282
A presidente do Parlamento Jovem 2014, Beatriz Perez Volner, tem acompanhado o trabalho legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, convidada pelo vereador Roberval Fraiz (PMDB). Depois de participar do projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo, presidindo o Parlamento Jovem, a estudante tem também experimentado uma vivencia inédita: a de ser fiscalizadora. Na companhia do vereador, Beatriz visitou diversos pontos da cidade, verificando demandas, a pedido da população.
Entre as reclamações recebidas estão problemas com casas abandonadas, que causam transtornos a vizinhança, com invasão de usuários de drogas e a marginalização da região. Outro problema é com a infestação de árvores por cupins, que representa cerca de 70% das reivindicações do gabinete de Roberval e, em sua grande maioria, apresentam a necessidade de pedir ao Executivo a remoção total da árvore, com a promessa de sua substituição.
Os bairros visitados por Roberval e a vereadora mirim foram Vila Xavier, Centro, Parque das Laranjeiras, Santa Angelina e Cecap. Todas as demandas tiveram encaminhamentos ao Executivo, em sua maioria todos feitos com a participação de Beatriz, que aprendeu na prática a elaboração de indicações e requerimentos.
“Depois que conheci a Beatriz e vi o seu interesse em aprender mais sobre o trabalho parlamentar fiz questão de convidá-la para o estágio em seu período escolar. Ela é interessada e está entendendo a responsabilidade que é ser vereador. Tenho a certeza que nos ajudará a desmistificar a imagem do parlamentar diante a sociedade, porque ela está presenciando o nosso cotidiano, que não se resume apenas ao dia de sessão”, disse Fraiz. Para ele, “a Câmara Municipal está no caminho certo com o projeto do Parlamento Jovem, através da Escola do Legislativo. Esses jovens serão, sem dúvida, adultos mais informados e conscientes sobre a importância da política na sociedade”.
De acordo com o parlamentar, o futuro político poderá ser construído de forma mais coerente e participativo. O que deverá vir da sociedade que está sendo desenhada pelos jovens da atualidade. “Estou muito feliz pela oportunidade de participar do Parlamento Jovem e de acompanhar de perto o trabalho do vereador, especialmente junto do Roberval. A minha família já notou diferença em mim. Estou mais crítica e entendendo que nós, cidadãos comuns, temos a responsabilidade de contribuir para o trabalho na política da nossa sociedade, como, por exemplo, o dos Vereadores”, ressaltou Beatriz. Segundo ela, “todos os adolescentes e jovens deveriam passar por experiência igual. Isso, sem dúvida, fará diferença em nossas escolhas”.
Demandas
Na quinta feira (8), oito casos de árvores com cupins foram constatados por Roberval e Beatriz. Nos quatro casos de casas abandonadas, seus proprietários serão notificados, através da Lei Instituto do Abandono, sancionada em 2014.
Além das demandas, os vereadores fiscalizaram serviços realizados pelo município. O que deixou Beatriz empolgada, de acordo com ela, “foi legal ver que alguns dos pedidos encaminhados por Roberval, com a minha participação, foram atendidos pela Prefeitura. Estou satisfeita e agradeço ao vereador por isso”. A estudante, também está acompanhando o trabalho burocrático de gabinete com a assessoria do parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Três indicações protocoladas pelo vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pedem o atendimento de demandas para as duas unidades que integram a Rede de Atenção Psicossocial em Araraquara: o Centro de Aten...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anuncia, nesta quarta-feira (20), a disponibilidade de 27 vagas de emprego em diferentes áreas, com destaque para ajudante na fabricação de...
Os recursos hídricos de Araraquara são tema de Requerimento apresentado pela vereadora Fabi Virgílio (PT). No texto, direcionado à Prefeitura, a parlamentar questiona se existe documentação atualiz...
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o processo licitatório de aquisição e distribuição de cestas básicas em Araraquara. No document...
Sete meses é o tempo médio estimado para a tramitação completa dos processos de regularização de edificações, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. A informação foi obtida a par...
Em Requerimento enviado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a vereadora Maria Paula (PT) pede esclarecimentos sobre a população em situação de rua no município. “Con...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.