438
A terceira edição da Semana de Prevenção à Verminose de Araraquara foi iniciada na tarde de segunda-feira (25), no Centro de Educação Complementar (CEC) Fundecitrus, no Melhado, com palestra sobre o tema e com demonstrações aos alunos.
O evento é realizado pelo Laboratório de Parasitologia Básica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação. O vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), autor do projeto de lei que criou a semana, acompanhou junto com as crianças do CEC a apresentação da Farmacêntica Danila Blanco, que explicou o que são as verminoses e as medidas para prevenir a contaminação. Informou que com atitudes simples, como lavar bem as mãos antes das refeições, lavar as frutas, cozinhar bem os alimentos, beber água filtrada ou fervida e andar calçado, por exemplo, podem afastar os perigos. “Todo ano estamos fazendo essa palestra e a recepção é sempre muito boa, pois a resposta de conhecimento deles é importante. E como essas verminoses acometem mais crianças, tendo consciência dos riscos, elas conseguem se prevenir”, disse Danila. A palestra se aprofundou também em outros temas atuais que têm na informação um excelente remédio: Dengue, Chikungunya, Zika Virus e a gripe H1N1, doenças que preocupam estudiosos, governantes e a população em geral, em virtude de suas consequências, muitas vezes letais. Sem tirar os olhos do telão, as crianças não perderam uma palavra das explanações, mas queriam mesmo era ver de perto o material trazido pela palestrante e por Tiago Belintone, outro integrante da equipe. No microscópio viram bem de pertinho da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, e em vidros, uma tênia, popularmente conhecida como solitária; a lombriga; o caramujo e o verme do esquistossomo, entre outros. A professora coordenadora da unidade escolar, Rosângela Gonçalves, frisou que é muito importante esse tipo de iniciativa, pois “é informando que podemos fazer com que essas crianças e seus familiares façam sua parte para eliminar as doenças causadas por parasitas”.
Atuante na área de farmácia, o vereador Yashuda ressaltou que quanto mais conhecimentos as crianças tiverem, pode-se propagar ainda mais a prevenção. “Com a multiplicação de informações básicas de higiene todos saem ganhando, nós que propusemos o trabalho, o pessoal da educação, a Unesp, as crianças, seus familiares e a cidade de uma forma geral.”
A Secretaria Municipal da Educação tem participação efetiva no projeto, e sua gerente de educação integral, Ana Paula Rosa Vaccari, lembrou que “esse trabalho fortalece as ações realizadas pelas escolas municipais nesse momento extremamente complicado de proliferação de doenças”. Na oportunidade, o parlamentar agradeceu a secretária da Educação, Arary Ferreira, e o professor João Aristeu Rosa, responsável pelo Laboratório de Parasitologia da Unesp.
Semana de Prevenção à Verminose
O Projeto de Lei nº 244/13, de autoria do vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda, que institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose foi aprovado em 28 de janeiro de 2014 e passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara.
A Semana tem como objetivos promover a conscientização e orientar com regras básicas de cuidados de higiene domiciliar e pessoal como evitar a contaminação, através de profissionais qualificados; viabilizar aos acadêmicos de diversos cursos de graduação em nível superior a realizar trabalhos de campo junto à comunidade, em conjunto com os voluntários das instituições participantes; elaborar e distribuir cartilhas didáticas para ficar à disposição da comunidade em geral, apontando as causas, os sintomas, os meios de prevenção à verminoses e onde procurar tratamento.
O projeto prevê que incentivos junto às instituições públicas ou privadas cobrirão eventuais despesas decorrentes da lei.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A realização de sessões itinerantes, o uso de praças para colocação de mesas e cadeiras por estabelecimentos comerciais, política pública de apoio à população LGBTQIA+, instituição de datas comemor...
Em Indicação, a vereadora Fabi Virgílio (PT) sugere que a Prefeitura faça a adesão à cartilha “Convivendo com meu aluno diabético tipo 1”, elaborada pela mãe pâncreas (responsável pelo cuidado com...
O vice-presidente da Câmara, vereador Michel Kary (PL), apresentou duas Indicações à Prefeitura, solicitando providências para a melhoria da infraestrutura urbana e das condições ambientais em bair...
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraquara (160), Matão (160),...
O Espaço Kaparaó está com inscrições abertas para o curso gratuito de Costureiro de Máquina Reta e Overloque, com carga horária total de 160 horas, voltado à capacitação profissional na área de cos...
O Sesi-SP abriu o Edital de Chamamento Música 2026 para selecionar artistas e projetos musicais que irão compor a programação cultural gratuita da instituição ao longo do próximo ano em todo o Esta...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.