690
A abertura aconteceu na quarta-feira (18) no Plenarinho da Câmara Municipal com a presença da presidente da Escola do Legislativo (EL), vereadora Edna Martins, que destacou a importância da instituição proporcionar aos servidores públicos e cidadãos um maior conhecimento sobre a área que provoca dúvidas aos trabalhadores brasileiros. “Formar agentes disseminadores da política previdenciária para que esses atuem junto às comunidades é um dos papeis da nossa escola”, disse.
No primeiro dia, os participantes puderam conhecer a história da Previdência Social e sua importância, Sistemas Previdenciários no Brasil, Proteção Previdenciária ao Trabalhador e os diversos tipos de segurados. A palestrante foi Elizangela Lelis da Cunha, analista do Seguro Social e coordenadora do PEP da Gerência Executiva de Araraquara.
Ainda na quarta-feira, a palestrante foi Wanda Rossi de Almeida, técnica em Seguro Social da agência de São Carlos abordou questões como as condições para o Reconhecimento dos Direitos, carência, cálculos de auxílio-doença, benefícios, auxílios, aposentadoria por invalidez, salário maternidade, família, pensão por morte, auxílio reclusão, entre outros.
Na sequência questões como acidente de trabalho e perícia médica foram discutidas por Luis Henrique Brandão Falcão, Perito Médico, Cirurgião Vascular, Especialista em perícia médica, médico do trabalho e chefe do SST na Gerência Executiva de Araraquara.
O módulo foi encerrado pela palestrante Cristiane Lopes Carneiro, analista do Seguro Social, terapeuta ocupacional e coordenadora da reabilitação profissional da Gerência Executiva em Araraquara que falou sobre a reabilitação profissional.
Na quinta-feira, Maria Zilda Ribeiro, assistente social e coordenadora do Serviço Social na Gerência Executiva em Araraquara discutiu questões relacionadas aos benefícios assistenciais entre outros, serviço social, BPC- Benefício de Prestação Continuada e quem tem esse direito.
No mesmo dia Osvaldo Magno Freixo, Auditor da Receita Federal falou sobre a filiação e inscrição na Previdência Social, manutenção e perda da qualidade de segurado, plano simplificado e Cadastro Nacional de Informações do Segurado (CNIS).
Elizangela debateu ainda os acordos internacionais, revisão e pagamento de benefícios, representação geral, curatela e tutela.
No último dia de curso, finalizando a programação, Wanda Rossi abordou as questões previdenciárias de proteção do trabalhador rural, os benefícios programados e aposentadoria especial.
Publicado em: 20 de maio de 2016
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com u...
A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com uma abordagem baseada em Neurop...
Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Défic...
Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As ativid...
Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parl...
Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20). Alunos e p...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.