Notícias



Solenidade oficializa chegada do PrEP a Araraquara

Representando a Câmara Municipal, vereadora Filipa Brunelli (PT) destacou conquista

323


Uma solenidade realizada na tarde da segunda-feira (4), na Prefeitura, marcou o lançamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no serviço público de Araraquara, que entrará em vigor nesta terça-feira (5). A vereadora Filipa Brunelli (PT), que representou a Câmara Municipal no evento, já havia destacado a importância da implantação do programa na Indicação nº 2.277/2021, em maio do ano passado.

A PrEP é uma estratégia de prevenção ao vírus do HIV, e consiste no uso diário e contínuo de um medicamento composto por Tenofovir e Entricitabina. O tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para homens que têm relações sexuais com outros homens, pessoas transexuais, profissionais do sexo e indivíduos que se relacionam com uma pessoa que vive com o vírus (casais sorodiferentes).

Filipa celebrou a chegada do PrEP na cidade e declarou que espera que outros métodos de prevenção sejam lançados em breve: “Toda a tecnologia que for criada para prevenir o vírus do HIV/Aids tem que ser implantada nos municípios”.

A responsável pelo Programa IST/Aids no município, Saliane Ribeiro, explicou um pouco sobre como funcionará o PrEP em Araraquara. Segundo ela, o medicamento será distribuído em cinco polos estratégicos da cidade: no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), no Cruzeiro do Sul, no Selmi Dei e no Indaiá. “Hoje estamos muito felizes por disponibilizar mais esse elo da mandala de prevenção e esperamos que esse elo possa beneficiar muitas pessoas", finalizou.

Albert Andreone, responsável pelo Programa Close na Prevenção, frisou que o projeto tem a intenção de atingir o máximo de pessoas possível, especialmente na periferia, onde há uma alta demanda. Ele ainda comentou sobre a importância da união para que o PrEP seja próspero: “A gente quer que toda a gestão e que todas as secretarias sejam multiplicadoras desse projeto”.

A coordenadora do Centro de Referência e Tratamento IST/Aids, Maria Clara Gianna, argumentou que, para além do PrEP, é necessário que as pessoas recebam apoio e acolhimento. “Não adianta ter medicamento se a gente não discute direitos humanos e inclusão.”

Ela ainda destacou a participação dos enfermeiros no projeto. “A enfermagem é fundamental para que a gente avance no quesito de políticas públicas”.

Enfermeira responsável pelo atendimento de IST/Aids, Marisa Monteiro, seguiu a mesma linha. “Temos enfermeiros na linha de frente que tratam desse assunto de forma muito linda e responsável.”

A coordenadora da Atenção Básica, Talitha Martins, representando a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, agradeceu a equipe envolvida na chegada do PrEP. “Isso me dá muito orgulho e me faz acreditar que a gente pode avançar cada vez mais em Araraquara.”

O vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), representando o prefeito Edinho Silva (PT), finalizou a solenidade. “Isso tudo, que é feito com amor e dedicação, vem para engrandecer o município e salvar muitas vidas.”

Também estavam presentes no evento a vice-presidenta da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Thainara Faria (PT), a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, e o gerente de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Marco Riba.


Publicado em: 06 de abril de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

22 de novembro de 2024

Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...



Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!