Notícias



Vereadora debate condição de vida das mulheres de Araraquara

Gabriela Palombo, líder da bancada do PT, participou de seminário promovido pela Unesp

718


A vereadora Gabriela Palombo (PT) participou na manhã de terça-feira (11) do seminário “A condição e a qualidade de vida da mulher em Araraquara”, realizado na Unesp. Gabriela, que é presidente da Frente Parlamentar de Mulheres da Câmara, representou o Poder Legislativo no evento.

 

Gabriela apresentou “O Perfil da Mulher Araraquarense”, pesquisa realizada pela Câmara Municipal em 2012, que mostra estatisticamente questões relacionadas à violência, saúde, mercado de trabalho, renda e consumo, e lazer das mulheres araraquarenses.

 

De acordo com ela, “a pesquisa é muito importante porque evidencia os principais desafios que o poder público de Araraquara deve enfrentar para melhorar a qualidade de vida das mulheres na cidade”.

 

Educação

A parlamentar chamou a atenção para a baixa escolarização das mulheres na cidade, 25% têm apenas o ensino fundamental em detrimento a 6% que concluíram o ensino superior.

 

Para Gabriela, a baixa escolaridade se reflete diretamente no tipo de ocupação dessas mulheres no mercado de trabalho, pois dos 40% das que afirmaram trabalhar fora, a grande maioria está empregada como doméstica ou atividade semelhante que implica em condições precárias e baixa remuneração.

 

A vereadora frisou ainda o alto desconhecimento dos órgãos de defesa e proteção às mulheres vítimas de violência na cidade. “51% das entrevistadas nunca ouviu falar de nenhum desses serviços e entre as que já ouviram, a maioria absoluta cita apenas a Delegacia da Mulher”, relatou.

 

Proteção

O Centro de Referência das Mulheres é conhecido apenas por 5% das mulheres e a Defensoria Pública sequer foi citada. Ainda sobre os serviços públicos voltados à proteção das mulheres, Gabriela ressaltou que “as mulheres afirmam que, entre as que usaram algum tipo de serviço da rede de atendimento, a maioria não aprova pela falta de confiança ou ineficiência do órgão”.

 

Na opinião da presidente da Frente Parlamentar, “essa é uma triste realidade, pois reflete que a rede de atendimento às mulheres em Araraquara é ineficiente e distante do cotidiano das mulheres, sobretudo das que mais precisam”.

 

Gabriela alertou ainda para duas situações que considera desafios importantes a serem superados pelo público. No que se refere à saúde, das 70% de mulheres que afirmam usar o SUS, 35% não realizam nenhum exame preventivo como Papanicolau ou Mamografia. E no que se refere à participação, apenas 17% das mulheres afirmaram participar de algum espaço de decisão política, sendo o Orçamento Participativo o principal mecanismo de participação apontado.

 

Participaram do evento os professores doutores da Unesp Rafael Alves Orsi e José Reis dos Santos Filho; Geani Trevisolli, representando o Centro de Referência da Mulher; Regina Chediek, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Diretos da Mulher; Meirilene de Castro, Delegada de Defesa da Mulher de Araraquara; e, Tatiana Machado da Silva, do movimento pela humanização do parto de Araraquara.

 

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site www.camara.arq.sp.gov.br/ImageBank/FCKEditor/file/Diversos/PaulistaJunior2012.pdf.


Publicado em: 13 de março de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!