314
Incitando a discussão a respeito da utilização do solo rural para fins urbanos no município, a audiência pública, realizada na quarta-feira (2), foi motivada pelo Projeto de Lei Complementar nº 13/2018, de autoria do Executivo, o qual dispõe sobre a implantação de condomínios de chácaras de recreio em Araraquara. Realizado no Plenário da Câmara Municipal, o evento foi solicitado pelo vereador Edio Lopes (PT).
“Esse é um projeto que muda o uso do solo e o zoneamento da cidade. Para que tenha legalidade, é necessário que haja uma ampla discussão aberta a toda a população, que terá a oportunidade de debater esse tema de tamanha importância”, destacou o parlamentar, responsável pela indicação do projeto de lei complementar.
A audiência tratou de cada item do projeto que prevê a criação de Zonas de Urbanização Especial (ZUES) – áreas fora do perímetro urbano, porém ainda próximas da cidade. “Precisamos sanar todas as dúvidas, pois será algo que implicará em grandes mudanças para o município”, destacou o diretor de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Helton Galvão.
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Manoel Poleto, também participou da discussão e salientou: “Estudaremos como construir um projeto que atenda essa demanda, mas que não impacte negativamente ou onere o município.”
De acordo com o projeto, caberá ao empreendedor arcar com os gastos de projetos urbanísticos e ambientais, incluindo a construção de vias de acesso até os lotes. Além disso, esses condomínios não poderão ser construídos em locais de preservação ecológica, riscos de desabamento, inundação ou sem condições sanitárias apropriadas.
Os vereadores Elias Chediek (MDB), Lucas Grecco (PSB) e Paulo Landim (PT) também participaram das discussões. Após a audiência pública e a realização das modificações apontadas durante a discussão, por implicar em mudança no Plano Diretor, o Projeto de Lei Complementar nº 13/2018 deverá passar por dois turnos de votações na Câmara Municipal de Araraquara.
Veja o vídeo: https://youtu.be/82Wbq7hgAmg.
Confira o texto atual do Projeto de Lei Complementar nº 13/2018: www.camara-arq.sp.gov.br/Siave/Documentos/Documento/200603.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Lançada há três anos em Araraquara, a campanha “Luto Contra as Violências” é o tema da Audiência Pública que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira (25), a partir das 18h30, co...
A Corrida de Santo Onofrezinho para crianças e jovens, de 4 a 17 anos, será realizada no dia 7 de dezembro (sábado), com largada a partir das 8h30, na Pista de Atletismo Armando Garlippe, no São Ge...
A Semana de Poesia José Roberto Telarolli contará com duas oficinas. A escritora Dani Raphael é a convidada da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart para ministrar as atividades gratuitas. Na s...
Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...
Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...
A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.