3417
Na quinta-feira (20), o presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos), e demais vereadores se reuniram, no Plenário da Casa de Leis, com o secretário municipal da Saúde, Abelardo Ferrarezi de Andrade, para sanarem dúvidas sobre problemas na Unidade de Saúde da Família do Parque Residencial São Paulo “Gustavo de Moraes Jr” e outras demandas da pasta.
De acordo com os parlamentares, funcionários e usuários reclamam de estrutura precária na unidade e de falta de profissionais da saúde para atender o alto número de famílias que utilizam os serviços do local. O subsecretário de Atenção Básica, Vagner Aparecido Prates, também participou da reunião e informou que a USF não passa por reforma há pelo menos 15 anos, mas no momento a Prefeitura ainda não tem recursos para realizar a obra.
Os gestores afirmaram que tentarão financiamento pelo Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), um sistema informatizado do Ministério da Saúde, que permite cadastrar propostas, analisar projetos e acompanhar a execução de obras. Eles também apontaram que os recursos podem ser arrecadados por meio de emenda parlamentar.
Em relação à falta de funcionários, foi informado que realmente há a necessidade de criar mais uma equipe de profissionais da saúde completa para atender o grande número de usuários da região. Porém, no momento, não há espaço físico para a atuação desses novos funcionários. Assim, tais contratações só serão viáveis após a reforma.
Os parlamentares aproveitaram a reunião para solicitar mais informações sobre exames, cirurgias, contratos com a saúde e outras demandas da área.
Na avaliação de Angeli, “a situação da USF do Parque São Paulo é preocupante. Não podemos aceitar que uma unidade tão essencial para a comunidade permaneça sem reforma por tantos anos e com equipe insuficiente para atender a demanda. A saúde precisa ser prioridade, e seguiremos cobrando soluções concretas para garantir um atendimento digno à população. Se falta recurso, é necessário buscar alternativas viáveis, como financiamento federal e emendas parlamentares, para que essa reforma saia do papel o quanto antes”.
Participaram da agenda os vereadores: Alcindo Sabino (PT), Aluísio Boi (MDB), Balda (Novo), Cristiano Silva (PL), Dr. Lelo (Republicanos), Enfermeiro Delmiran (PL), Fabi Virgílio (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT), Marcão da Saúde (MDB), Marcelinho (Progressistas) e Paulo Landim (PT).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...
Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...
A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...
Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...
Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.