167
Reunido com autoridades municipais na Secretaria da Saúde de Araraquara, o vereador Roger Mendes (PP) articulou, na quarta-feira (15), caminhos para o diagnóstico e tratamento do autismo na rede básica de saúde, além da programação da Semana de Conscientização dos Autistas e seus espectros.
“O projeto de lei da Semana foi aprovado em 2012 e é importante que a semana aconteça para que a população tenha conhecimento da causa”, ressaltou o parlamentar.
O cronograma da Semana, que será no início de abril, prevê a iluminação de prédios públicos com luzes azuis - cor símbolo do autismo, uma caminhada de conscientização, palestras e distribuição de panfletos informativos.
“A cada 50 crianças, uma nasce com autismo. A demanda do município é enorme. Só na nossa associação, já são 60 diagnosticadas em um período de seis meses”, declarou Karina Maia, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), durante a conversa organizada por Mendes.
Pensando nessa demanda, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain; a assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura, Eliza Santos; a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Picoli Agatte; o coordenador de atenção especializada, Edson Filho; e o Gerente de Reabilitação, Luiz Armando Garlippe, discutiram a formação e as primeiras ações para a criação de um Centro de Referência do Autista.
“Essa reunião foi muito proveitosa, pois decidimos os primeiros passos rumo à criação do Centro de Referência e outras medidas que serão de extrema importância para a comunidade autista. Lembrando que o prefeito Edinho está colaborando com a referida causa”, finalizou Mendes.
Visita aos setores da Secretaria da Saúde
Aproveitando a agenda, Mendes visitou os diversos setores da Secretaria e conversou com alguns servidores, colocando seu mandato à disposição da área da Saúde.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A instituição do Programa Tarifa Zero para o transporte público coletivo em Araraquara será um dos assuntos debatidos e votados em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira (24),...
A fim de obter informações atualizadas sobre a aplicação da Lei Municipal nº 7.733/2012 – Instituto do Abandono de Araraquara, que permite à Prefeitura declarar a perda da propriedade de imóveis ab...
A Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Nilo Rodrigues da Silva”, localizada em Bueno de Andrada, promove na sexta-feira (25), às 8h30, uma palestra seguida de bate-papo sobre segurança no trabalh...
A quantidade de contratos ativos de professores da educação especial e a previsão de efetivação via concurso público motivaram o presidente da Câmara, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a...
A Sessão Ordinária desta terça-feira (22) teve início com uma proposta em pauta, o Projeto de Lei nº 106/2025, de iniciativa da Prefeitura, tratando de alterações na Lei 10.340/2021, que estabel...
O Programa Casa Paulista prevê a construção de 448 unidades habitacionais no Residencial Acapulco, sendo 201 apartamentos destinados a famílias com renda de até três salários mínimos a preços socia...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.