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Manter um telefone fixo tem sido cena cada vez mais incomum no Brasil nos últimos anos. Em novembro de 2015 foram registradas 43,83 milhões de linhas, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na prática, houve um encolhimento na base de usuários acima de um milhão de desligamentos somente no ano passado. Se o mundo avança no sentido de trocar o fixo pelo acesso móvel, os órgãos de atendimento ao consumidor parecem não ter acompanhado essa transformação com os telefones 0800, segundo o vereador Doutor Lapena (PP). “O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) de Araraquara possui um número de telefone de atendimento gratuito para o consumidor, o 0800-7701595, mas esse número não aceita ligações de aparelhos celulares. Fica complicado entender essa prática porque, nesses últimos anos, muitos munícipes deixaram de utilizar o aparelho fixo para utilizar apenas aparelhos celulares”, diz o parlamentar lembrando que os telefones públicos (orelhões) quase sempre estão danificados dificultando o contato com a autarquia. Casos assim são mais comuns do que se imagina. Moradora do Jardim Maria Luiza, Lázara Donizete, questionou a dificuldade de manter contato com o Daae, após ter uma conta suspensa. Ela trabalha o dia todo, não tem telefone fixo e, ao ligar do celular, percebeu que o número do 0800 não recebia esse tipo de chamada. Sem alternativa para conversar com a autarquia exigindo o ligamento, precisou ir até outro bairro. Lá, depois de caminhar bastante, encontrou um ‘orelhão’ ativo para avisar a autarquia que o débito estava quitado. No contrato de prestação de serviço do Daae consta que a autarquia deve “dispor de serviço de atendimento telefônico gratuito 24 horas, sete dias da semana, com fornecimento de número/código de protocolo de atendimento. ” Mas, ao discar de um telefone celular, ouve-se a mensagem que “o número está bloqueado para esse tipo de ligação”. Por isso, na opinião do Doutor Lapena, é preciso desbloquear o telefone de atendimento ao consumidor para se atualizar e agiliza o contato da população com a autarquia.
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