Notícias



Unidades de saúde avaliaram mais de 12 mil pessoas com diabetes entre 2025 e 2026

Os números são da Secretaria da Saúde em resposta a Requerimento feito por grupo de vereadores; documento ainda detalha critérios para realização de exames de glicemia, protocolos adotados e compra de insumos pelo Município

Publicado por: Imagem: Freepik

728


As unidades de saúde de Araraquara avaliaram mais de 12 mil pacientes com diabetes no período de pouco mais de um ano, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde em resposta aos questionamentos feitos pelas vereadoras Maria Paula e Fabi Virgílio (PT) e pelos vereadores Alcindo Sabino (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB).

No documento enviado à Prefeitura no início de março, os parlamentares pediram dados sobre a quantidade de testes de glicemia capilar – exame rápido que mede a concentração de açúcar no sangue – feitos na rede municipal de saúde entre os anos de 2025 e 2026. Entre os detalhes solicitados, estão as unidades onde os testes foram realizados, público-alvo, protocolos, fornecimento de insumos, campanhas existentes voltadas a esse público, entre outros.

De acordo com os dados disponíveis no sistema e-SUS APS PEC, a Prefeitura informa que os locais com maiores quantidades de casos registrados são a Unidade de Saúde da Família (USF) Vale do Sol “Dr. Euclides Crocce”, com 759 ocorrências, seguida pelo Centro Municipal de Saúde (CMS) Vila Melhado “Dr. Giuseppe Auphiero Sobrinho”, com 639 pessoas nessas condições. Por outro lado, a USF Bueno de Andrada “Dr. Nilo Rodrigues da Silva” alcançou o menor número, com 51 pacientes.

Quanto aos números dos exames de glicemia capilar, a rede municipal realizou 6.614 procedimentos entre 2025 e o início de 2026, sendo que o maior volume de testes ocorreu no mês de outubro, com 654 registros. A secretaria explica que o serviço é ofertado em todas as unidades da rede municipal de saúde e “é realizado conforme critérios técnicos e avaliação clínica do profissional de saúde, não sendo adotado como exame de rastreamento indiscriminado”.

 

Protocolos adotados

A pasta informa que o monitoramento capilar de glicose é usado em situações que exigem avaliação imediata, principalmente quando uma pessoa apresenta sintomas e sinais sugestivos de alterações nos níveis de glicemia, como aumento na diurese (produção e eliminação de urina pelos rins), sede e suor excessivos, perda de peso sem explicações, fadiga, tontura, entre outros.

Além disso, o teste também é indicado e tem como público-alvo pacientes que já tenham a confirmação do diabetes mellitus, indivíduos com fatores de risco, gestantes com indicação de acompanhamento e em casos de urgência ou emergência.

Para o diagnóstico definitivo e seguimento de longo prazo dos pacientes diabéticos, a secretaria explica que o exame de dosagem de hemoglobina glicada (HbA1c) é o mais indicado nessas situações. Em casos de alterações nos parâmetros laboratoriais, há o encaminhamento para avaliações complementares e acompanhamento contínuo, caso seja necessário.

Em relação à assistência prestada pela rede municipal a esses pacientes, a Prefeitura destaca que os usuários do sistema público participam das atividades desenvolvidas pelo Programa Hiperdia, voltado à população que convive com doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes. A iniciativa tem por objetivo promover a educação em saúde e fornecer orientações sobre alimentação e atividades físicas, integrando o controle da glicemia à rotina das unidades básicas de saúde, sem a necessidade de realizar campanhas específicas.

Na sequência, a pasta responsável ressalta no documento que “não houve ampliação, redução ou alteração na oferta do teste de glicemia capilar na rede municipal, mantendo-se a regularidade do serviço conforme os parâmetros técnicos e assistenciais adotados.”

 

Abastecimento de insumos

Sobre possíveis problemas no abastecimento de insumos necessários para a realização dos testes, a secretaria aponta que, apesar de alguns registros de faltas pontuais em períodos específicos no ano passado, nos três primeiros meses de 2026 não houve nenhuma ocorrência de desabastecimento na rede municipal de saúde.

O Município também confirma que, durante todo o período de 2025 até meados de março deste ano, adquiriu 3,5 mil aparelhos digitais para monitoramento de glicemia, mais de dois milhões de unidades de tiras reagentes e, aproximadamente, 620 mil lancetas para uso nas unidades.


Publicado em: 12 de maio de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!