Publicado por: Foto: Freepik
2064
Em março, o vereador João Clemente (PSDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a ultrassonografia morfológica e a translucência nucal.
No documento, o parlamentar indagou se o ultrassom morfológico é disponibilizado e utilizado em toda a rede pública municipal de saúde; se sim, desde quando é utilizado e, se não, qual a previsão de disponibilização a toda a rede pública municipal de saúde; se o exame de translucência nucal é disponibilizado e utilizado em toda a rede pública municipal de saúde; se sim, desde quando é utilizado o exame de translucência nucal e, se não, qual a previsão de disponibilização a toda a rede pública municipal de saúde.
Em resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Misael Emilio, informou que o ultrassom morfológico é disponibilizado às pacientes acompanhadas pelo Ambulatório de Gestação de Alto Risco (Agar), indicadas devido a suas comorbidades e que necessitam do exame mais completo para avaliação de 1º e 2º trimestre. “O ultrassom vem sendo disponibilizado desde a criação do Ambulatório”, detalha.
Já a translucência nucal, explica, é indicada pelo médico, quando este avalia a necessidade e inclui o exame no pedido de ultrassonografia obstétrica.
O vereador reforça o artigo 196 da Constituição Federal de 1988. “Sendo a saúde um ‘direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação’, o ultrassom morfológico e o exame de ultrassonografia obstétrica fazem parte desse arcabouço de direitos e garantias individuais e coletivas, à luz do artigo 5º do mesmo diploma legal supracitado.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Casa Cairbar Schutel promove, no dia 25/10, uma campanha de arrecadação de lixo eletroeletrônico, das 8h às 13h, na Praça Pedro de Toledo.
Música autoral Até domingo (12), segue a programação da 4ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”, que celebra a música autoral. Estão previstos...
A rede pública de Araraquara participa da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre até o dia 31 de outubro, com o objetivo de atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de até 15 ano...
O Ambulatório de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Araraquara realiza, nos dias 14, 15 e 16 de outubro, das 7h às 16h30, o agendamento de exames de mamografia para mulheres com 40 anos ou mais....
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta o Santo André, nesta sexta-feira (10), às 19 horas, no Ginásio do Sesi. As araraquarenses estão na liderança da competição, com 7 vitóri...
Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre a perda gestacional, neonatal e infantil, e a Câmara promove, no Plenário, na segunda-feira (13), às 18 horas, a mesa-redonda “Perspectivas e Desafi...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.