Notícias



Situação estrutural de viadutos de Araraquara é acompanhada pelo MP

Órgão atendeu pedido do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), que vem solicitando ações da Prefeitura nos últimos anos

Publicado por: Foto: ACidadeON Araraquara

1374


A situação estrutural de viadutos e pontilhões de Araraquara está sendo acompanhada pelo Ministério Público. O órgão foi procurado pelo vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), que desde 2021 solicita informações da Prefeitura e indica a necessidade de reformas nesses locais.

 

Atendendo representação do vereador, o 2º Promotor de Justiça, José Carlos Monteiro, abriu Procedimento Administrativo de Acompanhamento com a finalidade de verificar as providências que serão adotadas pelo Município para observar o estado de conservação e a eventual necessidade de obras de manutenção nos viadutos da Avenida Barroso e da Avenida 22 de Agosto.

 

Desde 2021, Lineu tem questionado a Prefeitura sobre a situação de viadutos e pontilhões. No Requerimento nº 1215/2021, o vereador pediu informações e laudos de quatro viadutos: Avenida Barroso, Avenida 22 de Agosto, Alameda Paulista e Avenida Santo Antônio. O Município respondeu com laudos da 22 de Agosto e da Barroso, de 2019, apontando detalhes técnicos que precisavam ser corrigidos.

 

No Requerimento nº 8/2022, o parlamentar pediu informações sobre a necessidade de instalação de gradil de proteção em viadutos e pontilhões.

 

Em maio de 2022, Lineu enviou representação ao Ministério Público sobre o pontilhão que liga a Avenida São Paulo à Avenida Santo Antônio, já que esse laudo não havia sido enviado pelo Município no Requerimento de 2021. Com o envio do laudo, feito em 2019, a representação foi arquivada.

 

Pela Indicação nº 5170/2022, o vereador sugeriu a proposição de um Projeto de Lei que torne obrigatória a realização de perícia anual em pontes e viadutos do sistema viário do município. A Prefeitura respondeu que essas estruturas são vistoriadas regularmente e, em caso de necessidade, é contratado laudo especializado para cada caso. Um plano de ação da Defesa Civil também tem essa finalidade.

 

No Requerimento nº 3/2023, Lineu pede a apresentação de laudo de vistoria realizada na Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Avenida 36), onde a estrutura sobre o Ribeirão das Cruzes se rompeu em dezembro de 2022, e em pontes, viadutos e similares do município. Os relatórios de atendimento foram encaminhados pela Prefeitura.

 

Pela Indicação nº 2604/2023, o parlamentar novamente alertou para a urgente instalação de gradil de proteção em viadutos e pontilhões da cidade.

 

No último mês de junho, a Câmara aprovou projeto de lei da Prefeitura para abertura de crédito no valor de R$ 1.114.157,72 para instalação de gradil metálico nos pontilhões da Barroso e da 22 de Agosto.

 

Após essa aprovação, Lineu protocolou o Requerimento nº 454/2023 e questionou à Prefeitura se o projeto técnico já foi elaborado, se há previsão de prazo para o processo licitatório e qual a expectativa de quando o serviço estará finalizado.

 

“A fiscalização que realizamos é para conhecermos a situação dos pontilhões e viadutos de Araraquara. Vamos continuar cobrando ações rápidas da Prefeitura para a execução dessas obras estruturais que ampliem a segurança da nossa população que trafega por esses locais”, afirma o vereador.


Publicado em: 21 de julho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Instalação de corrimãos nas escadarias do Palacete das Rosas é proposta à Prefeitura

29 de janeiro de 2026

O vereador Marcelinho (Progressistas), em Indicação à Prefeitura de Araraquara, sugere a elaboração de estudo técnico para possível instalação de corrimãos nas escadarias externa e interna do Palac...



Indicação pede regulamentação do programa ‘Tratamento Fora do Domicílio’ em Araraquara

29 de janeiro de 2026

Criado por meio de uma Portaria do Ministério da Saúde em 1999, o Programa “Tratamento Fora do Domicílio” (TFD) ainda não está disponível para a população de Araraquara, fato que motivou a vereador...



Programa de ensino musical em escolas municipais é aprovado na Câmara

28 de janeiro de 2026

    A criação do “Programa Mais Música nas Escolas”, voltado para o ensino da teoria e prática musical nas unidades da rede pública municipal, foi autorizada durante a Sessão Ordinária realizada...



Vereadores criam Câmara Técnica para estudar viabilidade de piso salarial de agentes de educação

28 de janeiro de 2026

  Os vereadores de Araraquara aprovaram, na Sessão Ordinária de terça-feira (27), a criação de uma Câmara Técnica com o objetivo de estudar a viabilidade e propor medidas para implantação do piso...



Projeto que autoriza mesas e cadeiras de bares e restaurantes em praças públicas é aprovado na Câmara

28 de janeiro de 2026

  Na tarde de terça-feira, o Plenário da Câmara autorizou, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, permitindo que estabelecimentos comerciais coloquem mesas e cadeiras em praça...



Frente parlamentar dos idosos pede continuidade de projeto social, esportivo e cultural na região Norte

28 de janeiro de 2026

  A Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos protocolou duas Indicações solicitando que a Prefeitura dê continuidade a um projeto social, esportivo e cultural desenvolvido n...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!