107
O vereador Donizete Simioni (PT) participou de reunião, na tarde do dia 8 de abril, no Plenário da Câmara Municipal, para tratar de processo de tombamento de bens da antiga Usina Tamoio, incluindo ainda o Assentamento Bela Vista e a Fazenda Marilu.
Presentes à reunião estavam representantes da Prefeitura, associação de moradores do Bela Vista, antiga Usina Tamoio, empresa Raízen, hoje detentora do parque industrial da Tamoio, vereador Édio Lopes (PT), historiadores e demais interessados.
Simioni destacou a importância de discutir a preservação destes locais, pelo que eles representam à região e à história de vida doas famílias que neles residiram. Nascido e criado em sessões da antiga Usina Tamoio, ele se comprometeu em fazer o necessário para a conclusão do processo de tombamento, que também inclui bens do Assentamento Bela Vista e a capela da Fazenda Marilu.
O que é tombamento?
O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público, nos níveis federal, estadual ou municipal, cujo objetivo é preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens.
Entenda o processo
O processo de tombamento de bens da Usina Tamoio, que anteriormente seguia pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico Estadual (Condephaat), foi encaminhado em julho do ano passado ao Compphara, conselho municipal responsável pela preservação e tombamento de bens do município, porém sem perspectivas de continuidade.
Simioni e o historiador Rogério Tampellini protocolaram, então, pedido de tombamento dos bens no final de 2014 ao conselho municipal, que, por sua vez, solicitou o encaminhamento de diversos documentos para a instrução do processo.
Com o protocolo do pedido foram surgindo dúvidas, principalmente porque tratam de proprietários distintos, bem como não abrangia todos os bens históricos das propriedades. Daí a necessidade de chamamento dos envolvidos e interessados para dirimir essas dúvidas e complementar o pedido.
Na proposta original foi pedido o tombamento de seis bens: igreja principal, a chaminé e o estádio “Comendador de Freitas” (incluindo campo, arquibancadas e palco de autoridades), bem como a igreja e o casarão da sessão Bela Vista, e ainda a capela da sessão Marilu. Esses bens, hoje, são da iniciativa privada, e parte, são terras federais.
“A reunião foi muito produtiva e podemos, a partir de agora, seguir com o pedido de uma maneira desmembrada, tornando o processo mais fácil, com o consenso de todos”, finalizou Simioni.
Assessoria de gabinete do vereador Donizete Simioni (PT)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oficina Desde pequenos desenhos até as iniciais do seu nome, você pode expressar sua criatividade através da criação de um penduricalho têxtil utilizando tecidos e pontos de bordado! Este é o mome...
Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...
Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...
O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...
No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...
O vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou Requerimento nº 837/2024 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o contrato entre o Executivo e a empresa Estre Ambiental S.A, firmado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.