301
O vereador Zé Luiz - Zé Macaco (PPS) visitou na quinta-feira (9), as instalações do Centro Especializado em Reabilitação “Doutor Eduardo Lauand” de Araraquara. O parlamentar dialogou com servidores para conhecer melhor o trabalho realizado pela instituição e ofereceu seu apoio, principalmente para articular a obtenção de recursos junto ao Executivo.
A unidade possui três setores distintos: o Centro Integrado de Saúde Auditiva (Cisa), para pessoas com problemas auditivos; o Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce (Cedip), voltado para o cuidado de crianças de 0 a 3 anos que precisam de tratamento médico especial; e o Serviço de Atenção em Reabilitação de Araraquara (Sara), para aqueles com necessidade de atendimento fisioterapêutico ou terapêutico para reabilitação, geralmente motora.
“A estrutura e o serviço realizado no Centro demonstram como a saúde pública pode oferecer um atendimento de qualidade à população da nossa cidade”, destacou Zé Luiz.
A instituição atua nas áreas de próteses, órteses, cadeiras de rodas, dispensação de aparelhos auditivos, atendimento multiprofissional e conta com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e médicos especialistas em pediatria e neurologia.
“Também realizamos tratamentos domiciliares em pacientes com problemas de locomoção física”, afirmou Fransérgio da Silva, fisioterapeuta da unidade.
As demandas são encaminhadas, principalmente pela rede municipal. O Cisa é o único setor que, além de Araraquara, atende a 24 cidades da região, pois recebe recursos do Governo Federal.
“Precisamos incentivar e divulgar o serviço realizado nesse espaço. Esse centro desempenha um papel fundamental para o tratamento de pessoas em processo de reabilitação. Nós iremos apoiar a unidade durante essa gestão. A Saúde é uma das nossas prioridades”, finalizou Zé Luiz.
Idealizado por Luiz Armando Garlippe, servidor de carreira da Prefeitura e atual gerente da unidade, o Centro foi construído com recursos do Governo Federal e inaugurado em junho de 2016. Atualmente, três mil atendimentos são realizados mensalmente pela instituição.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oito projetos foram aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal. O Plenário aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorreta...
O Plenário da Câmara recebe, nesta sexta-feira (25), às 17 horas, uma Audiência Pública da Prefeitura sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara,...
A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades culturais, esportivas e de ext...
Está aberto o período para preenchimento do Questionário do Estudante do Enade 2025, etapa obrigatória que reúne dados socioeconômicos e informações sobre cursos e instituições. Disponível no Siste...
Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de autoria dos ver...
Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.