Notícias



Vereadora fala da importância da rede de atendimento à mulher em Araraquara



711


A vereadora Edna Martins (PV) falou na terça-feira (9), no Plenarinho da Câmara Municipal, aos agentes públicos que participaram do curso “Sensibilização em Questões de Gênero Feminino” sobre a importância da rede de proteção às mulheres e da implantação do Protocolo de Atendimento de Araraquara às Mulheres, Crianças, Adolescentes, Idosos e População LGBT Vítima de Violência. “A violência doméstica e familiar é um fenômeno social que exige múltiplas ações para o seu enfrentamento. Esse tipo de violência atinge as mulheres de maneira especial, sejam idosas, adolescentes ou crianças. As políticas públicas destinadas a prevenir e erradicar a violência e a promover a igualdade na perspectiva de gênero requerem mudanças sociais, não apenas no modo como as famílias trabalham e cuidam de si, mas também como as instituições se envolvem nesses processos”, disse Edna. O Protocolo de Atendimento começou a ser elaborado em 2011, quando Edna era presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “Agora, com um software específico estamos na fase de implantação de uma rede eletrônica para as vítimas de violência doméstica, integrando os diferentes órgãos/instituições das áreas policial, social, educacional, da justiça e da saúde. Com a realização deste curso, cerca de 200 profissionais estão capacitados para o atendimento e o acolhimento”, disse a vereadora. O sistema vai permitir o cadastramento de informações de acordo com a Ficha de Notificação/Investigação Individual do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Esta notificação será realizada em qualquer uma das unidades habilitadas no município de Araraquara, organizando um fluxo de atendimento desde a unidade de saúde até os serviços de referência hospitalar, os Centros de Referências, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e o plantão policial, com orientações sobre os procedimentos que os profissionais devem adotar e as informações importantes a serem repassadas às pessoas. “Com as parcerias construídas para a implementação do Protocolo de Atendimento nosso objetivo é dar um passo à frente em relação ao enfrentamento da violência doméstica”, afirmou Edna.

 

Onde procurar ajuda no município de Araraquara

Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres

Avenida Benito Barbieri, nº 1.215 – Jardim Eldorado – Fone: (16) 3334-2033 ou 99703-8629

 

Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Iara Bongiovani Saffioti”

Avenida Benito Barbieri, nº 1.215 – Jardim Eldorado – Fone (16) 3333-6582

 

Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência “Alaíde Aparecida Kuranaga”

Fone: (16) 3333-6582 ou 99762-0697

 

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Fone: (16) 3333-6582

 

Cedro Mulher (ONG)

Fone: (16) 99729-1927

 

Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Rua São Bento, nº 1.725 – Centro – Fone: (16) 3322-2300

 

Delegacia de Defesa da Mulher

Avenida Doutor Gastão Vidigal, nº 357 – Jardim Primavera – Fone (16) 3336-4458

 

Delegacia de Investigações Gerais (DIG) – Delegacia de Plantão

Rua 13 de Maio, nº 1.264 – Vila Xavier – Fone: (16) 3322-3500 ou 190

 

Disque Denúncia: 180 – ligação gratuita e você não precisa se identificar


Publicado em: 10 de dezembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!