152
A vereadora Edna Martins (PV) se reuniu na tarde de segunda-feira (28) com o Professor Doutor do Instituto de Química da Unesp, Elson Longo, diretor do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDFM), um dos centros de excelência financiados pela Fapesp com foco na pesquisa e desenvolvimento de materiais funcionais nanoestruturados e que também visa estimular a geração de novas empresas de base tecnológica.
A parlamentar, que vem atuando para a criação de um parque tecnológico em Araraquara, obteve informações sobre a possibilidade de implantação de uma fábrica de chip no município, depois de ter lido entrevista concedida à revista Pesquisa Fapesp pelo cientista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Carlos Paz Araújo, na qual ele fala sobre a mais nova geração de chips feitos com base em memórias ferroelétricas, cuja linha de pesquisa é também desenvolvida pelo centro de pesquisa dirigido pelo professor Longo no IQ/Unesp de Araraquara.
Na entrevista, Araújo afirma que não é possível o Brasil não ter indústria de semicondutores, principalmente pelo tamanho da economia. “O chip é o petróleo da eletrônica. O mundo é dividido em países que têm independência do chip e os que não têm”, afirma.
Longo explicou a Edna que a tecnologia da memória ferroelétrica desenvolvida por Araújo já substituiu os chips magnéticos no Japão e na China. Essa tecnologia foi licenciada pela Panasonic, no Japão, onde é utilizada em cartões de metrô, trens e nas carteiras de habilitação. A memória ferroelétrica tem diversas aplicações, podendo ser utilizada também, por exemplo, como componente da fabricação de carros e em supermercados. “Nos supermercados, a utilização da memória ferroelétrica no lugar de código de barras permitirá um controle integrado dos produtos. Informações como data de validade do produto, nome do fabricante, preço, estoque e quantidade comprada serão colocadas em dispositivo do tamanho de uma pontinha de alfinete. Não é apenas um código de barras, é uma memória inteligente”, explica Longo.
Esses cartões inteligentes também podem ser utilizados como bilhetes para o transporte público, telefonia celular, TV digital e movimentações bancárias.
Em 2008, se cogitou a possibilidade de construção de uma fábrica para produção de semicondutores ferroelétricos (chips) em São Carlos, que teria participação ativa no desenvolvimento de novas memórias ferroelétricas e de novos materiais do grupo de pesquisa de Araraquara dirigido pelos professores Elson Longo e José Arana Varela, atual diretor presidente da Fapesp. Naquela época, as negociações não avançaram e a empresa Symetrix, dirigida por Araújo, decidiu instalar sua fábrica na China. “Foi uma pena, pois, além da fábrica em si, estima-se que outras 300 a 400 novas empresas da cadeia produtiva seriam instaladas na região”, disse Longo.
Após a entrevista de oito páginas na edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp, o tema da instalação de uma fábrica de chip no Brasil voltou à tona e a competência instalada em pesquisa em ferroeletricidade pelo grupo do IQ/Unesp torna Araraquara uma candidata a receber uma fábrica para a produção de chips.
Depois do encontro com o professor Elson Longo, no IQ/Unesp, a parlamentar vai agendar uma reunião entre o pesquisador e o prefeito Marcelo Barbieri, que já foi informado por Edna sobre o assunto e demonstrou grande interesse em conhecer mais sobre as possibilidades de trazer uma fábrica de chip para Araraquara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara realizou, na tarde desta sexta-feira (27), uma Sessão Extraordinária para a apreciação de três projetos referentes a créditos para a cidade, todos em caráter de...
Oficina Desde pequenos desenhos até as iniciais do seu nome, você pode expressar sua criatividade através da criação de um penduricalho têxtil utilizando tecidos e pontos de bordado! Este é o mome...
Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...
Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...
O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...
No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.