46
A 46ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, a primeira deste ano, realizada nesta terça-feira (20), teve aprovação de sessões itinerantes do Legislativo e regras sobre uso de praças públicas.
Também foram aprovadas propostas sobre política de apoio à comunidade LGBTQIA+, liberação de recursos, licença ao prefeito Dr. Lapena (PL), datas comemorativas, denominações de vias públicas, além de uma homenagem. No total, 26 projetos e dois Requerimentos foram acatados pelos parlamentares.
Sessões itinerantes
Um dos projetos aprovados, em primeira discussão, foi a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2025, que modifica a Lei Orgânica do Município de Araraquara de modo a não impedir a realização de sessões itinerantes pelo Legislativo.
A autoria é de Guilherme Bianco (PCdoB), Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Marcão da Saúde (MDB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT).
O objetivo é aproximar o trabalho dos vereadores da população. “Sessões e atividades da Câmara Municipal são levadas até os bairros e comunidades, facilitando o acesso de quem tem dificuldade de locomoção ou não conhece bem como funciona o Poder Legislativo”, aponta a justificativa.
Para ser aprovada em definitivo pela Câmara, a proposta precisa de mais um turno de discussão e votação – provavelmente na próxima semana. Futuramente, as regras específicas sobre as sessões itinerantes precisariam ser aprovadas em outro texto.
Praças públicas
Os vereadores aprovaram, em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, de Fabi Virgílio e Aluisio Boi, o qual permite a utilização de praças para colocação de mesas e cadeiras por estabelecimentos comerciais.
Para isso, o texto altera dispositivos de três normas que estão atualmente em vigor: Lei Complementar n° 18/1997 (Código de Posturas), Lei Complementar nº 542/2009 (que dispõe sobre o uso de espaços públicos por estabelecimentos) e Lei Complementar n° 950/2021 (regras sobre food trucks).
Segundo os autores, o intuito é explicitar que as leis dizem respeito também às praças – atualmente, o termo empregado é “áreas públicas”. Conforme já determina a legislação, o uso dos espaços continuará dependendo de autorização do Executivo. Além disso, o uso das praças não poderá “perturbar o ordenamento ou o interesse público” e os responsáveis deverão se responsabilizar pela limpeza dos locais.
O texto depende de aprovação em segundo turno, devendo retornar na próxima semana.
Inclusão da população LGBTQIA+
Foi aprovado o Substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei nº 165/2025, de Filipa Brunelli, que institui o “Selo Empresa Amiga da Diversidade Sexual e de Gênero”. O texto reconhece e incentiva as empresas que adotarem, em Araraquara, políticas de promoção de igualdade e inclusão de pessoas LGBTQIA+.
O selo poderá ser concedido a firmas que mantiverem pessoas LGBTQIA+ em seus quadros; promoverem campanhas internas e/ou externas de sensibilização sobre diversidade sexual e de gênero; adotarem políticas de combate à LGBTfobia e respeito à identidade de gênero e orientação sexual no ambiente de trabalho; e se comprometerem com o uso do nome social e respeito à identidade de gênero das pessoas trans e travestis.
Licença do prefeito
A Câmara aprovou também o Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2026, assinado pela Mesa Diretora, que concede ao prefeito Dr. Lapena (PL) licença no período de 30 de janeiro a 13 de fevereiro para que o chefe do Executivo se ausente do país por interesse particular.
Créditos e recursos
A Sessão Ordinária teve aprovação de oito projetos, encaminhados pela Prefeitura à Casa de Leis, que liberam verbas, abrem crédito ou remanejam recursos do Orçamento.
Datas comemorativas
Quatro projetos aprovados na Sessão estabelecem datas comemorativas:
Denominação de vias públicas
A denominação de vias públicas foi objeto de nove projetos aprovados pelos vereadores nesta terça-feira.
Homenagem
Foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 48/2025, de Coronel Prado, para concessão da honraria Cidadã Araraquarense a Danitielle de Oliveira Pereira, que trabalha na empresa CPFL Paulista.
Grande Expediente
O Grande Expediente teve aprovação de dois Requerimentos, ambos de autoria de Guilherme Bianco:
Tribuna Popular
Na Tribuna Popular, Tatiana Rodrigues Pereira Nunes, em iniciativa do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), discorreu sobre a Lei Federal nº 15.326/2026, que busca valorizar os educadores que atuam na educação infantil, e pediu aplicação da norma em Araraquara.
Como rever
A Sessão Ordinária foi transmitida ao vivo e pode ser revista no YouTube e no Facebook da Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Informações sobre a Resolução nº 04/2025 da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – “Vovó Mocinha” (Fungota), responsável pela Maternidade Gota de Leite, foram solicitadas pela vereadora Fabi Vir...
A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa, foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (20)....
A intensificação das rondas e a presença regular da Guarda Civil Municipal (GCM) no Residencial Parque São Lucas, na região do Jardim Roberto Selmi Dei, são sugeridas em Indicação enviada ao Execut...
Até sexta-feira (23), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraqua...
Os Núcleos de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de Iniciação Teatral, Encenação e Vivência Teatral, voltados a diferentes faixas etárias e níveis de...
A Prefeitura informou que as carteirinhas para uso das piscinas do Parque Pinheirinho estão sendo confeccionadas em dias e horários específicos. O atendimento ocorre às quartas e sextas-feiras, das...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.