Notícias



Solenidade oficializa chegada do PrEP a Araraquara

Representando a Câmara Municipal, vereadora Filipa Brunelli (PT) destacou conquista

1544


Uma solenidade realizada na tarde da segunda-feira (4), na Prefeitura, marcou o lançamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no serviço público de Araraquara, que entrará em vigor nesta terça-feira (5). A vereadora Filipa Brunelli (PT), que representou a Câmara Municipal no evento, já havia destacado a importância da implantação do programa na Indicação nº 2.277/2021, em maio do ano passado.

A PrEP é uma estratégia de prevenção ao vírus do HIV, e consiste no uso diário e contínuo de um medicamento composto por Tenofovir e Entricitabina. O tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para homens que têm relações sexuais com outros homens, pessoas transexuais, profissionais do sexo e indivíduos que se relacionam com uma pessoa que vive com o vírus (casais sorodiferentes).

Filipa celebrou a chegada do PrEP na cidade e declarou que espera que outros métodos de prevenção sejam lançados em breve: “Toda a tecnologia que for criada para prevenir o vírus do HIV/Aids tem que ser implantada nos municípios”.

A responsável pelo Programa IST/Aids no município, Saliane Ribeiro, explicou um pouco sobre como funcionará o PrEP em Araraquara. Segundo ela, o medicamento será distribuído em cinco polos estratégicos da cidade: no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), no Cruzeiro do Sul, no Selmi Dei e no Indaiá. “Hoje estamos muito felizes por disponibilizar mais esse elo da mandala de prevenção e esperamos que esse elo possa beneficiar muitas pessoas", finalizou.

Albert Andreone, responsável pelo Programa Close na Prevenção, frisou que o projeto tem a intenção de atingir o máximo de pessoas possível, especialmente na periferia, onde há uma alta demanda. Ele ainda comentou sobre a importância da união para que o PrEP seja próspero: “A gente quer que toda a gestão e que todas as secretarias sejam multiplicadoras desse projeto”.

A coordenadora do Centro de Referência e Tratamento IST/Aids, Maria Clara Gianna, argumentou que, para além do PrEP, é necessário que as pessoas recebam apoio e acolhimento. “Não adianta ter medicamento se a gente não discute direitos humanos e inclusão.”

Ela ainda destacou a participação dos enfermeiros no projeto. “A enfermagem é fundamental para que a gente avance no quesito de políticas públicas”.

Enfermeira responsável pelo atendimento de IST/Aids, Marisa Monteiro, seguiu a mesma linha. “Temos enfermeiros na linha de frente que tratam desse assunto de forma muito linda e responsável.”

A coordenadora da Atenção Básica, Talitha Martins, representando a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, agradeceu a equipe envolvida na chegada do PrEP. “Isso me dá muito orgulho e me faz acreditar que a gente pode avançar cada vez mais em Araraquara.”

O vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), representando o prefeito Edinho Silva (PT), finalizou a solenidade. “Isso tudo, que é feito com amor e dedicação, vem para engrandecer o município e salvar muitas vidas.”

Também estavam presentes no evento a vice-presidenta da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Thainara Faria (PT), a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, e o gerente de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Marco Riba.


Publicado em: 06 de abril de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Diploma de Reconhecimento Público é entregue ao Ciesp de Araraquara

14 de janeiro de 2026

Diploma de Reconhecimento Público foi entregue ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Araraquara na tarde desta quarta-feira (14). A honraria foi concedida em 2024, por iniciati...



Frota de ônibus que atende a linha Valle Verde/Via Roxo precisa ser ampliada

14 de janeiro de 2026

A necessidade de ampliar a frota que atende a linha Valle Verde/Via Roxo, que passa pelo Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo, é tema da Indicação nº 300/2025, enviada pelo vereador Alcindo...



Documento pede que Prefeitura pague benefícios suspensos durante a pandemia

14 de janeiro de 2026

A implantação de medidas administrativas para o pagamento retroativo aos servidores públicos municipais que tiveram benefícios congelados durante o estado de calamidade pública da Covid-19 foi suge...



Tarifa Social (14/01)

14 de janeiro de 2026

A Tarifa Residencial Social do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (Daae) concede desconto de até 50% na conta de água para famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita de...



Concurso Marchinhas

14 de janeiro de 2026

Estão abertas, até 26 de janeiro, as inscrições para o 3º Concurso de Marchinhas “Oswaldo da Silva, o Seu Bogé”, que será realizado no dia 8 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Praça das Bandei...



Edital músicos (até 28/01)

14 de janeiro de 2026

Foi divulgado o chamamento público para a seleção de apresentações musicais que irão compor a programação oficial do Carnaval 2026 – Tradição da Alegria, marcado para o dia 17 de fevereiro, a parti...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!