Notícias



Solenidade oficializa chegada do PrEP a Araraquara

Representando a Câmara Municipal, vereadora Filipa Brunelli (PT) destacou conquista

1080


Uma solenidade realizada na tarde da segunda-feira (4), na Prefeitura, marcou o lançamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no serviço público de Araraquara, que entrará em vigor nesta terça-feira (5). A vereadora Filipa Brunelli (PT), que representou a Câmara Municipal no evento, já havia destacado a importância da implantação do programa na Indicação nº 2.277/2021, em maio do ano passado.

A PrEP é uma estratégia de prevenção ao vírus do HIV, e consiste no uso diário e contínuo de um medicamento composto por Tenofovir e Entricitabina. O tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para homens que têm relações sexuais com outros homens, pessoas transexuais, profissionais do sexo e indivíduos que se relacionam com uma pessoa que vive com o vírus (casais sorodiferentes).

Filipa celebrou a chegada do PrEP na cidade e declarou que espera que outros métodos de prevenção sejam lançados em breve: “Toda a tecnologia que for criada para prevenir o vírus do HIV/Aids tem que ser implantada nos municípios”.

A responsável pelo Programa IST/Aids no município, Saliane Ribeiro, explicou um pouco sobre como funcionará o PrEP em Araraquara. Segundo ela, o medicamento será distribuído em cinco polos estratégicos da cidade: no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), no Cruzeiro do Sul, no Selmi Dei e no Indaiá. “Hoje estamos muito felizes por disponibilizar mais esse elo da mandala de prevenção e esperamos que esse elo possa beneficiar muitas pessoas", finalizou.

Albert Andreone, responsável pelo Programa Close na Prevenção, frisou que o projeto tem a intenção de atingir o máximo de pessoas possível, especialmente na periferia, onde há uma alta demanda. Ele ainda comentou sobre a importância da união para que o PrEP seja próspero: “A gente quer que toda a gestão e que todas as secretarias sejam multiplicadoras desse projeto”.

A coordenadora do Centro de Referência e Tratamento IST/Aids, Maria Clara Gianna, argumentou que, para além do PrEP, é necessário que as pessoas recebam apoio e acolhimento. “Não adianta ter medicamento se a gente não discute direitos humanos e inclusão.”

Ela ainda destacou a participação dos enfermeiros no projeto. “A enfermagem é fundamental para que a gente avance no quesito de políticas públicas”.

Enfermeira responsável pelo atendimento de IST/Aids, Marisa Monteiro, seguiu a mesma linha. “Temos enfermeiros na linha de frente que tratam desse assunto de forma muito linda e responsável.”

A coordenadora da Atenção Básica, Talitha Martins, representando a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, agradeceu a equipe envolvida na chegada do PrEP. “Isso me dá muito orgulho e me faz acreditar que a gente pode avançar cada vez mais em Araraquara.”

O vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), representando o prefeito Edinho Silva (PT), finalizou a solenidade. “Isso tudo, que é feito com amor e dedicação, vem para engrandecer o município e salvar muitas vidas.”

Também estavam presentes no evento a vice-presidenta da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Thainara Faria (PT), a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, e o gerente de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Marco Riba.


Publicado em: 06 de abril de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Inscrições (22/09)

22 de setembro de 2025

Estão abertas as inscrições para o vestibular do primeiro semestre de 2026 das Fatecs do Estado, que serão realizadas exclusivamente pela Internet: https://vestibular.fatec.sp.gov.br/. O valor da t...



Stand-up

22 de setembro de 2025

Nesta quinta-feira (25), às 19h30, no Teatro Municipal, acontecerá o stand-up “Como Seria Nossa Vida?”, do comediante cearense Waton Filho, primeiro humorista surdo de stand-up do Brasil. O espetác...



Atenção redobrada

22 de setembro de 2025

A Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Defesa Civil, informa que há previsão de ocorrência de granizo, tempestades e ventos que podem superar 50 km/h nesta segunda-feira (22). O órgão reforça o...



Secretaria da Saúde apresenta prestação de contas na segunda-feira (29)

22 de setembro de 2025

Na próxima segunda-feira (29), às 15 horas, a Secretaria da Saúde realiza a segunda prestação de contas do ano.   Em Audiência Pública no Plenário da Câmara, a pasta exibe informações sobre ativi...



Repasses para Fundesport no primeiro semestre correspondem a quase 18% do orçamento previsto

22 de setembro de 2025

Entre fevereiro e junho deste ano, R$ 1.675.000 foram repassados pela Prefeitura para a Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport). A informação foi obtida a partir de re...



Áreas degradadas ao redor de rio são constantemente mapeadas, aponta documento

22 de setembro de 2025

A vereadora Fabi Virgílio (PT) questionou a Prefeitura sobre as condições dos recursos hídricos do município, solicitando cópia de estudos técnicos e documentação atualizada sobre o assunto. O pedi...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!