ana Júlia de Oliveira e Amanda Oliveira Santana: solicita informações sobre a qualidade de atendimento nas UPAs, quanto ao acesso da população mais vulnerável, formação continuada dos funcionários que trabalham diretamente com o público e os canais de reclamação.
Emef “Professor Luiz Roberto Salinas Fortes” (Residencial Paraíso) – alunas: Beatriz Bransford Ferreira e Raika Geovanna Gomes Oliveira: solicita informações sobre o prazo de entrega e o cronograma da obra de reforma da Emef “Professor Luiz Roberto Salinas Fortes”.
EE “Professora Letícia Godoy Bueno de Carvalho Lopes” (Jardim das Roseiras) – alunos: Maria Victoria Cicone Zavatti e Flavio Eduardo Solcia: solicitação e requerimento de formação das Brigadas de Incêndio Civil voluntárias.
Projeto de Lei
EE “Professor Augusto da Silva César” (São José) – alunos: Kevin Douglas da Silva e Antonio Carlos Spitz dos Santos: institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia Municipal de Conscientização e Combate ao Furto”, a ser celebrado anualmente no dia 13 de novembro.
Publicado em: 01 de novembro de 2024
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Categoria: Escola do Legislativo
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