1230
Em janeiro, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou o Requerimento nº 27/2022, pedindo informações ao Executivo sobre o estado de abandono do imóvel localizado na Avenida Alfredo Coelho de Oliveira, na Vila Nossa Senhora do Carmo, e sobre a destinação do local após a encampação.
O parlamentar considerou que o imóvel havia sido doado pelo município, por meio da Lei nº 3.534/1988 para o Centro de Educação Profissionalizante de Araraquara (Cepar). Contudo, Garrido alegou que o local foi abandonado, perdendo sua finalidade inicial e se tornando um problema no bairro, com mato alto e grande quantidade de entulho, além da proliferação de pestes prejudiciais à saúde humana.
O vereador afirmou que, por estar nas condições citadas acima há vários anos, o município havia requerido a encampação do imóvel, com base na Lei do Instituto do Abandono.
Em resposta prestada pelo Executivo ao Requerimento nº 616/2020, do vereador Gerson da Farmácia (MDB), foi previsto que no local seria construído o Novo Núcleo de Gestão Ambulatorial (NGA-3), e o projeto estava sendo desenvolvido pela empresa contratada Exata Engenharia e Comércio Ltda. No entanto, segundo Garrido, a resposta não se manteve e a situação de abandono persiste, assim como os problemas dela decorrentes e as reclamações dos munícipes, cita ele no requerimento.
Por fim, foi ainda argumentado pelo vereador que a encampação pelo Poder Público de propriedade privada em situação de abandono sugere que o imóvel seja utilizado para prestação de serviços públicos em prol da coletividade, não sendo coerente com a situação atual de falta de manutenção do local.
Em resposta, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos declarou que o local foi, de fato, destinado para a implantação do NGA-3, como mencionado anteriormente, e do Ambulatório Trans. A Ordem de Serviço, segundo a mesma Secretaria, foi emitida em setembro de 2021 e as obras estão sendo executadas em ritmo normal.
Foi esclarecido que os documentos do processo podem ser acessados na íntegra no Portal de Transparência do município de Araraquara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...
A Indicação nº 5073/2025, enviada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), à Prefeitura, pede que seja realizado serviço de manutenção no telhado do Ginásio de Ginástica...
A Câmara de Araraquara aprovou, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, na tarde desta quarta-feira (5), na 12ª Sessão Extraordinária – o texto segue agora para sanção do prefei...
No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da...
Informações detalhadas sobre a frota de veículos em operação no transporte coletivo de Araraquara foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), por meio do Requerimento n...
A Praça dos Advogados, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, entre as avenidas Dr. Agostinho Tucci e Casemiro Perez, na Vila Harmonia, recebe no domingo (9), das 16 às 21 horas, mais uma edição da...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.