1746
Em janeiro, durante visita de fiscalização à Unidade de Saúde da Família (USF) “Eroni Ávila de Souza”, no Jardim Brasil, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) ouviu de funcionários diversas demandas do local.
No momento, a unidade está operando com apenas um consultório de dentista devido à desativação do outro por falta de manutenção. Para otimização de recursos, os equipamentos funcionais foram concentrados em uma sala, deixando outra inoperante. “Além disso, a carência de auxiliares de dentista na unidade tem prejudicado a eficiência do atendimento odontológico à população”, afirma o parlamentar, que encaminhou à Prefeitura um requerimento, pedindo informações sobre a USF.
Angeli pergunta, no documento, quais medidas imediatas estão sendo tomadas para resolver a desativação do consultório de dentista por falta de manutenção, se existe um cronograma para a reposição de equipamentos essenciais, como a bomba e o compressor, e se há planos para a realização de concursos públicos visando à contratação de auxiliares de dentista e demais profissionais necessários para a adequada operação da unidade.
“A unidade conta com duas salas de dentista. Uma das salas teve problemas com a bomba, enquanto a outra teve dificuldades com o compressor. Para manter pelo menos uma sala em funcionamento, um dos equipamentos foi transferido para a outra sala, resultando em uma sala sem uso e sem manutenção. A sala do dentista que está desativada já teve a manutenção solicitada, mas, até o momento, não houve resposta”, reforça o vereador.
Mais demandas
Durante a visita, o parlamentar se deparou ainda com um sistema de ventilação precário na unidade, visto que ela possui apenas dois aparelhos de ar condicionado, localizados na sala de vacina e na sala de dentista, estando o primeiro com defeito.
Angeli viu ainda que as duas salas de reunião da unidade não apresentam ventilação adequada; as cadeiras da recepção estão em más condições, algumas quebradas e rasgadas, representando riscos aos pacientes; a maca de curativo está em estado precário; o banheiro feminino da unidade superior apresenta cupins no batente e um armário volumoso enferrujado com pontas expostas, oferecendo riscos aos usuários; e há infiltração de água na sala de pós-consulta.
Por isso, o vereador também fez uma indicação ao Executivo, solicitando melhorias na USF. “Essas melhorias são essenciais para proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente, garantindo um atendimento de qualidade aos usuários da unidade”, entende.
“A unidade de saúde do Jardim Brasil recebe, diariamente, muitas pessoas, e nas atuais condições, não consegue atender adequadamente os usuários. Chegar a um posto de saúde e não poder sentar com segurança, ou deitar na maca com tranquilidade, devido às péssimas condições, é inaceitável. Os funcionários, ao utilizar o banheiro, precisam se espremer entre o armário e o vaso sanitário, tendo que tomar cuidado para não se cortar em um armário completamente enferrujado. Um ar condicionado pingando sobre a bancada das vacinas são situações que não deveriam ocorrer em um local destinado à saúde da população. Nosso requerimento e nossas indicações visam a proporcionar melhores condições para os funcionários e pacientes”, enfatiza Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos. A homenagem foi propo...
O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...
A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
No final de novembro, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre construção e manutenção de rampas de acessibilidade nas calçadas da...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.