216
Portadores de necessidades especiais têm conseguido melhoras através da equoterapia, em Araraquara. Pensando na ampliação das vagas de atendimentos, a vereadora Juliana Damus (PP), acompanhada do secretário de Esportes, Everson Miguel Inforsato (Dicão), conheceu o projeto, na última semana, da empresária Cinara Aparecida Bonani, que possui um haras (4L) e também desenvolve tratamentos feitos com cavalos de forma voluntária.
“É muito bonito o trabalho que a Cinara desenvolve. Conversando com ela, percebi que cuida das crianças com muito carinho e com resultados, e tem possibilidade de ajudar mais pessoas. Por isso, convidei o secretário de Esportes para conhecer pessoalmente e estudar a possibilidade de uma parceria com a Prefeitura para ampliar os atendimentos de equoterapia. Sabemos que tem muita procura”, afirmou a vereadora.
Segundo Dicão, “faremos um levantamento das vagas e vamos pensar na possibilidade de ampliar os atendimentos. Os resultados dessa terapia são muito positivos; bonitos de ver”, disse. “Fico contente em ver os olhos dessas crianças brilharem quando estão em cima do cavalo, e mais, ver os pais satisfeitos em acompanhar a evolução dos seus filhos”.
Evolução no tratamento
Sandra Costa Camargo, avó de Gustavo Martinho Leonel Alves Ferreira, o Gustavinho, 8 anos, relatou a evolução do neto. De acordo com ela, Gustavinho, que há três anos frequenta a terapia com cavalos, teve uma melhora significativa em sua condição motora. Vitória Lamante, de 4 anos, também apresenta melhoras após um ano de tratamento. Segundo o pai, Rodrigo Lamante, a sua filha, que entre os problemas de saúde tem uma leve microcefalia, apresenta melhoras, especialmente na parte neuropsicomotora.
Atualmente, o Haras 4L possui 20 cavalos, sendo que cinco deles são exclusivos para o tratamento de equoterapia. Segundo Cinara, o espaço conta com uma fisioterapeuta e uma estrutura favorável para o tratamento com cavalos em larga escala.
“O trabalho voluntário que hoje desenvolvemos no haras é feito com muito carinho. Comecei porque me sensibilizei com a situação física e de saúde das crianças, bem como as condições financeiras dos pais. Porém, preciso de apoio para dar continuidade a essa causa”, finalizou a empresária.
Centro de Equoterapia
O Centro de Equoterapia, localizado no Pinheirinho, trabalha com o método terapêutico com cavalos há 18 anos e atende mais de 20 pessoas portadoras de necessidades especiais. No início deste ano, a vereadora Juliana Damus esteve no local, acompanhada do prefeito Edinho Silva e do secretário de Esportes, para saber das demandas.
A vereadora gostou do trabalho desenvolvido, bem como a estrutura oferecida aos pacientes. “É um espaço bem estruturado que também deve ser ampliado; somando a um outro local, que pode ser o haras que conhecemos, poderá suprir uma demanda que está parada por falta de investimento”, finalizou Juliana.
Assessoria de gabinete da vereadora Juliana Damus (PP)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A instituição do Programa Tarifa Zero para o transporte público coletivo em Araraquara será um dos assuntos debatidos e votados em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira (24),...
A fim de obter informações atualizadas sobre a aplicação da Lei Municipal nº 7.733/2012 – Instituto do Abandono de Araraquara, que permite à Prefeitura declarar a perda da propriedade de imóveis ab...
A Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Nilo Rodrigues da Silva”, localizada em Bueno de Andrada, promove na sexta-feira (25), às 8h30, uma palestra seguida de bate-papo sobre segurança no trabalh...
A quantidade de contratos ativos de professores da educação especial e a previsão de efetivação via concurso público motivaram o presidente da Câmara, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a...
A Sessão Ordinária desta terça-feira (22) teve início com uma proposta em pauta, o Projeto de Lei nº 106/2025, de iniciativa da Prefeitura, tratando de alterações na Lei 10.340/2021, que estabel...
O Programa Casa Paulista prevê a construção de 448 unidades habitacionais no Residencial Acapulco, sendo 201 apartamentos destinados a famílias com renda de até três salários mínimos a preços socia...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.