Notícias



Vereadora e secretário de Esportes conhecem haras com objetivo de ampliar vagas de equoterapia



514


Portadores de necessidades especiais têm conseguido melhoras através da equoterapia, em Araraquara. Pensando na ampliação das vagas de atendimentos, a vereadora Juliana Damus (PP), acompanhada do secretário de Esportes, Everson Miguel Inforsato (Dicão), conheceu o projeto, na última semana, da empresária Cinara Aparecida Bonani, que possui um haras (4L) e também desenvolve tratamentos feitos com cavalos de forma voluntária.

 

“É muito bonito o trabalho que a Cinara desenvolve. Conversando com ela, percebi que cuida das crianças com muito carinho e com resultados, e tem possibilidade de ajudar mais pessoas. Por isso, convidei o secretário de Esportes para conhecer pessoalmente e estudar a possibilidade de uma parceria com a Prefeitura para ampliar os atendimentos de equoterapia. Sabemos que tem muita procura”, afirmou a vereadora.

 

Segundo Dicão, “faremos um levantamento das vagas e vamos pensar na possibilidade de ampliar os atendimentos. Os resultados dessa terapia são muito positivos; bonitos de ver”, disse. “Fico contente em ver os olhos dessas crianças brilharem quando estão em cima do cavalo, e mais, ver os pais satisfeitos em acompanhar a evolução dos seus filhos”.

 

Evolução no tratamento

Sandra Costa Camargo, avó de Gustavo Martinho Leonel Alves Ferreira, o Gustavinho, 8 anos, relatou a evolução do neto. De acordo com ela, Gustavinho, que há três anos frequenta a terapia com cavalos, teve uma melhora significativa em sua condição motora. Vitória Lamante, de 4 anos, também apresenta melhoras após um ano de tratamento. Segundo o pai, Rodrigo Lamante, a sua filha, que entre os problemas de saúde tem uma leve microcefalia, apresenta melhoras, especialmente na parte neuropsicomotora.

 

Atualmente, o Haras 4L possui 20 cavalos, sendo que cinco deles são exclusivos para o tratamento de equoterapia. Segundo Cinara, o espaço conta com uma fisioterapeuta e uma estrutura favorável para o tratamento com cavalos em larga escala.

 

“O trabalho voluntário que hoje desenvolvemos no haras é feito com muito carinho. Comecei porque me sensibilizei com a situação física e de saúde das crianças, bem como as condições financeiras dos pais. Porém, preciso de apoio para dar continuidade a essa causa”, finalizou a empresária.

 

Centro de Equoterapia

O Centro de Equoterapia, localizado no Pinheirinho, trabalha com o método terapêutico com cavalos há 18 anos e atende mais de 20 pessoas portadoras de necessidades especiais. No início deste ano, a vereadora Juliana Damus esteve no local, acompanhada do prefeito Edinho Silva e do secretário de Esportes, para saber das demandas.

 

A vereadora gostou do trabalho desenvolvido, bem como a estrutura oferecida aos pacientes. “É um espaço bem estruturado que também deve ser ampliado; somando a um outro local, que pode ser o haras que conhecemos, poderá suprir uma demanda que está parada por falta de investimento”, finalizou Juliana.

 

Assessoria de gabinete da vereadora Juliana Damus (PP)


Publicado em: 06 de abril de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Na retomada dos trabalhos, Câmara discute sessões itinerantes e uso de praças por estabelecimentos

19 de janeiro de 2026

A realização de sessões itinerantes, o uso de praças para colocação de mesas e cadeiras por estabelecimentos comerciais, política pública de apoio à população LGBTQIA+, instituição de datas comemor...



Indicação sugere cartilha sobre diabetes tipo 1 a servidores municipais da Educação

19 de janeiro de 2026

Em Indicação, a vereadora Fabi Virgílio (PT) sugere que a Prefeitura faça a adesão à cartilha “Convivendo com meu aluno diabético tipo 1”, elaborada pela mãe pâncreas (responsável pelo cuidado com...



Documentos pedem obras de recapeamento e limpeza de córrego em Araraquara

19 de janeiro de 2026

O vice-presidente da Câmara, vereador Michel Kary (PL), apresentou duas Indicações à Prefeitura, solicitando providências para a melhoria da infraestrutura urbana e das condições ambientais em bair...



IFSP – Sisu 2026 (de 19 a 23/01)

19 de janeiro de 2026

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraquara (160), Matão (160),...



Curso gratuito (até 19/01)

19 de janeiro de 2026

O Espaço Kaparaó está com inscrições abertas para o curso gratuito de Costureiro de Máquina Reta e Overloque, com carga horária total de 160 horas, voltado à capacitação profissional na área de cos...



Edital Sesi-SP (até 22/02)

19 de janeiro de 2026

O Sesi-SP abriu o Edital de Chamamento Música 2026 para selecionar artistas e projetos musicais que irão compor a programação cultural gratuita da instituição ao longo do próximo ano em todo o Esta...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!