Notícias



USF Santa Lúcia I funciona em casa alugada há 9 anos e apresenta problemas estruturais

Presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), verificou situação precária do imóvel e cobrou informações via requerimento

632


Atendendo cerca de 5 mil cidadãos, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Santa Lúcia I “Aldo Cariani” funciona há 9 anos em um imóvel alugado. Como a unidade não comporta adequadamente a demanda atual, a pedido de servidores, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) esteve no local para fiscalizar a situação.

 

Durante a visita, o parlamentar verificou diversas paredes com infiltrações, umidade e rachaduras, problemas elétricos, cômodos pequenos demais para o atendimento da população e trabalho dos funcionários, além do aparelho de ar-condicionado da sala de vacina que não funcionava. “A sala de vacina precisa ficar a 17 graus para que as doses sejam manipuladas adequadamente e não percam eficácia, além disso, essa temperatura ajuda a manter a câmara fria de 2 a 8 graus, conforme necessário para o armazenamento das vacinas”, frisou a técnica de enfermagem Bianca Gouvea durante a visita.

 

Como o imóvel é uma casa adaptada com divisórias de PVC, o ambiente fica ainda mais quente e o aparelho de ar-condicionado se torna mais indispensável. O local também precisa de mais cadeiras e computadores, porém não há espaço para acomodá-los. Os agentes comunitários de saúde dividem os computadores para realizar os cadastros e atualizações.

 

A enfermeira responsável pela USF, Fabiana Correa, indicou ainda que a dentista da unidade e a farmácia ficam a 8 quilômetros da unidade, na Avenida dos Libaneses, já que a casa não tem espaço suficiente. “Assim, os usuários precisam vir até a unidade e depois se deslocar por um longo caminho para adquirir os medicamentos. Essa situação abate os idosos, pois muitos deles moram perto da Washington Luís e já percorrem outros 8 quilômetros para vir até aqui”, destacou Fabiana.

 

A agente comunitária de saúde Thaís Serrano mostrou ao vereador o mapa com os locais de atendimentos e foi possível verificar a distância em que alguns pacientes residem em relação à unidade. “Para amenizar o problema, uma vez por mês, realizamos o atendimento na Praça da Gruta, localizada na região do Sesc, onde residem boa parte dos pacientes hipertensos e diabéticos”, explicou a servidora.

 

Vale destacar que a USF conta uma médica, uma residente, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.

 

Nova unidade

Angeli também identificou que há verba de mais de R$ 1 milhão disponível, mas paralisada, para a reforma e adequação de uma nova unidade e que há um imóvel cedido para o município, localizado na Rua Castro Alves, vizinho ao Sesc, que poderia ser utilizado para essa finalidade, porém a situação jurídica precisa ser esclarecida.

 

Por isso, o vereador enviou o Requerimento nº 917/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre o valor exato e o status atual da verba destinada para reforma e adequação da nova unidade de saúde do bairro Santa Lúcia e se existe alguma previsão para sua utilização.

 

O parlamentar questionou também qual a situação do imóvel “cedido” na Rua Castro Alves, se ele pertence ao município e se existe algum impedimento jurídico ou técnico para que seja utilizado na reforma e adequação definitiva da USF Santa Lúcia I.

 

Além disso, Angeli perguntou se houve reajuste no valor do aluguel do imóvel onde a unidade está operando atualmente, considerando que, em 2016 era R$ 1.700,00; em caso afirmativo, ele quer saber o valor pago no momento. Por fim, foi questionado se há possibilidade de realocar os serviços de odontologia e farmácia para um espaço mais próximo da unidade, garantindo maior acessibilidade aos pacientes.

 

“É inadmissível que uma unidade de saúde funcione há quase uma década em um espaço improvisado, com estrutura precária e a 8 quilômetros distante dos serviços essenciais, como farmácia e atendimento odontológico. A população do Santa Lúcia merece um atendimento digno, com profissionais valorizados e instalações adequadas. Já existe verba disponível e um imóvel com potencial para acolher essa nova unidade, mas o tempo está passando e quem sofre é o cidadão. Seguiremos fiscalizando e cobrando celeridade da Prefeitura para resolver essa situação”, ressalta o vereador.


Publicado em: 09 de junho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova Semana Preta Gil, Teste do Pezinho ampliado e proibição de nomear condenados por crimes ambientais

22 de julho de 2025

  Oito projetos foram aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal. O Plenário aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorreta...



Audiência Pública sobre Plano Plurianual acontece nesta sexta-feira (25)

22 de julho de 2025

O Plenário da Câmara recebe, nesta sexta-feira (25), às 17 horas, uma Audiência Pública da Prefeitura sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara,...



USP 60+: vagas gratuitas

22 de julho de 2025

A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades culturais, esportivas e de ext...



Questionário Enade 2025

22 de julho de 2025

Está aberto o período para preenchimento do Questionário do Estudante do Enade 2025, etapa obrigatória que reúne dados socioeconômicos e informações sobre cursos e instituições. Disponível no Siste...



Ajustes no Programa de Feiras de Economia Criativa são propostos à Prefeitura

21 de julho de 2025

Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de autoria dos ver...



Sessão desta terça-feira (22) vota Semana Preta Gil e Teste do Pezinho ampliado

21 de julho de 2025

Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!